10 naves mais poderosas da cultura pop
10 naves mais poderosas da cultura pop
Agora a guerra é nas estrelas!
Desde que o mundo é mundo, o ser humano sonha em alcançar os céus, e depois de ter conseguido, imaginou o que havia além. O desejo de navegar no oceano de estrelas do espaço sideral é algo que sempre encantou a humanidade, e no século XX nós demos nossos primeiros passos na realização de mais este sonho.
Contudo, não sabemos exatamente o que nos espera por lá. Ainda há muito o que não conhecemos sobre o espaço. E se uma ameaça se esconde nos confins do universo, só esperando a hora de atacar? E se uma nave humana encontra uma nave hostil? Como se preparar para isso?
Por sorte, a ficção científica e a cultura pop já se encarregaram de pensar nisso pela gente, nos mostrando naves de combate cada vez mais poderosas. Estas são algumas delas!
Tardis (Doctor Who)
A Tardis (sigla para Time and Relative Dimensions in Space) é uma das naves mais poderosas do universo, embora não seja exatamente designada para entrar em combate. Ela pode viajar livremente pelo espaço e pelo tempo. É dimensionalmente transcendental, o que significa que seu tamanho por dentro é muito maior do que é por fora.
Uma Tardis é um organismo vivo, e não são construídas, e sim cultivadas. Seus campos de força são praticamente impenetráveis, até mesmo para a mais avançada estação de batalha dos Daleks, os principais inimigos do Doutor. Elas também podem adotar qualquer forma através do Circuito Camaleão, o que a torna perfeita para missões de espionagem e infiltração, embora a do Doutor esteja com essa peça quebrada.
Seu núcleo de poder é o Olho da Harmonia, cuja energia é cultivada a partir de uma estrela suspensa no tempo no processo de se tornar um buraco negro.
Yamato (Uchuu Senkan Yamato)
A Yamato é praticamente um patrimônio da animação japonesa. Ela é a peça central do mangá Uchuu Senkan Yamato, ou "Encouraçado Espacial Yamato", criado por Leiji Matsumoto, um dos maiores autores de mangá de todos os tempos.
A Yamato é uma poderosa nave de combate criada a partir dos destroços do encouraçado japonês Yamato, afundado durante a segunda guerra mundial. Quando os hostis aliens do planeta Gamilion deixam a superfície da Terra inabitável depois de um ataque nuclear, a Yamato se torna a última esperança da humanidade ao levar um exército de destemidos soldados rumo ao planeta Iscandar, onde há uma máquina capaz de limpar a Terra da radiação.
No Brasil, o anime foi exibido com o nome de Patrulha Estelar, marcando uma geração.
Cubo Borg (Star Trek)
Essas são naves de combate dos Borgs, uma das raças mais hostis e mortais de toda a franquia Star Trek. Assim como eles, essas naves podem se adaptar às armas e ataques inimigos, contra-atacando na mesma moeda. Toda a estrutura da nave tem um certo nível de poder regenerativo, o que a torna bastante difícil de se destruir, continuando a funcionar mesmo diante de danos severos a estrutura.
É pilotada pela coletividade Borg, por isso não tem uma ponte de comando ou uma ala de engenharia, deixando a nave menos suscetível a destruição de nível catastrófico. Um cubo Borg é o pior pesadelo de qualquer capitão que já tenha sentado na cadeira de comando da Enterprise.
Vic Viper (Gradius)
A Vic Viper é nave que protagoniza os games da série Gradius, da Konami, uma das franquias mais tradicionais do gênero shmup - ou "navinha" - de todos os tempos.
Ela possui um sistema de armas 100% adaptativo, mudando o tipo de ataque de acordo com o programa inserido nela, o que vai de balas comuns até canhões laser. São literalmente centenas de armas diferentes, com cada modelo novo também incluindo o armamento dos antigos. Também tem um sistema de mísseis capaz de erradicar tudo ao seu redor, num certo raio de distância.
A nave é equipada com um motor chamado Hyper Driver, o que pode torná-la rápida o suficiente para fugir até mesmo de um buraco negro. Com o Hyper Driver em sua potência máxima, a Vic Viper pode rasgar o tecido do tempo/espaço, o que torna possível que ela viaje no tempo.
