Os 10 agentes da S.H.I.E.L.D. mais poderosos dos quadrinhos!

Capa da Publicação

Os 10 agentes da S.H.I.E.L.D. mais poderosos dos quadrinhos!

Por Márcio Jangarélli

Quem só conhece a S.H.I.E.L.D. da TV e do cinema, fica surpreso quando conhece toda a extensão da organização nas revistas. Como uma das marcas mais icônicas da Marvel, a agência está aí há muito tempo tentando fazer o bem (ou não). Para explorar um pouco melhor esse forte de segurança da Marvel, separamos aqui os 10 agentes da S.H.I.E.L.D. mais poderosos dos quadrinhos!

Para esclarecer, levamos em consideração não apenas força bruta, mas habilidades de espionagem, técnicas em batalha, treinamento, intelecto, mas, claro, o “poderosos” não está no título à toa.

Imagem de capa do item

Bobbi Morse/Harpia

A Harpia estava na TV até um tempo atrás, mas nos quadrinhos ela faz parte da S.H.I.E.L.D. desde os anos 70. Bobbi Morse está entre as melhores agentes da organização e não é à toa.

Ela não é só uma grande espiã e uma das lutadoras mais bem treinadas da equipe. A Bobbi também atende por Dra. Barbara Morse, quando ela é um gênio da biologia, trabalhando em vários projetos de aprimoramento na organização.

Inclusive, ela mesma não é apenas humana. Em uma das missões dos Vingadores Secretos, a Harpia foi salva quando injetada por uma substância que misturava a Fórmula do Infinito do Nick Fury e uma versão do Soro do Super-Soldado. Ou seja: ela não está aqui para brincadeira.

Imagem de capa do item

Tony Masters/Treinador

O Treinador é um personagem complicado nos quadrinhos Marvel. Ele começou como vilão, mas teve seus momentos heroicos, então permanece naquela área sem muitas classificações – nem como anti-herói. E, depois de muito tempo, foi revelado que ele já foi um agente da S.H.I.E.L.D.

Como ele não possui memórias de sua vida antes de ser Treinador, é complicado tratar de seu passado. Porém, o que se sabe é que Tony Masters era um agente; grande atleta e lutador, em algum momento, ganhou seus poderes de reflexos fotográficos.

Por conta da habilidade, o Treinador foi perdendo suas memórias e, enfim, surgiu treinando vilões nos anos 80. De lá para cá, ele se mostrou um dos combatentes mais preparados do Universo Marvel, trabalhando novamente com a S.H.I.E.L.D. e os Vingadores em vários momentos.

Imagem de capa do item

Lilith Drake

Um toque sobrenatural na lista. Criada em 1974, a filha mais velha do Drácula, Lilith, é extremamente poderosa e também já foi vilã. Porém, em um momento de virada, é óbvio que a S.H.I.E.L.D. não perderia a chance de contratar alguém com um conhecimento, história e habilidades tão vastas quanto a moça.

Como seu pai, ela possui um leque de poderes sobrenaturais, que já a colocam entre os mais poderosos da organização sem precisar pensar muito.

Lilith possui super-força, controle sobre animais, habilidades de hipnose, etc. Quem não quer um ser sobrenatural, de idade desconhecida, em sua equipe, não é mesmo?

Imagem de capa do item

Jim Hammon/Tocha Humana

Não, esse não é o Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Antes dele, em 1939, surgiu o primeiro Tocha, Jim Hammond, que está entre os primeiros super-heróis da Casa das Ideias. Ele é mais antigo que o Capitão América.

Hammond nem mesmo é humano. Ele é um androide superpoderoso, com controle sob o fogo. Jim trabalhou com o Capitão durante a Segunda Guerra e, depois de várias aventuras – e mortes – ele voltou para os quadrinhos algum tempo atrás, quando o Steve o chamou para participar dos Vingadores Secretos.

Desde então, ele se juntou à S.H.I.E.L.D. como agente. Seu corpo de androide, resistência, poderes e, aparentemente, imortalidade o colocam junto dos melhores agentes da organização – além de seus quase 80 anos de experiência salvando o mundo.

Imagem de capa do item

Daisy Johnson/Quake

Hoje em dia, Daisy Johnson e S.H.I.E.L.D. são uma parceria inseparável por conta da série. Mas, nas revistas, ela já foi muito maior que sua versão da TV. Introduzida nos quadrinhos em 2004, ela é apadrinhada pelo próprio Nick Fury e até foi diretora da organização.

