Naruto: Tudo sobre os Seis Caminhos de Pain
Naruto: Tudo sobre os Seis Caminhos de Pain
Tudo que você precisa saber sobre os Seis Caminhos de Pain criados por Nagato!
Através do Rinnegan, Nagato foi capaz de utilizar e criar técnicas extremamente poderosas, e conseguiu contornar as limitações de seu próprio corpo. A principal dessas técnicas é, certamente, a dos Seis Caminhos de Pain, por meio da qual ele conseguia controlar outros corpos como se fossem o seu próprio. Isso se mostra um grande problema para Naruto quando Pain ataca a Vila da Folha, principalmente por conta das habilidades características de cada um dos Caminhos.
Com origens e poderes diferentes, há muito para se conhecer sobre os Seis Caminhos. Nesta lista, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre cada um deles!
Origem
Nagato nem sempre utilizou os Seis Caminhos. Esta foi uma técnica que ele criou por necessidade, uma vez que seu corpo ficou bastante debilitado após sua batalha contra Hanzo, seguindo a morte de Yahiko.
Como Nagato não era mais capaz de lutar fisicamente ou se mover livremente, ele utilizou seis cadáveres que se tornaram seus avatares como Pain. Cada um recebeu piercings, que na verdade eram transmissores de chakra, e por meio disso, Nagato conseguia controlá-los e ver através deles como se fossem seu próprio corpo.
O primeiro cadáver utilizado foi o do próprio Yahiko, que era um grande amigo de Nagato, e se tornou seu preferido entre os seis avatares.
Outro ponto interessante em relação às origens dos Caminhos é que todos os originais foram criados a partir de ninjas que interagiram com Jiraiya em algum momento da vida do Ninja Lendário.
Propósitos
Todos os Seis Caminhos são capazes de utilizar qualquer habilidade que o próprio Nagato possui, independente da técnica ou de seus poderes em vida, embora algumas técnicas exigissem certa proximidade em relação a Nagato. Apesar disso, ele limitava cada corpo a apenas um dos Seis Caminhos, com a exceção do corpo de Yahiko, através do qual ele utilizou diversos jutsus diferentes.
Cada Caminho recebeu um nome referente a seu propósito, seja ele defesa, ataque, reconhecimento ou reparos. Cada corpo é uma representação física do Caminho que representa, e cada um tem um nível de importância diferente. Assim, em uma batalha, Nagato sacrifica os menos importantes para proteger aqueles que estão mais alto na hierarquia, por exemplo.
Os Caminhos Animal e Asura são comumente usados em batalha. Já o Caminho Humano, não tem grande utilidade em lutas, sendo usado para adquirir informação. O Caminho Preta é voltado para a defesa, enquanto o Caminho Naraka tem como principais propósitos interrogação e restauração.
Por fim, o Caminho Deva não era voltado especificamente para nenhum destes propósitos, uma vez que possuía todo tipo de habilidade, sendo assim o mais completo dos seis.
Uso
Quando os Caminhos não estavam sendo utilizados por Nagato, permaneciam na Vila da Chuva, em uma câmara na torre mais alta do local. Na sala, cada um tinha uma espécie de casulo onde eram mantidos em repouso, com algarismos de 1 a 6 ordenados em sentido anti-horário, em uma ordem que corresponde aos Caminhos da Reencarnação Budistas.
Quando utilizados, os Seis Caminhos eram mais eficazes em batalha lutando ao mesmo tempo, uma vez que podem combinar suas técnicas especiais, bem como cobrir todo o campo de visão do local, não possuindo pontos cegos.
Em formação, cada Caminho também possuía uma posição específica, visando defender os mais importantes. Assim, o Caminho Deva ficava no centro, e o Caminho Naraka atrás de todos os outros, por ser o único que poderia trazer os outros de volta. Os restantes formavam a linha de frente de Pain.
Influências
Como mencionado, os Seis Caminhos tem inspirações nos Caminhos da Reencarnação Budistas, inclusive em relação à forma como foram nomeados, além da já citada ordem em que são guardados na Vila da Chuva: Deva, Asura, Humano, Animal, Preta, e Naraka.
No Budismo, cada um desses é um dos reinos em que um ser pode reencarnar após a morte, dependendo do karma acumulado em suas vidas passadas.
