Os 10 crossovers entre Marvel e DC Comics que você precisa ler!
Os 10 crossovers entre Marvel e DC Comics que você precisa ler!
Os fãs da Casa das Ideias e da DC Comics constantemente disputam para decidir qual universo é melhor. Mas as próprias editoras não estão preocupadas com essa discussão e até mesmo já se uniram em grandes eventos, diversas vezes. Confira alguns deles!
Super-Homem & Quarteto Fantástico
Escrito e ilustrado por Dan Jurgens, este crossover pode não ser a melhor história unindo as duas editoras, mas certamente é bem construído e apresenta um universo plausível.
A história mostra o que aconteceria se Galactus tivesse sido o responsável pela destruição de Krypton, levando o Homem de Aço a se unir ao Quarteto Fantástico para se livrar da ameaça do Devorador de Mundos.
Darkseid vs Galactus: O Devorador
Escrita e ilustrada por John Byrne, a história colocava dois dos maiores vilões das editoras para se enfrentarem.
Após vagar pelas estrelas durante incontáveis milênios, a fome insaciável de Galactus o levou a Apokólips, lar do império de Darkseid.
Para sobreviver, Galactus precisa drenar toda a energia do planeta, eliminando, como consequência, todos os seres vivos de Apokólips. Ao seu lado, o Surfista Prateado surge, detendo diversos poderes cósmicos e guiado por impulsos além da compreensão.
Mas Darkseid conta com seu exército de Parademônios e seu filho, Órion.
Lanterna Verde & Surfista Prateado: Alianças Profanas
A história foi escrita por Ron Marz e ilustrada por Darryl Banks.
Na trama, Thanos quer roubar os poderes do anel do Lanterna Verde para destruir o universo e conquistar o coração de sua amada Morte.
Já Parallax pretende usar os poderes do Surfista Prateado para recriar Coast City, que havia sido destruída pelo Super Ciborgue, mas, para isso, ele precisaria acabar com a vida do Arauto de Galactus.
Justiceiro & Batman: Cavaleiros Mortíferos
Esse crossover foi a sequência direta de outra história envolvendo os dois personagens, Justiceiro & Batman: Lago de Fogo.
Apesar da primeira parceria não ter feito tanto sucesso, as editoras decidiram apostar na continuação. A revista foi escrita por Chuck Dixon e ilustrada por John Romita Jr.
A trama se passa algum tempo após os eventos de Lago de Fogo, e mostra o Justiceiro seguindo os rastros de Retalho até chegar a Gotham.
Depois de se livrar de alguns bandidos nas ruas da cidade, Frank Castle acaba chamando a atenção do Batman, que não fica nada feliz com outro vigilante atuando em seu território.
Batman & Demolidor: O Rei de Nova York
O primeiro crossover entre Bruce Wayne e Matt Murdock aconteceu em Olho por Olho de 1997. Nessa história, os heróis tem sérias dificuldades para trabalharem juntos, mas precisam se unir para deter o Duas Caras.
Em 2000, a história ganhou uma continuação, com roteiro de Alan Grant e arte de Eduardo Barreto.
Na trama, o Espantalho pretende espalhar a Toxina do Medo em Nova York, instalando um dispositivo na Estátua da Liberdade. Ele também pretende roubar o lugar do Rei do Crime.
Aqui, o roteirismo é deixado de lado e vemos Batman tomando uma verdadeira surra de Wilson Fisk. Ele é salvo quando diversos policiais chegam ao local, obrigando o Rei do Crime a fugir.
Por outro lado, o Demolidor faz jus ao título de Homem Sem Medo, já que a Toxina do Espantalho não tem efeito algum sobre o vigilante.
Homem-Aranha & Batman
No primeiro encontro entre os personagens, o governo americano desenvolve um chip capaz de neutralizar a insanidade de criminosos.
O Homem-Aranha leva o Carnificina até Gotham para passar pelo experimento. Cletus e o Coringa são os primeiros cobaias do chip e o resultado é um sucesso.
No entanto, o Simbionte consegue destruir o chip em seu hospedeiro, retomando o controle e querendo vingança. Ele consegue libertar o Coringa e, juntos, iniciam uma verdadeira matança em Gotham, obrigando o Cavaleiro das Trevas e o Cabeça de Teia a trabalharem juntos.
Batman vs O Incrível Hulk
Em uma jogada de meste, o Coringa consegue convencer o Incrível Hulk de que o Batman é seu maior inimigo.
Durante o confronto entre os dois heróis, o Palhaço do Crime forja uma aliança com o Figurador para dominar o mundo.
Jose Garcia-Lopez foi responsável pelos traços, enquanto Len Wein, co-criador do Wolverine, contribuiu com o roteiro.
Os Fabulosos X Men & Os Novos Titãs
Estre crossover mostrou a união das duas equipes jovens das editoras.
A história é considerada uma das melhores parcerias entre Marvel e DC Comics e muitos fãs pediram por uma sequência da trama, que jamais viu a luz do dia.
O roteiro de Chris Claremon mostra Darkseid tentando recriar a Fênix Negra para acessar os poderes da Fonte.
O Incrível Hulk vs Superman
A história é escrita por Roger Stern e ilustrada por Steve Rude e mostra o que aconteceria em um confronto entre o Homem de Aço e o Golias Esmeralda.
A batalha tem proporções épicas, já que Superman pode usar toda sua força diante do Incrível Hulk, que extravasa toda sua raiva.
Liga da Justiça e Vingadores
Entre setembro de 2003 e maio de 2004, as duas maiores editoras de histórias em quadrinhos do mundo se juntaram para fazer o primeiro crossover do novo milênio.
Logo os dois universos se misturaram e Os Vingadores e a Liga da Justiça estavam juntos para defender seus interesses.
No início, as duas equipes se confrontam, mas resolvem se unir para deter Krona.
A arte ficou por conta de George Pérez e o roteiro foi feito por Kurt Busiek.