Ncuti Gatwa: 10 curiosidades sobre ator de Doctor Who e Sex Education
Ncuti Gatwa: 10 curiosidades sobre ator de Doctor Who e Sex Education
De boneco da Mattel até alienígena com dois corações
Do Ken até o Doutor, Ncuti Gatwa marcou Hollywood e a televisão britânica em 2023. Com um novo ano surgindo e, junto, uma nova temporada de Doctor Who, antigos e novos fãs do ator estão sedentos por mais informações sobre ele. Nessa lista, separamos 10 coisas que você precisa saber sobre Ncuti Gatwa. Confira!
Seu nome se pronuncia “Shooty”
O nome de Ncuti Gatwa pode parecer um desafio de se pronunciar, isso por que não se lê como se escreve. Seu primeiro nome é pronunciado como “Shoo-tee”, enquanto seu sobrenome é falado normalmente, “Gat-wa”.
Foi um sem-teto por cinco meses
Antes de Ncuti Gatwa entrar no elenco de Sex Education como o personagem Eric Effiong, o ator passou cinco meses como um sem-teto. Em entrevista para a The Big Issue, contou que apenas não ficou nas ruas por causa de seus amigos.
"Eu não tinha uma casa. Eu era um sem-teto. A única coisa que me impedia de ficar nas ruas era o fato de ter amigos. Mas essa boa vontade pode se esgotar ou você começa a sentir medo de pedir ajuda às pessoas".
Seus pais são refugiados
Assim como o Doutor, Ncuti Gatwa também é um refugiado de guerra. Nascido em 1992 em Nyarugenge, Ruanda, Ncuti se mudou com sua família ainda criança para o Congo e então encontrou asilo político na Escócia. O motivo para tal mudança foi o genocídio de Ruanda de 1994, que massacrou cerca de 800 mil pessoas tutsi pelas mãos de extremistas hutus.
"O genocídio mudou o curso de nossas vidas. [...] Nós nos mudamos para um alojamento para famílias de migrantes. Era muito verde, com amplos espaços abertos, como em Ruanda", relembra Ncuti em entrevista para Infomigrants.
Ele é o primeiro ator masculino negro a interpretar o Doutor
Ncuti é “o primeiro” em muitos sentidos para a Doctor Who. Além de ser o primeiro homem negro — uma vez que a atriz negra Jo Martin já encarnou o personagem — a interpretar o alienígena, ele também é a primeira pessoa fora do Reino Unido a conseguir o papel.
Outra curiosidade sobre sua escalação é que Ncuti é o primeiro ator que nasceu depois da série clássica ser cancelada, em 1989. Em entrevistas sobre seu contato com Doctor Who, o ator revelou que conheceu a série quando David Tennant a protagonizou, em 2006.
Seu primeiro trabalho
Ncuti Gatwa tem marcado o cinema e televisão com produções como Barbie, Sex Education e Doctor Who, mas antes disso, esteve em algumas produções de destaque do Reino Unido. Dentre elas, seu primeiro papel se deu na minissérie Bob Servant, de 2014. Também esteve em Stonemouth, no filme A Última Carta de Amor e até no jogo GRID Legends.
Já se apresentou no mais antigo teatro de Londres
Antes de Sex Education, Ncuti estudou no Royal Conservatoire of Scotland — conservatório de dança, drama, música, produção e cinema de Glasgow —, onde se especializou em artes cênicas.
Depois, performou em um dos teatros mais antigos de Londres, no The Globe Theatre, lugar onde William Shakespeare apresentou algumas de suas principais peças. Para os fãs de Doctor Who, esse é o mesmo teatro em que o Doutor conhece o romancista em O Código Shakespeare, episódio da terceira temporada.
Reservado sobre sua vida longe das câmeras
Apesar de interpretar um personagem abertamente gay em Sex Education, Ncuti Gatwa prefere se manter reservado sobre sua vida privada. Em uma entrevista para a Vogue britânica, o ator disse que é uma escolha para “manter sua saúde mental”.
“Depois da Sex Education, todos nós nos tornamos propriedade pública, até certo ponto. Depois disso, você precisa lutar pelo seu direito à privacidade, mas também sente que deve algo às pessoas", explicou.
Cheio de prêmios
Mesmo com uma filmografia modesta, Ncuti Gatwa já acumulou prêmios importantes no seu currículo. Com sua performance em Sex Education, o ator ganhou em 2020 o BAFTA escocês de Melhor Ator, além da Rosa de Ouro de Performance do Ano.
Excedeu as expectativas de Russel T. Davies com sua audição
Dando mais detalhes sobre a escalação de Ncuti Gatwa como o Doutor, Russel T. Davies comentou que já tinham outra pessoa em mente para o papel. Foi então que, durante a última audição do dia, Ncuti entrou na sala.
"Foi nossa última audição. Pensamos que já tínhamos alguém, e então ele veio e roubou tudo”, explicou. "Estou muito, muito entusiasmado. Será um futuro brilhante."
Quer se encontrar com o Mestre em Doctor Who
Entre Anjos Lamentadores, Daleks e Cybermen, Doctor Who tem diversos icônicos vilões, porém, Ncuti Gatwa está animado para encontrar o Mestre. Em entrevista para a Sky News, o ator foi questionado sobre qual personagem adoraria enfrentar na série.
"Algum vilão? Oh! Não sei quem está chegando", começou. "Talvez o Mestre? O Mestre."
Ainda sem maiores detalhes sobre quais serão os futuros desafios de Ncuti Gatwa como o Doutor, o elenco da nova temporada conta com Jonathan Groff, Indira Varma, Jinkx Monsoon e muito mais.