Como foi treinada pelo Fury, obviamente ela é uma das melhores espiãs e combatentes que a S.H.I.E.L.D. pode oferecer. Como se isso não fosse o suficiente, Daisy é uma Inumana com poderes sob as vibrações, de pequenos tremores a grandes terremotos.

Ela é tão poderosa que, por exemplo, explodiu o coração do Wolverine dentro de seu peito, com seus poderes. Ainda, junto do Fury e da Viúva Negra, ela é a única agente que possui nível 10 de acesso nos arquivos da organização. Não é bom subestimar a Daisy.

Imagem de capa do item

Natasha Romanoff/Viúva Negra

Claro, a Viúva Negra é obrigatória nessa lista. Natasha Romanoff começou sua vida na espionagem, trabalhando para a KGB e sendo uma antagonista para o Homem de Ferro. Mais tarde, ela se juntou à S.H.I.E.L.D. e aos Vingadores.

Só perdendo para o Capitão América em técnicas de combate e estratégia, ela é uma das maiores lutadoras do mundo. Natasha também possui várias modificações com biotecnologia, que diminuem seu envelhecimento, aumentam sua resistência e mantém sua condição física no auge.

Tudo isso misturado ao seu nível de influência, capacidades em combate, inteligência e acesso a colocam, sem dúvidas, entre os melhores e mais poderosos membros da S.H.I.E.L.D.. Como dito lá atrás, força bruta não é o único fator aqui.

Imagem de capa do item

Wendell Vaughn/Quasar

Não é o único fator, mas ajuda muito. No caso, Wendel Vaughn era um agente de baixo escalão da S.H.I.E.L.D. antes de ganhar se tornar super. Durante um trabalho, ele sofre um acidente e ganha habilidades cósmicos, com poderes sob a energia cósmica, quântica e gravitacional.

Mesmo não sendo tão bem treinado quanto os outros colocados aqui – ou um espião tão eficiente – seus poderes o colocam entre um dos heróis mais poderosos da Terra. Ele continuou trabalhando com a S.H.I.E.L.D. e com os Vingadores, o colocando, assim, entre os recursos mais fortes da organização.

Imagem de capa do item

Jessica Drew/Mulher-Aranha

Os poderes de Jessica Drew têm muito pouco a ver com aranhas ou com o Homem-Aranha. Ela recebeu suas habilidades de experimentos feitos por seus pais com o DNA de aracnídeos – a história da heroína é bem pesada.

Jessica possui super-força, velocidade e pode sim subir pelas paredes, mas também voa, atira raios de energia e manipula feromônios, o que ajuda bastante em seu trabalho como espiã.

Inclusive, a primeiro momento ela estava com a HIDRA. Trabalhando para a S.H.I.E.L.D., ela se mostrou uma das melhores espiãs da organização e uma grande heroína, entrando também para os Vingadores. Ela é quase a Viúva Negra com mais poderes.

Imagem de capa do item

Steve Rogers/Capitão América

Desde que foi reanimado, o Capitão América tem trabalhado como agente da S.H.I.E.L.D., além de sua posição nos Vingadores. E, como na equipe heroica, no meio do caminho o Capitão entrou em conflito com a organização várias vezes, por sua moral batendo de frente com a conduta dos espiões.

Ainda assim, ele sempre está envolvido com a S.H.I.E.L.D. e já foi até diretor por um período. Não é necessário justificar muito o Steve por aqui, detalhar seus poderes e etc. Todos sabem que o Capitão está no topo do ranking quando se trata dos heróis Marvel e não seria diferente quanto à sua função como agente.

Imagem de capa do item

Bruce Banner/Hulk

No fim, quem ganhou mesmo foi a força bruta. Ou alguém quer competir com o Hulk? Sim, algum tempo atrás, o Hulk serviu como agente da S.H.I.E.L.D.. Em Indestructible Hulk, Bruce Banner está cansado de não receber crédito por suas conquistas científicas, então resolve ir mais para o campo de batalha.

Ele faz um acordo com a S.H.I.E.L.D., ganha apoio da organização para suas pesquisas e, em troca, permite que o Hulk trabalhe como agente.

Banner sozinho, com sua inteligência, já serviria como um ótimo recurso para os espiões. Porém, com o Hulk, ele escala para o topo dos membros mais poderosos da equipe.