Os 10 filmes de super-heróis mais controversos de todos os tempos!

Capa da Publicação

Os 10 filmes de super-heróis mais controversos de todos os tempos!

Por Gus Fiaux

O mundo dos super-heróis é muito mais cheio de camadas do que nós pensamos. Se, de um lado, temos filmes extremamente adorados, também temos outras adaptações que são massacradas, seja pelos fãs ou pelos críticos. Contudo, há uma área cinza no meio, onde residem os filmes que geram polêmicas por parte do público, seja por sua popularidade ou por temas e tramas abordados.

São filmes que dividem os fãs até hoje e geram centenas de comentários de debates nos mais diversos portais da internet todos os dias. Longas tão polêmicos que temos a certeza que, quando um deles é mencionado, alguém sairá xingando alguém, por qualquer motivo que seja. E como nós adoramos uma boa polêmica, resolvemos reuni-los aqui. Confiram os 10 filmes de super-heróis mais controversos de todos os tempos!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

Talvez ainda seja cedo demais para medir a repercussão desse filme no mundo todo, mas com base apenas no que temos visto até agora, não dá pra negar: Liga da Justiça já está tomando as rédeas como o filme mais controverso e polêmico do ano. Toda sua jornada começa nos bastidores, com a saída de Zack Snyder e a entrada de Joss Whedon. As regravações preocuparam os fãs, assim como o bigode de Henry Cavill, e após o seu lançamento, a recepção não podia ser mais mista.

Há quem adore Liga da Justiça - como este que vos fala - e há quem o odeie. Se, para alguns, o tom otimista e divertido veio para salvar o Universo Estendido da DC Comics, outros acreditam que o filme perdeu personalidade e identidade própria, para se tornar um reles blockbuster de super-herói.

Imagem de capa do item

Vingadores: Era de Ultron

Lançado em 2012, Os Vingadores é um filme aclamado, tanto pelos críticos quanto pelos fãs, graças à reunião de diversas franquias e a solidificação dos planos do Universo Cinematográfico da Marvel. Com o porte que teve, era óbvio que o filme ganharia uma continuação e ela veio na forma do polêmico Vingadores: Era de Ultron de 2015.

Com a direção de Joss Whedon, o filme sofreu um pouco na mão dos executivos, com o cineasta sendo obrigado a retirar diversos de seus planos originais do roteiro. Apesar de não ser uma catástrofe, o filme enfrentou diversas críticas com relação aos seus problemas e atraiu olhares negativos, principalmente pela retratação da Viúva Negra, pela origem da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio, e, é claro, pelo seu vilão central, o robô assassino Ultron.

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Christopher Nolan é um dos maiores cineastas da atualidade e somos extremamente gratos à sua contribuição para o "gênero" dos super-heróis, graças à trilogia do Cavaleiro das Trevas. Nela, Nolan mergulhou com o Batman em um universo muito mais realista e apresentou a versão definitiva do Coringa nos cinemas. Seus dois primeiros filmes são amados pelo público e pela crítica...

E então surgiu Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Por mais que o filme seja bom e elogiado pela crítica, sua popularidade entre os fãs é inconstante. Muitos dizem que ele destruiu a mitologia da trilogia, e que a trama acabou descaracterizando diversos personagens das HQs, como o Robin, Bane e até mesmo o próprio Batman. Ainda assim, muitos o veem como um encerramento digno para a franquia e uma obra cinematográfica ótima, apesar de seus evidentes defeitos.

Imagem de capa do item

O Espetacular Homem-Aranha

Embora, atualmente, a franquia de Andrew Garfield seja a mais esquecida das adaptações do Homem-Aranha para os cinemas, em 2012, O Espetacular Homem-Aranha veio para provocar uma verdadeira guerra na internet. Buscando atualizar o personagem para uma nova geração - ao mesmo tempo que não se afastava tanto da trilogia original de Sam Raimi e Tobey Maguire - o filme acabou atraindo uma atenção controversa.

Até hoje, há quem defenda o Homem-Aranha de Garfield como a representação definitiva do personagem nos cinemas, assim como quem ainda defende Maguire no papel. No fim das contas, o filme se estabeleceu pela sua controvérsia e acabou lançando uma continuação ainda mais polêmica, que veio para lançar todo um "universo cinematográfico" do herói aracnídeo - e acabou falhando miseravelmente no processo.

Imagem de capa do item

Superman: O Retorno

O Superman de Christopher Reeve foi um marco na cultura pop mundial, basicamente inaugurando o "gênero" dos super-heróis no cinema, com uma aventura simples, otimista e agradável. Com o passar dos anos, a franquia cresceu e, apesar de ser um segundo filme à altura do primeiro, acabou se perdendo em outras duas continuações e um spin-off para a Supergirl.

