Os 10 filmes de terror de maior bilheteria de todos os tempos!

Capa da Publicação

Os 10 filmes de terror de maior bilheteria de todos os tempos!

Por Evandro Lira

Na história do cinema, os filmes de terror percorreram um longo caminho até os dias de hoje. Cheios de altos e baixos, criando e recriando diversos novos sub-gêneros e causando verdadeiro impacto cultural, alguns deles acabaram se sobressaindo fazendo bonito nas bilheterias. Nesta lista, você confere os 10 longas de terror que mais arrecadaram durante sua exibição nos cinemas.

Imagem de capa do item

Invocação do Mal 2

Bilheteria: 320,392,818 milhões de dólares

Sequência deste que é considerado por muitos um dos melhores filmes de terror dos anos 2010, Invocação do Mal 2 traz novamente James Wan dirigindo Patrick Wilson e Vera Farmiga nos papéis dos investigadores de atividades paranormais, Ed e Lorraine Warren. O filme segue o casal enquanto viajam para a Grã-Bretanha para ajudar a família Hodgson, que suspeitam de um caso de poltergeist em sua casa.

Embora não tenha feito o mesmo sucesso nos Estados Unidos que o primeiro filme - fez cerca de 102 milhões de dólares no mercado interno -, o longa foi melhor internacionalmente - cerca 217 milhões -, ganhando no total 0,5% a mais que o anterior.

Imagem de capa do item

Um Lugar Silencioso

Bilheteria: 340,939,361 milhões de dólares

Dirigido por John Krasinski e estrelado por ele e Emily Blunt, este filme de terror pós-apocalíptico gira em torno de uma família que luta para sobreviver em um mundo onde criaturas extraterrestres matam ao ouvir qualquer mínimo som.

Lançado em abril de 2018, o filme que custou entre 17 e 21 milhões, faturou cerca de 188 milhões de dólares só nos Estados Unidos, enquanto no resto mundo fez 152 milhões.

Imagem de capa do item

Hannibal

Bilheteria: 351,692,268 milhões de dólares

Hannibal é dirigido pelo cineasta Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador) e funciona como uma espécie de continuação do premiado filme O Silêncio dos Inocentes, de 1991. Aqui Anthony Hopkins retorna no papel do icônico serial-killer e canibal Hannibal Lecter.

Com um orçamento de 80 milhões de dólares, o filme faturou US $ 58 milhões em seu fim de semana de estreia, sendo na época a maior abertura para um filme +18 de todos os tempos. No mercado doméstico, Hannibal fez 165 milhões, enquanto no internacional faturou 186 milhões.

Imagem de capa do item

A Freira

Bilheteria: 365,550,119 milhões de dólares

Lançado em 2018, esse terror sobrenatural da franquia Invocação do Mal traz Demián Bichir, Taissa Farmiga e Jonas Bloquet precisando lidar com a presença da Freira Demôniaca, uma encarnação de Valak de Invocação do Mal 2.

Com um modesto orçamento de 22 milhões de dólares, o longa faturou 117 milhões nos Estados Unidos e Canadá, enquanto nos outros territórios conquistou 248 milhões, correspondendo a 67,9% da arrecadação total do filme.

Imagem de capa do item

Sinais

Bilheteria: 408,247,917 milhões de dólares

Não conseguindo repetir o mesmo feito comercial de O Sexto Sentido - filme que você encontrará mais tarde na lista - M. Night Shyamalan ainda sim fez bons números com Sinais, lançado em 2002. Sua história se concentra em um ex- padre episcopal interpretado por Mel Gibson, que descobre uma série de símbolos nos campos de milho da sua fazenda. Gradativamente, o homem descobre que o fenômeno é resultado de extraterrestres.

Sinais arrecadou cerca de 227 milhões no mercado interno e fez 180 milhões internacionalmente.

Imagem de capa do item

O Exorcista

Bilheteria: 441,306,145 milhões de dólares

O Exorcista é aquele filme que mesmo quem nunca viu compreende a grandiosidade. A produção estreou em 1973, com baixa expectativa por parte da Warner, que acabou ficando muito surpresa quando viu o filme se tornar uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos - se ajustado pela inflação, O Exorcista faturou cerca de 1,8 bilhão de dólares.

Nos Estados Unidos e Canadá, o filme fez 232 milhões de dólares, enquanto fora faturou 208 milhões. A trama segue a história da possessão demoníaca de uma menina de 12 anos e a tentativa de sua mãe de trazê-la de volta através de um exorcismo conduzido por dois padres.

Imagem de capa do item

It: Capítulo 2

Bilheteria: 452,458,107 milhões de dólares

A segunda e última parte da história do Clube dos Perdedores chegou ao cinema há pouco tempo e fez bonito nas bilheterias, ainda que não tenha alcançado a mesma marca que seu antecessor.

Até agora, o filme arrecadou 210 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá, e 241 milhões em outros territórios, com uma despesa de 79 milhões de dólares.

Imagem de capa do item

Tubarão

Bilheteria: 471,203,004 milhões de dólares

O gigantesco tubarão branco de Steven Spielberg é considerado a estrela do primeiro blockbuster da história, e não à toa. Um filme que gastou cerca de 8 milhões de dólares - bastante para a época - e arrecadou 260 milhões apenas nos Estados Unidos viria a marcar para sempre a história da sétima da arte, não só se consagrando como a maior bilheteria da época e até hoje uma das mais impressionantes da história, como também deixando diversas gerações horrorizadas com a possibilidade de entrar no mar e se deparar com o monstro do filme.

Imagem de capa do item

O Sexto Sentido

Bilheteria: $672,806,292 milhões de dólares

O filme que estabeleceu M. Night Shyamalan em Hollywood, O Sexto Sentido, foi lançado em 1999 e contou a história de Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto capaz de ver e falar com os mortos, e Malcolm Crowe (Bruce Willis), psicólogo infantil que tenta ajudá-lo.

O longa de terror foi o segundo filme de maior bilheteria daquele ano, ficando atrás apenas de Star Wars: A Ameaça Fantasma, faturando cerca de 293 milhões de dólares nos EUA e 379 milhões em outros mercados. Por dezoito anos, o filme permaneceu no topo das bilheterias do filme de terror, até que foi superado por...

Imagem de capa do item

It: A Coisa

Bilheteria: 700,449,318 milhões de dólares

Baseado na obra-prima de Stephen King, It: A Coisa levou parte do romance do escritor às telonas pela primeira vez - foi lançada uma minissérie de TV na década de 90 - e se tornou um dos maiores sucessos do cinema. Com um custo de aproximadamente 35 milhões de dólares, o longa que apresentou o macabro palhaço Pennywise para grande parte do público arrecadou 327,5 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá, e 372,9 milhões em outros países.