O Senhor dos Anéis: 6 personagens importantes dos livros que foram cortados dos filmes
O Senhor dos Anéis: 6 personagens importantes dos livros que foram cortados dos filmes
Os personagens que ficaram de fora da adaptação de Peter Jackson!
Uma das franquias mais queridas da cultura pop, O Senhor dos Anéis também é um grande clássico da literatura. Escrita por J.R.R. Tolkien, a trilogia que nos apresentou Frodo e o Um Anel marcou a vida de muita gente, especialmente depois que os filmes de Peter Jackson foram lançados nas telonas.
A saga cinematográfica de O Senhor dos Anéis é uma das mais bem-sucedidas de Hollywood, sendo lembrada por seus impressionantes efeitos visuais na época e pela adaptação louvável. Ainda assim, a obra de Tolkien é complexa, e muita coisa acabou ficando de fora.
É por isso que, nesta lista, você vai conhecer 6 personagens importantes dos livros de O Senhor dos Anéis que foram cortados dos filmes!
Tom Bombadil
A ausência mais famosa – e talvez mais criticada – nos filmes de O Senhor dos Anéis é a de Tom Bombadil. Não se sabe exatamente qual é a forma real do personagem nos livros de Tolkien, mas na obra original Bombadil aparece no formato de um homem que já viveu muitos e muitos anos.
Na trilogia literária, Bombadil é aquele que resgata os Hobbits das forças malignas do Velho Salgueiro-homem. Com uma aura misteriosa, o personagem surge todo cantante e alegre na estrada, oferecendo sua casa para que os pequeninos descansem. É ali que Bombadil se mostra como uma das figuras mais poderosas do universo criado por Tolkien, já que ele consegue resistir às tentações do Um Anel (ele até consegue ver Frodo, mesmo quando o Hobbit está usando o artefato).
Apesar de ter sua importância nos livros, Tom Bombadil poderia perder sua essência nos filmes, caso não recebesse uma adaptação convincente por causa de toda atmosfera misteriosa ao seu redor. Além disso, adaptá-lo para as telonas poderia servir como um desvio na narrativa e até mesmo confundir os espectadores em relação aos poderes do Um Anel.
Glorfindel
Outro personagem dos livros de O Senhor dos Anéis que ficou de fora da adaptação de Peter Jackson foi Glorfindel. Um dos Elfos mais antigos de sua espécie, Glorfindel tem um papel bastante importante em A Sociedade do Anel, a primeira parte da trilogia escrita por Tolkien. Porém, o personagem foi cortado dos filmes.
Na obra original, Glorfindel é aquele que salva Frodo depois que ele é ferido por um Nazgûl, certificando-se de que o Hobbit e seus companheiros cheguem em segurança em Valfenda. No filme, por outro lado, quem cumpre esse papel é Arwen.
Elladan e Elrohir
Já que Elladan e Elrohir são gêmeos, nada como manter a dupla no mesmo item. Na obra original, ambos são filhos de Elrond, o Senhor de Valfenda, e possuem um papel significativo na jornada de Aragorn. Contudo, eles não dão o ar de suas graças na adaptação cinematográfica.
Nos livros de O Senhor dos Anéis, Elladan e Elrohir são parceiros de Aragorn, mostrando-se notáveis companheiros do guerreiro enquanto ele se aventura pela Senda dos Mortos. Os dois também são peças fundamentais da batalha por Minas Tirith.
Ao longo dos anos, muitos fãs tentaram encontrar explicações para a ausência de Elladan e Elrohir, cujos papéis podem ter sido substituídos por Arwen, Legolas e Gimli, dando mais espaço para esses personagens nos cinemas.
Bregalad
Bregalad, um dos notáveis Ents que aparecem no núcleo de Merry e Pippin quando a dupla está na Floresta de Fangorn nos livros, também foi esquecido nos filmes de O Senhor dos Anéis. Na obra original, Merry e Pippin passam um bom tempo de sua jornada pelo local conversando com Bregalad, que é um Ent um pouco mais jovem que outros de sua espécie.
Já nos filmes, o único Ent que ganha um maior destaque é Barbárvore (que nos livros também interage bastante com a dupla de Hobbits), fazendo com que outros integrantes da espécie que possuem certa importância no desenvolvimento dessa parte sejam “esquecidos” na transição de formatos.
Imrahil
Mais um personagem dos livros de Tolkien que não foi adaptado para os cinemas foi Imrahil, o príncipe de Dol Amroth e o tio de Boromir e Faramir. Na obra original, Imrahil foi um grande aliado na Batalha dos Campos de Pelennor, e foi graças a ele que Aragorn conseguiu entrar em Gondor – uma ação que resultou na jornada de Frodo para destruir o Um Anel de uma vez por todas.
Nos filmes de Peter Jackson, porém, o personagem esteve ausente, uma escolha criativa compreensível do diretor se levarmos em consideração toda a extensão e complexidade da obra de Tolkien.