Em 2006, Bryan Singer lançava Superman: O Retorno, que, em sua essência, era uma grande homenagem aos filmes clássicos de Reeve. A trama servia quase como uma continuação para os filmes anteriores e apostava nos mesmos elementos. Contudo, a falta de ação, a atuação de Brandon Routh e a ausência de uma identidade própria levaram o filme a ser bem polarizado pelo público. Até hoje, há quem ache essa a pior adaptação do Superman para as telonas.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro 3

Dependendo do seu ponto de vista, Homem de Ferro 3 pode ser um dos filmes mais geniais do Universo Cinematográfico da Marvel, ou pode ser o filme mais desrespeitoso já feito pela Marvel Studios. A trama segue a jornada de Tony Stark após os eventos de Os Vingadores, enquanto ele precisa lidar com um inimigo letal, o Mandarim. E isso é o que os trailers vendiam, passando a imagem de que o filme seria "O Cavaleiro das Trevas Ressurge da Marvel"

Mas na hora H, não foi bem assim. O filme, mais do que qualquer outro anterior a ele, era muito mais puxado pro teor cômico, o que causou a repugnância por parte de alguns fãs. Além disso, a reviravolta em cima do Mandarim deixou o público extremamente dividido. Há quem ame e há quem odeie e isso torna Homem de Ferro 3 o filme mais controverso dentro de todo o MCU.

Imagem de capa do item

Homem de Aço

O primeiro filme a dar início ao Universo Estendido da DC Comics e uma nova versão do Superman para os cinemas, Homem de Aço veio causando um verdadeiro tumulto na época de seu lançamento. Mais uma vez, Zack Snyder - que, você irá descobrir, é uma presença frequente nesta lista - imprimiu sua própria estética visual e deu uma nova reformulação para o personagem, fortemente inspirado pelas HQs dos Novos 52 - que por si só, já eram polêmicas entre os fãs.

Enquanto o filme aborda questões mais intimistas ligadas à natureza do herói, ele também não segura a mão na ação, com sequências de batalhas grandiosas e até mesmo cansativas. Os críticos não gostaram muito do filme, reclamando sobretudo da distorção dos valores do Superman e da morte brutal do General Zod. Ainda assim, o filme possui sua extensa lista de seguidores, e é, sem dúvida alguma, um dos trabalhos mais marcantes da carreira de Snyder.

Imagem de capa do item

Watchmen

Não dá para adaptar a maior graphic novel de todos os tempos sem gerar polêmicas no caminho. Zack Snyder, após dar conta de 300 de Frank Miller em um filme glorioso, foi contratado pela Warner Bros. para assumir uma produção live-action de Watchmen, a celebrada HQ de Alan Moore e Dave Gibbons.

No filme, o cineasta procurou se manter o mais fiel o possível ao material original, copiando milimetricamente os quadros para a tela e alterando apenas um elemento do clímax do filme. E por conta disso, ele foi alvo dos críticos, que disseram que o filme não conseguia sair debaixo da sombra da HQ. Entre os fãs, a recepção é muito mais positiva, embora há quem concorde que a trama é previsível por se manter fiel demais ao material fonte. Outros também reclamam da presença exagerada de sexo e violência na trama, o que acaba distraindo da história geral - basta lembrar da longuíssima cena entre o Coruja e a Espectral, ao som de Hallelujah.

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico

Possivelmente o pior filme de super-heróis lançado nos últimos anos, Quarteto Fantástico é uma coletânea absurda de controvérsias e polêmicas. Desde que foi anunciado, o filme já recebia hate dos fãs, principalmente com base em seu elenco. Quando anunciaram diversas mudanças em relação às HQs, a comunidade nerd fez questão de mostrar todo seu desgosto com o projeto, o que forçou a Fox a mudar todo o longa nas regravações.

Quando saiu, o filme foi bombardeado com críticas negativas e com a abnegação do público. O diretor Josh Trank veio a público para admitir que o estúdio havia mutilado todo o seu projeto original e o próprio elenco deu diversas entrevistas, onde diziam que nem fizeram questão de ver o resultado final. Além de ter enterrado a carreira de Trank e de muitos envolvidos, o filme acabou sepultando a nova franquia do Quarteto nos cinemas antes mesmo dela começar de fato.

Imagem de capa do item

Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Se, a essa altura do campeonato, você esperava qualquer outro filme ocupando o primeiro lugar desta lista, você provavelmente não observou toda a repercussão que Batman vs Superman: A Origem da Justiça teve desde seu lançamento. Vendido pela Warner Bros. como o maior filme de super-heróis da história, o longa chegou aos cinemas atraindo a ira dos críticos no mundo todo, e também de muitos fãs.

O filme teve problemas severos em sua montagem, o que levou o estúdio a lançar, posteriormente, uma versão estendida em seu Blu-Ray. Ainda assim, há quem diga que Batman vs Superman cumpre seu propósito e é um dos melhores filmes de heróis já feitos, graças à condução de Zack Snyder. Por outro lado, há quem odeie o filme e não consiga vê-lo além dos seus problemas. É um dos filmes mais polarizados da história e é muito raro encontrar alguém que o considere apenas "bom, com defeitos" ou "regular, com méritos".