City Destroyer (Independence Day)
Esta nave protagonizou uma das cenas mais famosas do cinema dos anos 90, no filme Independence Day. Nessa cena, ela vista destruindo completamente a Casa Branca e as principais cidades do mundo com um único tiro.
O tamanho impressiona: são nada menos que 25 quilômetros de diâmetro. Dentro dela, milhares de naves de ataque alienígenas prontas para transformar o melhor caça humano em poeira. Suas defesas também não são brincadeira, com campos de força capazes de resistir a bombas nucleares como se não fossem nada.
A única maneira de destruir uma dessas é por dentro, e é exatamente o que os humanos fazem no filme. Quando não dá pra vencer na força bruta, a melhor arma é a inteligência.
Normandy SR-2 (Mass Effect)
A Normandy é a nave de comando do capitão - ou capitã, depende de você - Shepard, o acompanhando nas missões mais perigosas de sua vida contra várias raças hostis, incluindo os todo-poderosos Reapers.
Possui um sistema de armas avançado e sua tripulação é formada pelos melhores soldados que a N7, o braço armado da Aliança Galáctica, pode oferecer. Ela também guarda vários veículos para propósitos de ataque e exploração.
Nas condições certas, a Normandy pode se tornar invisível a radares inimigos, inclusive ao rastreamento por calor. Possui um sistema de inteligência artificial chamado EDI, que é virtualmente a prova de falhas.
Slave I (Star Wars)
Se Boba Fett é o caçador de recompensas mais mortal da galáxia, a Slave I deve ter ajudado bastante a fazer sua fama. Essa nave extremamente letal já tirou a vida de centenas de pilotos corajosos desde a época em que estava com seu antigo dono, o mercenário Jango Fett.
Por ser um tanto quanto pequena, seus inimigos tendem a subestimá-la, mas esse seria um grande erro. É uma nave rápida, equipada com um hypedrive para viagens na velocidade da luz, mísseis perseguidores sensíveis ao calor, um par de canhões blaster giratórios, torpedos de próton, misseis de concussão e um projetor de raio trator para o caso de seu piloto querer sua presa viva.
Até mesmo o grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi teve problemas enfrentando esta nave. Cuidado com ela!
USS Sulaco (Aliens)
A Sulaco é uma nave desenvolvida especificamente para fins militares pela corporação Weyland-Yutani. Não é uma nave bonita e vistosa, e nem deveria ser. Seu único propósito é levar a morte e a destruição a seus inimigos.
Ela é principalmente uma nave de transporte de tropas militares, mas também é armada com mísseis nucleares, metralhadoras de energia cinética, canhões de pulso eletromagnético, entre outras coisinhas.
Infelizmente, nada disso ajudou quando ela foi mandada para investigar a queda nas comunicações de uma colônia humana em um local distante da galáxia, onde foi atacada pelos Xenomorfos, que mataram praticamente toda a tripulação.
Battlestar Galactica (Battlestar Galactica)
Tendo o mesmo nome de sua série de origem, a Battlestar Galactica é uma gigantesca nave militar com a missão de escoltar uma frota de naves coloniais com os últimos humanos sobreviventes do universo em uma jornada em busca do planeta Terra, onde esperam finalmente poder viver em paz. Em seu caminho, estão os Cylons, uma forma de vida criada pelos próprios humanos, mas que se revoltou contra eles.
Sua tripulação é de quase 3 mil pessoas, a maioria soldados. Ela também abriga centenas de pequenos caças de combate, veículos para exploração e é equipada com canhões laser e um sofisticado sistema de defesa, composto por poderosos campos de força. É capaz de aguentar uma considerável quantidade de dano e continuar funcionando sem problemas.
UNSC Infinity (Halo)
Esta é a principal espaçonave da série de games Halo, com sua tecnologia vindo de uma espécie alienígena ancestral, o que a torna tanto uma relíquia do passado quanto uma máquina de guerra do futuro.
Com 5 quilômetros de extensão, a Infinity é capaz de abrigar uma tripulação de cerca de 17 mil pessoas, entre elas os Spartans, supersoldados de elite da UNSC, como o herói Master Chief. Entre seu arsenal, estão milhares de mísseis, canhões, metralhadoras e todo tipo de instrumento de destruição. A Infinity é uma força a ser reconhecida e subestimá-la se mostrou a ruína de várias raças alienígenas hostis que ousaram testar sua força contra a dela.