O Livro x O Filme – Qual conferir primeiro?
O Livro x O Filme – Qual conferir primeiro?
Sempre que uma obra literária de destaque ganha sua adaptação cinematográfica o público se divide entre os que amaram o filme e os que preferem os livros.
Quando isso acontece, por onde você deve começar a conhecer o assunto: o livro ou o filme? Aqui estão algumas sugestões do fã Adriano Mathias! Mas, no final, o melhor é consumir as duas mídias e extrair o melhor de ambas.
Começar pelo Livro
Por quê? Os Detalhes
Nos livros nós temos a obra original, sem nenhum corte, adaptação ou censura.
Existem diversos fatos e personagens que acabam sendo omitidos em adaptações cinematográficas para melhorar o andamento da produção. Por mais que alguns elementos realmente não façam falta para o entendimento da trama, eles ajudam a enriquecer o universo criado pelo autor.
Começar pelo Filme
Por quê? Os Cenários
Observar as paisagens de aventuras épicas é sempre um prato cheio para os olhos. Presenciar os imensos vales imaginados por Tolkien ganharem vida nas telonas em O Senhor dos Anéis é uma experiência épica.
O espetáculo visual pode despertar a curiosidade no espectador, que gostará de conhecer novos lugares e revisitar localidades que conheceu nos filmes. Além disso, ele já terá uma referência visual para se guiar durante a leitura.
Começar pelo Livro
Por quê? Os Personagens
Pior do que ter um personagem cortado da adaptação é vê-lo sendo completamente deturpado do material original.
Muitos personagens são mal aproveitados ou tem sua essência alterada para se tornarem mais verossímeis com o universo cinematográfico, o que pode decepcionar muitos fãs que conheceram a obra original antes do filme.
Começar pelo Filme
Por quê? O Elenco
Logicamente, o principal elemento para que uma adaptação seja um sucesso são as atuações do elenco.
Alguns fatores facilitam a empatia do público e já ajudam a preparar terreno para uma boa adaptação como a semelhança do ator com o personagem e sua base de fãs.
Quando Benedict Cumberbatch foi escolhido para viver o Doutor Estranho no Universo Cinematográfico Marvel, muita gente achou que o visual do ator poderia não combinar com o do personagem, mas ainda assim apostavam no talento de Cumberbatch. Com a revelação das primeiras imagens, o público só fico ainda mais ansioso pela produção.
Começar pelo Livro
Por quê? As Subtramas
Mais uma vez, por conta das adaptações no roteiro e até mesmo a duração do filme, as subtramas também acabam sofrendo.
Mais do que isso, muitas vezes o plot de determinado personagem acaba sendo mais interessante do que a linha central da trama, mas ele acaba sendo retirado para que o público não perca o foco da história principal, ou até para que o filme se torne menos cansativo.
Um exemplo disso são os Contos do Cargueiro Negro, de Watchmen. Na versão estendida, nós contamos com a animação narrada por Gerard Butler, mas na versão dos cinemas não há sequer uma menção à essa excelente história.
Começar pelo Filme
Por quê? A Ação
Por mais que a leitura permita que nossa mente viaje a lugares jamais explorados, os filmes ajudam a ilustrar momentos que necessitam de um estímulo a mais.
A riqueza de detalhes na descrição de cenas de combate, batalhas, explosões, ajudam a criar a imagem mental do que o autor quis mostrar, mas ver isso ganhar vida nas telonas é uma sensação épica.
Começar pelo Livro
Por quê? A História
Em alguns casos as mudanças são tão grandes que acabam alterando não apenas personagens e histórias secundárias, mas até mesmo a linha central da trama.
Um exemplo disso é a saga Percy Jackson.
O filme passou por tantas transformações que acabou se afastando da história dos livros e deixou os fãs decepcionados. Como o primeiro filme levou a trama para um caminho completamente diferente do livro, a sua sequência também sofreu por ter se afastado do material original.
Começar pelo Filme
Por quê? A Trilha Sonora
Algumas músicas conseguem ser tão marcantes que você consegue ouvi-las até mesmo quando decide começar a leitura da obra original.
O tema de Harry Potter, composto por John Williams, as épicas melodias de O Senhor dos Anéis, de Howard Shore. São canções que ficaram eternizadas no coração dos fãs e continuarão a ser lembradas ao longo dos anos.
Começar pelo Livro
Por quê? O Apego
Sim. Pode parecer algo fútil, mas segurar o livro em suas mãos, sentir o cheiro do papel, passar os dedos entre as páginas é uma experiência única e que contribui para a construção de um laço entre o leitor e os personagens, a história e todos os elementos já citados.
Além disso, é sempre motivo de orgulho para leitores fervorosos ter uma estante repleta de belas capas com conteúdos tão belos quanto as imagens que os ilustram.
Já percebeu o ciúme com o qual você trata suas obras favoritas? Ai de quem ousar pedir emprestado e não devolver!
Começar pelo Filme
Por quê? A Primeira Impressão
Por mais que o livro contenha mais detalhes, mais tramas, mais personagens, as vezes o público precisa de um ponto de partida para decidir mergulhar nesse universo.
Os filmes provem essa primeira impressão. A atmosfera criada, o impacto dos efeitos visuais, a trilha sonora. Quando uma adaptação é bem executada, ela acaba despertando no espectador a vontade de consumir cada vez mais daquele material.
Em vez de esperar pela sequência, por que não beber direto da fonte?