One Piece: Os 10 melhores arcos do mangá, ranqueados
One Piece: Os 10 melhores arcos do mangá, ranqueados
Quais são os melhores arcos de One Piece?
One Piece conta, atualmente, com mais de 1000 capítulos no mangá e está entrando em sua saga final. Ao longo de mais de 20 anos, Luffy e seus companheiros já percorreram diversos locais daquele mundo, como ilhas desertas, congeladas, debaixo d’água e até nos céus – além de enfrentar adversários formidáveis, como Doflamingo e Kaido.
Relembrando esta jornada, nesta lista apresentamos os 10 melhores arcos de One Piece, ranqueados!
Ilha dos Homens-Peixe
A Ilha dos Homens-Peixe é a primeira saga após o avanço de tempo de 2 anos. Na trama, os Chapéus de Palha são reunidos novamente, com novos poderes e visuais, e partem para a ilha dos Tritões. O grande antagonista do arco é Hody Jones, que busca mostrar a todo o mundo a superioridade dos Homens-Peixe.
O arco até tem ideias boas, como uma exploração do preconceito sofrido pelos Homens-Peixe, começando com a morte do pirata Fisher Tiger. Por nenhum humano querer doar um pouco de sangue para ele, o personagem acaba falecendo, gerando um grande rancor do povo do mar contra os habitantes da terra.
Mas o que pesa contra a saga é seu ritmo lento, o vilão que não é nem um pouco memorável e a participação de Sanji durante o arco, que se resume a seu sangramento nasal ao ver uma mulher e que poderia causar a sua morte devido ao seu tempo na ilha Momoiro.
Skypiea
Skypiea leva os Chapéus de Palha até uma ilha misteriosa no céu, para desvendar os segredos do local e também enfrentar o deus Enel. A saga apresenta alguns personagens que terão uma importância maior no futuro do anime, como Barba Negra e Bellamy.
Este arco tem grandes momentos, como o início com a história de Noland e a grande Cidade de Ouro, além da luta de Luffy contra Bellamy. Seu destaque com certeza é Enel, um vilão divertido, mas também muito perigoso.
Sua batalha contra Luffy consegue dosar muito bem o humor e ótimos momentos de ação no embate entre a borracha e a eletricidade. O grande problema é que quando os Chapéus de Palha chegam em Skypiea, a saga demora muito a entregar um pouco do passado de Wiper e outros personagens da ilha, tornando mais difícil se importar com eles, isso até entendermos suas motivações.
East Blue
East Blue é a primeira saga de One Piece e mostra a formação dos Chapéus de Palha, com Luffy reunindo alguns companheiros como Zoro, Sanji, Usopp e Nami. Cada um deles tem seu pequeno arco, onde podemos ver um pouco de seu passado. Além disso, temos a aparição de personagens recorrentes ou que eventualmente serão importantes para a história, como Buggy, Smoke e Dragon.
Já no início temos grandes confrontos, como Zoro perdendo para Mihawk, que estava somente com uma faca de cortar pão, e também a briga entre Luffy e Arlong nos momentos finais da saga. O importante de East Blue é que ele entrega o que o leitor pode esperar do mangá: pequenas aventuras divertidas, passado comoventedos personagens e batalhas inventivas e empolgantes.
Thriller Bark
Thriller Bark é uma saga um pouco menor, que se passa inteiramente na ilha de Gecko Moria, um dos Shichibukai. Com sua Akuma no Mi, ele consegue roubar a sombra das pessoas, e colocar em zumbis ou corpos inanimados, dando poderes a ele. Ele também introduz um novo integrante ao bando de piratas, Brook, uma caveira espadachim que comeu a Yomi Yomi no Mi e com isso se torna quase imortal.
A saga não é muito querida pelos fãs, mas traz grandes momentos, como a batalha dos Chapéus de Palha contra Oars, o zumbi mais poderoso de Moria, e Zoro enfrentando Ryuma e conseguindo a espada amaldiçoada Shisui. Mas o grande ponto alto da saga é ao final, quando Kuma aparece e derruba todos os Chapéus de Palha, restando somente Zoro e Sanji. O espadachim derruba seu aliado e recebe todo o dano que Luffy tomou durante a batalha final contra Moria, e permanece em pé para salvar todo seu bando.
