O Livro de Boba Fett: Easter-eggs e referências no primeiro e segundo episódio da série de Star Wars

Capa da Publicação

O Livro de Boba Fett: Easter-eggs e referências no primeiro e segundo episódio da série de Star Wars

Por Gabriel Mattos

Para começar bem o ano de 2022, nada melhor que uma saudável dose de Star Wars. Depois de uma sequência de séries da Marvel estreando no Disney+, chegou a vez dos fãs de uma galáxia muito distante terem o seu momento de brilhar com o lançamento de O Livro de Boba Fett. E claro que para esta produção ficar ainda melhor, não poderia faltar uma enxurrada de referências e easter-eggs.

Já nos primeiros episódios, o retorno definitivo do maior caçador de recompensas da franquia conseguiu ligar personagens das animações e dos quadrinhos à sua trama. Isso sem falar nas referências à Mandalorian e outras produções de ficção científica. Veja, nesta lista, todos os easter-eggs e referências do primeiro e segundo episódio de O Livro de Boba Fett!

Imagem de capa do item

Ataque dos Clones

Bem no comecinho, vemos Boba Fett recuperando suas energias em um tanque de bacta, a substancia regenerativa que Luke utilizou em O Império Contra Ataca. Durante sua meditação, o caçador de recompensas tem visões de seu passado, que são cortes diretamente tirados de um filme da trilogia prequel.

Primeiro temos um breve vislumbre do planeta Kamino, de O Ataque dos Clones. Este é o planeta natal do herói, onde foi clonado de Jango Fett. Em seguida, vemos outro momento do mesmo filme. Desta vez, a morte de seu pai em Geonosis, com filmagens inéditas feitas exclusivamente para a série.

Imagem de capa do item

A armadura de Cobb Vanth

O primeiro episódio foi o mestre em responder as grandes perguntas dos fãs e uma das mais intrigantes era como Boba Fett havia escapado do poço de Sarlacc. Depois de uma cena de tirar o fôlego, o herói consegue escapar, mesmo que sem muita energia, mas estranhamente sua armadura resistiu o tranco.

Quem assistiu The Mandalorian, ou leu Marcas da Guerra, sabe que a armadura de Jango Fett acabou caindo nas mãos do xerife Cobb Vanth, que criou o filho de Jabba. O episódio não demora a reconhecer este fato, mostrando a armadura sendo prontamente roubada por Jawas para ser vendida ao seu futuro dono.

Imagem de capa do item

Mad Max

Em um deserto escaldante, um homem de poucas palavras é arrastado violentamente após ter sua liberdade arrancada por um grupo de bárbaros. Eu ainda estou descrevendo o primeiro episódio de O Livro de Boba Fett, mas poderia estar facilmente falando sobre Mad Max: Estrada da Fúria. Este episódio parece buscar muita inspiração no jeito em que este filme conta sua história e o resultado não poderia ser melhor.

Imagem de capa do item

Melões negros

Outra referência a The Mandalorian surge de uma tática da tribo Tusken para sobreviver ao deserto. Ao longo dos episódios, estes alienígenas primais são vistos bebendo água de uma pequena fruta encontrada nas areias do deserto: os melões negros. Eles inclusive usam seus prisioneiros para cavar para encher seu estoque.

As mesmas frutas apareceram pela primeira vez nos quadrinhos, quando Obi-Wan tenta vendê-la na revista Star Wars (2015) #7. E mais recentemente, o melão negro já havia feito o salto para live-action em um episódio de The Mandalorian. Em "O Xerife", *Djin Djarin oferece água a Cobb Vanth em uma destas frutas, mas ele recusa sem qualquer cerimônia.

Imagem de capa do item

Participações de Robert Rodriguez

De volta ao presente, uma vez fora do tanque de bacta, Boba Fett recebe diversos convidados que vieram mostrar respeito ao novo daimyo. Entre eles, um trandoshano se destaca por carregar a pele de um wookie, a mesma raça do Chewbacca. Este clã reptiliano ficou conhecido na animação The Clone Wars por caçar wookies por esporte, mas esta não é a única referência que este personagem carrega.

Acontece que, por baixo da maquiagem pesada de alienígena, se esconde uma pessoa muito importante para a série: Robert Rodriguez. O diretor do episódio, que também é o principal produtor executivo da série, parece ter se divertido com os alienígenas da produção. No segundo episódio, ele retorna para dar a voz do prefeito Mok Shaiz, que é ithoriano. Quanta dedicação!

