Naruto: Os 10 dojutsus mais poderosos da franquia, ranqueados

Capa da Publicação

Naruto: Os 10 dojutsus mais poderosos da franquia, ranqueados

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Os Dojutsus são poderes oculares que são adquiridos na maior parte do tempo por linhagem sanguínea. Eles não necessitam de nenhum selo de mão para ativá-los e concedem habilidades poderosas aos ninjas. Os mais conhecidos de Naruto são o Sharingan, Byakugan e o Rinnegan, conhecidos como os Três Grandes Dojutsus. Mas quais são os mais poderosos?

Nesta lista apresentamos os 10 Dojutsu mais poderosos do universo de Naruto, ranqueados!

Imagem de capa do item

Premonição

Premonição é um Dojutsu introduzido em Naruto Shippuden o Filme, e não faz parte do cânone oficial do anime. O poder é transmitido através da linhagem de sacerdotisas do País dos Demônios e Shion portava a habilidade desde sua infância vivendo afastada de todos, já que os habitantes tinham medo de suas premonições.

O poder da Premonição é ativado de forma involuntária, mudando os olhos para um padrão de caleidoscópio roxo, permitindo que a morte de pessoas próximas seja prevista. Apesar de Shion sempre tentar evitar a morte, a garota fez 100 previsões que se concretizaram e apresentou somente uma exceção, que foi quando previu a morte de Naruto.

Imagem de capa do item

Jogan

O Jogan é um dojutsu herdado a partir do clã Otsutsuki e que foi despertado por Boruto em seu olho direito. Durante a infância do garoto, ele não sabia o que era aquele poder, nem sabia como ativá-lo, despertando somente em momentos de grande tensão e perigo. Quando é ativado o olho assume uma cor azulada em sua íris e pupila.

O Jogan tem algumas semelhanças com o Byakugan, permitindo também ver e distinguir diferentes formas de Chakra e enxergar sistemas de circulação. Além disso, o dojutsu tem ligações com os Ninjutsu Espaço-Tempo, permitindo ver barreiras invisíveis que conectam diferentes dimensões e acessá-las.

Imagem de capa do item

Ketsuryugan

O Ketsuryugan é um dojutsu que aparece em alguns membros do clã Chinoike e quando ativado, faz com que o olho se torne totalmente vermelho com um traço no meio. O poder causava medo nas outras pessoas, o que fez com que o clã fosse exilado para o Vale do Inferno. Atualmente só existem dois usuários da habilidade, En Oyashiro e sua filha Chino.

O poder já foi comparado aos Três Grandes Dojutsus, quase chegando a competir com o Sharingan em termos de Genjutsu, sendo capaz até de criar armadilhas na mente do oponente. Mas seu principal destaque é a manipulação do sangue pelo ferro presente nele, sendo capaz de criar um dragão de oito cabeças ou homens bombas.

Imagem de capa do item

Doujutsu de Ranmaru

Esse Dojutsu só aparece em um episódio filler de Naruto e o único usuário conhecido é Ranmaru. Quando ativado deixa os olhos brilhando em um tom avermelhado, similar ao Ketsuryugan.

Esse dojutsu tem como habilidade aumentar o alcance da visão, permitindo que o usuário veja em várias direções e em grandes distâncias, mesmo que sua visão convencional esteja bloqueada. Além disso, o poder é capaz de ver o fluxo de Chakra e também esconder o seu, confundindo seus inimigos.

Imagem de capa do item

Byakugan

O Byakugan é um dos três grandes Dojutsu de Naruto e é herdado do clã Hyuga e também Otsutsuki. A primeira pessoa a ter a habilidade foi Kaguya Otsutsuki. As pessoas que herdam o poder apresentam olhos brancos quase sem traços característicos e quando o Byakugan é ativado, as pupilas do usuário se tornam mais distintas e as veias se elevam perto das têmporas.

A habilidade primária do Dojutsu é um campo de visão de quase 360º, exceto um ponto cego na parte de trás do pescoço. Além disso, o usuário do Byakugan pode ver através da maioria das barreiras e cortinas de fumaça, e também pode ver a circulação de Chakra. Mas a principal função do poder é o Punho Gentil, golpes que acertam diretamente os órgãos internos de seu alvo.