Dressrosa
Dressrosa é um dos maiores arcos de One Piece em tamanho, perdendo somente para Wano. Ele se inicia em Punk Hazard, com os Chapéus de Palha formando uma aliança com Law para derrotar Doflamingo e depois Kaido. Punk Hazard não chama muita atenção, mas traz a adição de alguns bons personagens como Kinemon e Momonosuke.
Mas a saga brilha mesmo com a chegada do bando em Dressrosa. Os momentos de Luffy disfarçados de Lucy no coliseu são divertidos, e podemos conhecer uma variedade de personagens que eventualmente se juntam à Grande Frota do Chapéu de Palha, como Bartolomeu. Além disso, um ponto alto é o reencontro do protagonista com seu irmão Sabo que todos acreditavam estar morto, algo emocionante.
As batalhas são bem grandiosas, com Luffy utilizando pela primeira vez o Gear 4 para conseguir derrotar Doflamingo, que já havia enfrentado Law e Sanji. Temos também Zoro contra Pica, um dos generais mais poderosos do antigo Shichibukai. O espadachim foi capaz de cortar ao meio o corpo imenso do inimigo, que havia se tornado pedra com a habilidade da sua Akuma no Mi. Junto disso, o desfecho da saga é um dos melhores da obra, com um encontro final entre Fujitora e Luffy, que decide deixar o pirata ir embora, além da formação da Grande Frota do Chapéu de Palha.
O problema de Dressrosa é seu meio, já que o grupo de piratas é dividido em muitos núcleos diferentes, onde eles avançam lentamente e como a saga é muito grande passa constantemente a impressão de que não tem nada acontecendo. As coisas melhoram quando Doflamingo está prestes a revelar seu poder da Akuma no Mi desperta, bem como com as lutas principais tendo início.
Guerra de Marineford
O arco começa antes da própria guerra, com os Chapéus de Palha chegando na ilha de Sabaody onde são confrontados por Kizaru e Kuma, resultando na derrota e separação do grupo. Dali em diante vemos somente Luffy, que descobre que seu irmão Ace foi capturado pela Marinha e será executado. O pirata então parte primeiro para Impel Down para tentar resgatá-lo e depois para Marineford, o palco da execução e da guerra.
Com a guerra iniciada conseguimos ver diversos personagens em ação, como Barba Branca e Marco, Doflamingo, Garp entre vários outros. Mas o grande destaque que a saga tem é de não terminar bem, já que Barba Branca é morto e tem seus poderes roubados por Barba Negra, a pessoa que começou todo esse conflito entregando Ace para a marinha. O irmão de Luffy é morto por Akainu, que também quase finaliza o Chapéu de Palha, com o protagonista salvo no último instante por Jinbei.
Whole Cake
Whole Cake é a saga que mais dá destaque a Sanji, o cozinheiro dos Chapéus de Palha. Ela se inicia com o pirata sendo capturado por Capone Bege para ser levado à Big Mom e se casar com sua filha. É então que somos introduzidos ao pai de Sanji, Vinsmoke Judge, e seus irmãos, junto de conhecermos mais sobre o passado do cozinheiro.
Os Chapéus de Palha começam então o plano para resgatar seu companheiro e comprar uma briga direta com a Big Mom. A saga marca a primeira vez que o bando enfrentou um Yonkou, o que acontece junto de alguns aliados como os piratas Firetank e alguns Minks, uma raça de criaturas meio homem e meio animal.
Os destaques de Whole Cake é o plano para atacar a Big Mom, que envolve arruinar o bolo de casamento e quebrar uma foto especial para a Yonkou, mas a saga também dá um pouco de destaque a personagens que não puderam se mostrar após o avanço de tempo, como Brook e Sanji. Além disso, as lutas, em especial a de Luffy contra Katakuri, são de tirar o fôlego.
