Nioh: 10 chefes mais marcantes da franquia

Capa da Publicação

Nioh: 10 chefes mais marcantes da franquia

Por Gabriel Mattos

O Japão tem uma das mitologias mais ricas do planeta, o que combina muito com mundo dos games. Poucas franquias souberam aproveitar essas criaturas tão bem quanto Nioh. Nele, você precisa defender uma versão deturpada do Japão antigo em que yokais malignos estão ameaçando a humanidade.

Enfrentar os chefes de Nioh é se apaixonar aos pouquinhos pelo folclore japonês, enquanto vivencia algumas das batalhas mais elaboradas e memoráveis dessa geração. Separamos nesta lista os 10 chefes mais marcantes da franquia, tanto pelo desafio, quanto importância histórica.

Ah, e se você ainda não jogou Nioh, corre para aproveitar a promoção de Black Friday da PlayStation Store, com descontos de até 70%. Tanto Nioh – The Complete Edition quanto Nioh 2 estão super em conta, por até 50% de desconto. Aproveite!

Imagem de capa do item

Magara Naotaka

Só pela apresentação, você já sabe que Magara Naotaka não está para brincadeiras. Esse é um dos chefes inspirados em figuras históricas reais, baseado em um samurai que ficou famoso por suas habilidades com as odachi — as precursoras das katanas.

O imenso alcance de sua lâmina dá bastante trabalho a seus oponentes, especialmente quando combinado com sua velocidade aumentada na dimensão sombria. Para completar, ele também tem acesso a ataques de gelo que vão te destruir se você não tiver cuidado.

Imagem de capa do item

Enenra

Na mitologia, Enenra é um yokai benigno de fumaça, mas aqui no jogo ele não é nem um pouco bonzinho. Um verdadeiro brutamontes de olhos avermelhados, ele é encontrado em uma sala cercada por chama. Seus ataques incorporam redemoinhos particularmente difíceis de esquivar.

Água é a sua fraqueza e enfrentá-lo com alguma magia desse tipo em seu arsenal facilita muito as coisas. Entretanto, ele aparece bem cedo no jogo, então é mais provável que você vá passar um pequeno sufoco para derrotá-lo.

Imagem de capa do item

Ogress

Esse é provavelmente um dos chefes com o visual mais fiel ao seu equivalente na mitologia japonesa. Ogress é uma mulher, trajando um quimono caro, que esconde seu rosto sob uma máscara assustadora.

Quando você a encontra, ela ainda chora lágrimas de sangue pela morte de seu filho, mas logo sua expressão se transforma de tristeza para fúria. Ogress começa a luta atacando com suas garras e chifres. Se você a irritar ainda mais, ela passa a cuspir fogo em você e ativar lírios da morte, nascidos de seu próprio sangue. Perturbador, mas efetivo.

Imagem de capa do item

Nine-tailed fox

As três expansões de Nioh contam com os chefes mais difíceis de toda franquia. Mesmo entre eles, um dos mais marcantes é o Nine-tailed Fox — a raposa de nove caudas. Esse yokai maligno viveu milênios antes de possuir a inocente Lady Chacha. Agora, ele assume essa forma física controlando os cabelos de Chacha para criar um demônio grotesco.

Sua defesa é absurdamente alta e o alcance dos seus ataques não deve ser subestimado. Fique atento para desviar de suas caudas no último segundo e contra-atacar com força total. Ao ser derrotado, o espírito deixa sua hospedeira e conhecemos a trágica sequência de eventos que transformou Chacha nesse monstro sanguinário.

Imagem de capa do item

Yuki-Onna

Nas antigas lendas, uma Yuki-Onna nasce quando uma mulher morre ao se perder em uma nevasca. No jogo, ela é uma dama da neve que não perde a pose enquanto aniquila completamente seus oponentes. Seu luto pela morte de seu marido, Oda Nobunaga, foi tão profundo que congelou toda a cidade de Kyoto.