Imagem de capa do item

Sharingan

O Sharingan é um dojutsu que se manifesta em alguns membros do clã Uchiha. Apesar da habilidade ser vista primeiro em Kaguya Otsutsuki através do Rinne Sharingan, sua verdadeira forma se manifestou em Indra Otsutsuki, o ancestral mais antigo do clã.

Ao ativar o olho do usuário se torna vermelho com Tomoe em volta da pupila. As habilidades do Sharingan é de ver o Fluxo de Chakra, uma clareza de percepção, permitindo que o usuário reconheça facilmente genjutsu ou até mesmo reproduzir os movimentos dos lábios e lápis de outras pessoas. Mas o grande poder do Dojutsu é de copiar quase qualquer técnica que o usuário testemunhe, seja elas Ninjutsu, Taijutsu ou Genjutsu.

Imagem de capa do item

Mangekyo Sharingan

O Mangekyo Sharingan é uma forma evoluída do Sharingan que somente alguns poucos integrantes do clã Uchiha conseguiram desbloquear. O dojutsu é despertado quando a pessoa vê a morte de uma pessoa próxima, ocasionando um grande trauma. Os tomoe do Sharingan tomam uma forma diferente quando ativados, que é única para cada usuário.

Cada usuário apresenta uma habilidade diferente ao despertar o Mangekyo Sharingan, por exemplo: Itachi tinha o Tsukuyomi, um genjutsu poderoso que permitia distorcer a percepção de tempo da vítima e também o Amaterasu, chamas negras quase inextinguível que continuam queimando até que o alvo seja reduzido a cinzas. Sasuke também apresenta o Amaterasu e é capaz de controlar as chamas com muito mais facilidade. Por fim, o usuário que desbloqueou o Mangekyo nos dois olhos pode invocar o Susanoo, uma criatura gigantesca que serve para proteção e ataque.

Imagem de capa do item

Rinne Sharingan

O Rinne Sharingan é o progenitor do Sharingan e do Rinnegan. Ele é caracterizado por um padrão de ondulação que se espalha sobre o globo, com 9 tomoes. Esse dojutsu manifestou-se pela primeira vez em Kaguya Otsutsuki após comer o fruto da Árvore Divina e recuperar seus dois Rinnegan.

O Rinne Sharingan possui o poder ocular do Sharingan e pode ser usado para lançar o Tsukuyomi Infinito na Lua, um dos Genjutsus mais poderosos que existem e que só pode ser combatido pelo Rinnegan. O poder ocular também permite ao usuário teletransportar e teleportar outras pessoas para uma série de dimensões alternativas.

Imagem de capa do item

Tenseigan

O Tenseigan é um Dojutsu utilizado pelo Clã Otsutsuki e é caracterizado por uma íris azul e branca, semelhante a uma flor. A habilidade foi despertada pela primeira vez em Hamura Otsutsuki e ele utilizou seu poder para trazer ordem e estabilidade para a lua. Com sua morte as pessoas do lugar trataram o Tenseigan como um tesouro dedicando um plano para preservá-lo para sempre.

É possível despertar um novo Tenseigan ao combinar o Chakra dos descendentes de Hamura do clã Otsutsuki e Hyuga. O Dojutsu permite que o usuário controle a lua para que ela entre em colisão com a terra, podendo controlar rochas lunares para acertar seus inimigos. Ele também dá acesso ao Modo de Chakra do Tenseigan, aumentando sua velocidade, poder, resistência e reflexos.

Imagem de capa do item

Rinnegan

O Rinnegan é conhecido como o Dojutusu mais poderoso de Naruto, sendo considerado um mito durante boa parte do anime. Ele é apresentado por um padrão de ondulação que se espalha por todo o globo ocular. A primeira pessoa a despertar o poder foi Hagoromo Otsutsuki e com ele o personagem conseguiu parar a Besta de 10 Caudas e criou o Nishu o precursor do Ninjutsu.

O Rinnegan tem diversas funcionalidades, entre elas permitir que o usuário domine as cinco transformações básicas do Chakra. O Dojutsu também apresenta um conjunto de habilidades chamada de Técnicas do Seis Caminhos, que concede poderes gravitacionais, a possibilidade de invocar algumas criaturas e até roubar a alma de seus inimigos ao tocá-los