Wano
Wano é a saga que foi encerrada nos últimos capítulos lançados do mangá de One Piece e traz o fechamento de arcos que se iniciaram em Punk Hazard, como a vontade de Kinemon de retornar a seu país para se vingar de Kaido, e a aliança com Law. A aventura começa já com a fuga dos Chapéus de Palha de Whole Cake, que culmina na chegada do bando em Wano.
Luffy e seus amigos então começam a explorar o continente que vive em uma pobreza extrema devido a tirania de um Yonkou. Eventualmente, o plano para derrotar o tirano se inicia com uma grande guerra em Wano, e cada um dos Chapéus de Palha tem destaque, assim como Law e Kid, que conseguem juntos derrotar a Big Mom, mostrando o despertar de suas Akuma no Mi. Além disso, novos personagens como o Yamato, e os momentos mostrando o passado de Oden, dão mais peso à batalha pelo país.
Mas, por fim, o grande momento do arco é a luta de Luffy contra Kaido. O pirata utiliza toda a ajuda possível com Zoro, Law e Kid atacando junto dele em alguns momentos, mas para finalizar ele precisa utilizar sua nova habilidade, o Gear 5. O poder vem da vontade de Eiichiro Oda de fazer com que as batalhas voltem a ser engraçadas como no início do mangá, e é conhecido no universo da obra como o poder mais ridículo do mundo.
Alabasta
Alabasta se passa bem no início de One Piece e começa com a chegada do bando na Grande Rota, conhecida por ser o lugar mais perigoso do mundo e também por ser um cemitério de piratas. O principal vilão é Crocodile e seu grupo, a Baroque Works, que estão colocando em prática o plano de derrubar o atual rei de Alabasta e tomar seu lugar.
Durante a jornada, somos introduzidos a Chopper, que eventualmente se torna o médico dos Chapéus de Palha e tem um dos passados mais tristes de One Piece. Além disso, temos também Vivi, a princesa de Alabasta, que se junta aos piratas por acaso no início da saga e acaba se tornando uma grande aliada.
Alabasta mostra o que One Piece tem de melhor a oferecer, com pequenas aventuras leves e divertidas, mas também sabendo o momento de tocar em temas sérios. Mas, além de tudo, a saga sabe transformar as batalhas em momentos engraçados e épicos, seja pelo poder nada convencional de seus inimigos, como Mister 5, que é capaz de explodir qualquer parte de seu corpo e arremessa meleca explosivas em seus adversários, ou então Luffy contra Crocodile, quando o Chapéu de Palha bebe água até ficar inchado para conseguir acertar o corpo de areia do Shichibukai.
Water 7
O arco de Water 7 talvez seja o que mais apresenta momentos icônicos de One Piece. Luffy contra Usopp, a bandeira do Governo Mundial sendo queimada, o passado de Robin e a despedida do primeiro barco dos Chapéus de Palha, o Going Merry, são somente alguns dos grandes acontecimentos da saga. Para alguns fãs, ela é o momento mais alto em que o mangá chegou, e até hoje Oda não conseguiu reproduzir essa qualidade novamente.
Ela se inicia com o bando chegando em Water 7 e as coisas já começam a dar errado. Robin desaparece e logo depois é vista com um grupo de estranhos mascarados, responsáveis pela tentativa de assassinato de Iceburg, o presidente da cidade. Como a garota chegou junto com os Chapéus de Palha, eles se tornam fugitivos no local.
Eventualmente a verdade aparece e é revelado que o assassinato foi organizado pela CP9, um grupo secreto do Governo. Seu objetivo era encontrar os esboços de uma arma milenar que acreditavam estar com Iceburg, de quem haviam se aproximado com disfarces utilizados por anos. Após revelado o segredo, eles partem para Enies Lobby onde Robin será executada.
O arco tem grandes reviravoltas, como a revelação da CP9, que num primeiro momento pega quem acompanha desprevenido, e também Franky, que inicia como um inimigo dos Chapéus de Palha, mas acaba se unindo ao grupo devido a um inimigo em comum e finaliza como um membro do bando. A saga também é onde os personagens utilizam pela primeira vez suas grandes habilidades, o Gear 2 de Luffy, Diable Jamble de Sanji e o Estilo de Nove Espadas de Zoro.