Os dois caminhos mais baixos seriam Preta e Naraka, considerados "infernais", enquanto os dois mais altos, Deva e Asura são considerados "divinos". Apesar disso, nenhum dos Caminhos da Reencarnação é considerado de fato positivo, uma vez que através deles se perpetua um ciclo, e o ideal seria quebrá-lo, ascendendo a um estado iluminado.
Algumas das habilidades de cada Caminho também remetem às ideias do Budismo: Deva possui poderes diversos e extraordinários; Asura possui habilidades incríveis e representa um lado mais sanguinário, sendo voltado para a batalha; o Caminho Animal lidar diretamente com a invocação de animais; Preta, que possui a habilidade de absorver chakra, está conectado ao domínio de fantasmas famintos; e, por fim, Naraka, que seria o mais próximo da ideia de Inferno, ser o Caminho de Pain com a habilidade de usar o Rei do Inferno.
Caminho Deva
O mais conhecido dos Seis Caminhos, Deva foi também o primeiro a ser estabelecido. Este foi o corpo utilizado por Nagato como seu avatar em grande parte de suas interações com o resto do mundo, seja como líder da Vila da Chuva ou da Akatsuki.
Este é o Caminho menos limitado em termos de poderes, uma vez que Nagato utiliza muitas de suas habilidades através dele. Deva também é capaz de utilizar forças atrativas e repulsivas, como o famoso Shinra Tensei. Outra técnica muito poderosa utilizada através do Caminho Deva é o Chibaku Tensei.
Todas são habilidades que Nagato já possuía antes de estabelecer os Seis Caminhos de Pain, mas ele passa a utilizá-las principalmente através de Deva. Isso acontece porque Hanzo, o antigo líder da Vila da Chuva, captura Konan e Yahiko e tenta forçar Nagato a escolher apenas um deles para viver.
Yahiko, porém, se recusa a deixar seu amigo passar por isso e tira sua própria vida. Enfurecido e sofrendo pela perda, Nagato usa todo seu poder contra Hanzo e aqueles que o serviam, invocando a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior.
Isso resulta em seu corpo ficando debilitado, principalmente por causa das hastes de chakra que ficam em suas costas. Assim, Nagato passa a utilizar o corpo de Yahiko, que se torna o Caminho Deva, para continuar os planos deles de tentar libertar a Vila da Chuva e melhorar não só a ela, como ao mundo ninja.
No Budismo, Deva é o primeiro caminho divino, onde os seres possuem extraordinários poderes e conhecimento, mas ainda são suscetíveis às falhas humanas.
Caminho Asura
Asura é um dos Caminhos mais voltados para a batalha, tendo a habilidade de modificar seu próprio corpo, através de partes de armaduras e armas mecânicas muito poderosas.
As modificações possíveis são inúmeras, indo de lâminas e serras à armas de longo alcance semelhantes à mísseis. Esse caminho também pode usar chakra como propulsor para se mover rapidamente, além de poder causar uma grande explosão de chakra, capaz de destruir diversos prédios ao seu redor.
Mesmo sem essas modificações, o Caminho Asura, sendo uma das principais armas ofensivas de Nagato, possui força física extrema e é muito resistente, podendo sobreviver a golpes que certamente matariam uma pessoa comum.
Em vida, é mostrado que o Caminho Asura era um um mestre de marionetes que viajava pelo mundo, sendo também um homem que Jiraiya encontrou enquanto procurava por um pupilo.
No Budismo, Asura é o segundo caminho divino, que possui habilidades fantásticas e poderosas, mas representa o lado ruim das pessoas, principalmente as ciumentas, furiosas e sanguinárias.
Caminho Humano
Diferente dos anteriores, o Caminho Humano não é um que se destaca em batalha. Suas habilidades são voltadas para conseguir informações, embora levem à morte do indivíduo.
Na prática, o que o Caminho Humano faz é ler a mente da pessoa ao entrar em contato físico com ela, colocando a mão sobre a cabeça ou o peito do alvo. Isso, porém, resulta na alma sendo retirada do corpo, o que leva à morte de quem é atingido pela técnica.
Antes de sua morte e de ser transformado em um dos Seis Caminhos, o Caminho Humano era um ninja da Vila da Cachoeira. Ele encontra Jiraiya quando este procura por um discípulo, e discute com o Ninja Lendário qual seria o caminho para a paz.