Imagem de capa do item

Banda da Cantina

As cenas da cantina de Star Wars sempre escondem uma enxurrada de criaturas interessantes, mas dessa vez temos uma presença ilustre em grande destaque, logo na banda do lugar. Estamos falando de Max Rebo, o alienígena ortolano que parecia um elefante tocando teclado no Palácio de Jabba em Retorno de Jedi. Parece que ele não apenas sobreviveu à explosão, como se juntou ao guitarrista da banda da cantina para formar uma dupla sertaneja de peso.

Echuta!

Mercenários não são conhecidos por serem muito gentis e isso é comprovado em uma referência do segundo episódio. Quando Boba Fett e Fennec Shand tentam interrogar um membro da Ordem do Vento Noturno, o mercenário apenas responde "Echuta!", que é recebido por desaprovação pela dupla. Ouvimos este xingamento sendo usado antes em O Império Contra Ataca — um dróide de protocolo branda essa palavra rudemente para C3PO, para o seu horror. Que boca-suja!

Imagem de capa do item

O temível Rancor

Outro breve aceno acontece nesta cena de interrogação logo depois. Após seu plano de obter respostas civilizadamente ser frustrado, Fennec Shand decide jogar sujo e manda o seu prisioneiro para um calabouço. Segundo ela, este é o covil de um rancor. Rancor são uma das criaturas mais letais do universo de Star Wars, mas acontece que o monstro de Jabba foi morto por Luke Skywalker em O Retorno de Jedi. Mas é claro que o prisioneiro não sabe disso e conta todos os seus segredos... Tolinho.

Imagem de capa do item

Black Krrsantan, o wookie gladiador

Agora chegou o momento que fez os fãs mais devotos da franquia vibrarem ensandecidamente. Junto dos Gêmeos Hutt, O Livro de Boba Fett introduziu um wookie negro, mais bruto e bárbaro que Chewbacca. Seu nome não foi mencionado, mas os leitores do quadrinho vão reconhecê-lo como Black Krrsantan.

Krrsantan foi um caçador de recompensas que trabalhou bastante para Jabba, o Hutt, em muitas missões ao lado do próprio Boba Fett. Sua primeira aparição foi na revista Darth Vader (2015) #1, participando de muitas histórias icônicas, como Cidadela dos Gritos. No episódio, Boba o chama de gladiador, lembrando do tempo em que o wookie lutou voluntariamente em arenas até a morte para aprender a batalhar melhor.

Imagem de capa do item

Fixer e Camie de volta

Em Uma Nova Esperança, Luke comenta que queria ir a Estação Tosche, o que nunca acontece no filme. Mas em uma cena deletada, este foi o ponto de encontro do futuro Jedi com seus amigos Camie e Fixer. Anos depois, vemos a Estação Tosche mais uma vez e o casal de frequentadores parece um tanto familiar. Será que Camie e Fixer, que se casaram depois de um tempo, continuaram frequentando a mesma espelunca todo esse tempo?

Imagem de capa do item

O Sindicato Pyke

A maior parte do segundo episódio acontece no passado e o maior objetivo de Boba Fett neste momento é acabar com um trem que está constantemente atacando a tribo Tusken. No fim, ele acaba conseguindo, mas a que custo? Acontece que o trem levava o contrabando do Sindicato Pyke, uma dos grupos mafiosos mais perigosos de toda a franquia Star Wars.

Desde sua primeira aparição em The Clone Wars, no episódio Iminência, os Pyke são retratados como uma raça impetuosa que controla o narcotráfico de especiarias. Em Han Solo: Uma História Star Wars, descobrimos que eles dominam o território de Kessel, planeta de onde vem a maior parte dessa droga. Entre seus feitos, eles trabalharam para Maul e deram um fim a vida de Sifo-Dyas... Digo, Zaifo-Vias.

Imagem de capa do item

Especiaria da boa

Talvez você tenha ouvido falar em especiaria antes... E não foi em Star Wars. Este pó alucinógeno é essencial para a trama de outra obra de ficção científica, Duna. Os livros foram adaptados recentemente em um novo filme e o visual das especiarias é muito parecido ao que vemos neste episódio de Star Wars. Poderia ser mera coincidência, mas o modo em que a série vem explorando a cultura do Povo da Areia (que também tem sua contraparte em Duna) indica que a influência da obra de Frank Herbet é mais profunda.

Imagem de capa do item

Bastão Gaderffii

O episódio acaba mostrando Boba Fett se tornando o homem que conhecemos em The Mandalorian. Aceito pelos Tusken, ele se torna um membro honorário da Tribo da Areia ganhando um manto negro e a oportunidade de lapidar seu próprio Bastão Gaderffii. Assim como os Jedi criam seus próprios sabres de luz, os Tusken forjam suas armas da madeira bruta como um rito de passagem.