Em combate ela é impetuosa, sempre tentando se manter à distância de seus inimigos, lançando sua naginata e borboletas congeladas. Na segunda fase, ela fica mais agressiva. Sua principal estratégia é correr contra os inimigos para congelá-los com seu sopro de gelo e então finalizar com um golpe de sua naginata.

Imagem de capa do item

Shibata Katsuie

Shibata Katsuie foi um dos generais de Nobunaga. No jogo, ao ser revivido, ele foi possuído por um yokai javali que lembra a história de Princesa Mononoke. Ele combina o melhor dos chefes humanos e yokai do jogo, mostrando força e velocidade sobrenaturais.

O que torna sua luta realmente difícil são seus ataques que podem facilmente cobrir todo o campo. Ele investe contra o jogador com uma velocidade impressionante, podendo mudar de direção num piscar de olhos. Não dá para saber quando ele vai parar, o que torna difícil planejar um contra-ataque. Para completar, ele causa um dano absurdo, então prepare-se para desviar como se não houvesse amanhã.

Imagem de capa do item

White Tiger

Chega a ser tocante quando esse gatinho se sacrifica para te defender. Isso é, até ele se transformar num enorme tigre demoníaco pronto para arrancar um pedaço seu. O White Tiger tem cabeça de gato, corpo de lobo selvagem e rabo bifurcado.

Em combate, desde a primeira fase, ele conta com contra-ataques não importa de que direção você tente acertá-lo. Esteja sempre pronto para desviar e puni-lo com seus melhores golpes. Ah, depois de perder alguma vida, ele começa a atirar laser dos olhos. Tá bom ou quer mais?

Imagem de capa do item

Ryomen Sukuna

Não estamos falando do personagem de Jujutsu Kaisen! Ryomen Sukuna é um poderoso espírito do folclore japonês que aparece em Nioh 2 como um monstro composto de duas armaduras fundidas. A armadura da frente, avermelhada, se especializa em golpes físicos e no elemento fogo. A armadura azulada ataca à distância, com golpes de água.

Seus ataques podem parecer impossíveis de derrotar num primeiro momento, mas ele tem uma fraqueza. Há um golpe em que ele avança furioso em sua direção com uma aura vermelha. Se desviado na hora certa, essa é a oportunidade perfeita para contra-atacar e conquistar a vantagem.

Imagem de capa do item

Oda Nobunaga

Oda Nobunaga é um importantíssimo daimyo da história japonesa, tendo conquistado quase todo o país ao longo de sua vida. Em Nioh, ele domina a arte da arma viva, explorando os poderes de um pavão espiritual para causar bastante dano elemental com sua espada.

Ele é trazido de volta a vida pelo antagonista do jogo — Edward Kelley — mas logo fica evidente que isso foi um erro grotesco. O grande Nobunaga não se curvaria a qualquer um e não demora para ele ignorar as ordens do homem que lhe invocou. Inclusive, ele não chega a ser derrotado pelo jogador. Sua batalha termina numa cutscene em que ele escolhe poupar seu adversário. Bastante nobre da parte dele.

Imagem de capa do item

Otakemaru

Otakemaru honra sua posição como o inimigo final de Nioh 2. Ele é um dos yokai mais temidos de toda mitologia japonesa, sendo conhecido tanto como um demônio, quanto um deus. Na primeira fase da batalha, ele é capaz de ativar os mesmos modos Yokai que o próprio jogador — Feral, Bruto e Fantasma. Assim ele consegue cobrir tanto ataques fortes, rápidos e de longo alcance, forçando o jogador a adaptar sua estratégia constantemente.

Em sua segunda forma, ele empunha três lâminas elementais e passa a atacar com combinações de fogo, gelo e trovão. Derrotá-lo é pura questão de perseverança e reflexos rápidos, pois qualquer deslize pode ser quase fatal.