Para os Budistas, o caminho dos humanos é permeado por orgulho, paixão e dúvida, mas também é o mais propício para se alcançar o nirvana, já que neste caminho é possível obter as informações necessárias para tal.
Caminho Animal
As habilidades do Caminho Animal permitem que o usuário invoque uma grande variedade de animais para auxiliá-lo em batalha. Assim como Nagato é capaz de ver através dos olhos de cada um dos Seis Caminhos, ele também consegue ver através dos animais invocados pelo Caminho Animal, os quais também aparecem com o Rinnegan.
Diferente das invocações animais comuns no mundo de Naruto, aquelas feitas pelo Caminho Animal não exigem selos ou pactos de sangue. Também diferente das invocações comuns, estes animais parecem ser imortais, uma vez que mesmo após aparentemente mortos foram invocados novamente depois.
O Caminho Animal também consegue invocar humanos, embora para isso utilize sinais de mão. A habilidade não é restrita a invocar os outros Caminhos, uma vez que isso também é feito com a própria Konan.
Nagato demonstra que sua preferência é enviar o Caminho Animal primeiro em suas batalhas, visando enganar seus inimigos e deixá-los perdidos em relação a quantos oponentes terão que enfrentar.
O Caminho Animal é o único que vemos utilizar dois corpos diferentes. O primeiro é capturado por Jiraiya, que o envia à Konoha para estudar as habilidades de Pain. Quando vivo, o homem que foi transformado no Caminho Animal era parte do clã Fuuma, e destruiu uma vila pacífica antes de enfrentar Jiraiya.
Já o segundo corpo utilizado como Caminho Animal é o único que aparentemente não teve contato algum com Jiraiya quando ele ainda estava vivo. A nova versão do Caminho foi feita a partir de uma garota chamada Ajisai, que era uma ninja da Vila da Chuva.
De acordo com o Budismo, o Caminho Animal, como o nome deixa claro, se refere aos próprios animais. Embora eles vivam na mesma dimensão que os humanos, os Budistas acreditam que eles vivem mentalmente separados, estando presos a um plano da reencarnação que gira ao redor do medo, do instinto, e da sobrevivência dos que se adaptam melhor.
Caminho Preta
O Caminho Preta tem como principal habilidade a absorção de chakra através de contato físico, sendo um Caminho mais voltado para a defesa. Além de absorver o chakra diretamente, a técnica também possibilita que ninjutsu que consiste em chakra ou é baseado nesta força possa ser absorvido de modo similar, anulando esse tipo de técnica.
Um fazendeiro da Vila da Grama quando vivo, o homem cujo corpo se tornou o Caminho Preta conheceu Jiraiya enquanto ele fazia suas viagens pelo mundo.
Para os Budistas, Preta é o caminho dos fantasmas famintos. Aqueles que estariam neste caminho seriam criaturas extremamente magras e sempre insatisfeitas, acometidas por fome e sede eternas.
Caminho Naraka
Naraka é o caminho que pode utilizar o Rei do Inferno, um tipo de divindade que pode ser convocada por aqueles que possuem o Rinnegan. Tal qual os Seis Caminhos e as invocações do Caminho Animal, Nagato conseguia ver através dos olhos do Rei Inferno, que também apareciam como o Rinnegan.
As principais habilidades deste caminho são a restauração e a interrogação, ambas realizadas através do Rei do Inferno. Nesta última, o Caminho Naraka segura a vítima e a questiona, e o Rei do Inferno aparece depois para julgar se a pessoa falou a verdade. Caso tenha mentido ou se recusado a responder às perguntas de Naraka, a pessoa morre.
Já quando se trata da restauração, o Rei do Inferno ingere o corpo que foi danificado, e após algum tempo ele emerge restaurado. Por poder trazer de volta qualquer um dos outros Caminhos que tenha caído, Naraka tinha grande importância para Nagato, que o mantinha atrás dos outros cinco.
No Budismo, Naraka é o caminho onde aqueles que precisam equilibrar seu karma ficam até poderem renascer. O corpo utilizado para este caminho era de um padre, que também conheceu Jiraiya enquanto o ninja da folha viajava em busca de um discípulo.