8 mutantes da Marvel com os poderes mais inúteis dos quadrinhos

Capa da Publicação

8 mutantes da Marvel com os poderes mais inúteis dos quadrinhos

Por Gus Fiaux

Se há uma coisa interessante a respeito dos X-Men e dos mutantes no Universo Marvel de forma geral é a origem de seus poderes. Em vez de tomarem soros do supersoldado ou serem picados por aranhas radioativas, os Filhos do Átomo nascem com alterações no seu código genético, mais precisamente no gene x, que faz com que eles tenham habilidades especiais.

Porém, essas mudanças são aleatórias e não podem ser previstas, o que sempre rende os dons mais bizarros e estranhos dos quadrinhos – ou, em alguns casos, poderes totalmente inúteis, que não servem em combate. Por isso, listamos aqui 8 mutantes das HQs da Marvel que possuem mutações completamente inúteis, para você que acha que ser mutante seria só alegria…

Imagem de capa do item

Bailey Hoskins

Apresentado na HQ X-Men: O Pior X-Man de Todos os Tempos, o jovem Bailey Hoskins veio de uma terra alternativa, onde fez de tudo para provar seu valor junto aos Filhos do Átomo. E embora seja um menino espirituoso e gentil, que tenta sempre fazer o certo, ele é prejudicado por seus poderes.

Isso porque o grande dom mutante de Bailey seria também seu fim. Ele pode detonar seu próprio corpo, causando uma grande explosão, mas caso isso se concretize, ele também morre no processo. Ou seja, é o tipo de habilidade que só pode ser usada uma vez - e que apagaria de vez o legado do herói.

Imagem de capa do item

Eye-Scream

O verão está entre nós e todos estamos desesperados por uma refrescada. E nessas horas, um sorvete até que cairia bem, não? Essa talvez seja a vantagem - a única vantagem - dos poderes de Eye-Scream, um mutante que pode se transformar... em qualquer sabor de sorvete que escolher. Hmmmmmm!

Seu nome de batismo nunca foi revelado, mas sua primeira história mostra a sua origem de vilão, já que ele decide destruir os X-Men após ficar muito envergonhado com suas próprias habilidades. Eventualmente, ele é derrotado e transformado em um sundae - sim, exatamente isso que você leu.

Imagem de capa do item

Broo

Engana-se quem acredita que apenas seres humanos da Terra podem ganhar o status de mutante. Em outras raças do Universo Marvel, é bem comum ver o surgimento do gene X, que faz com que mudanças sejam feitas em toda a estrutura genética de um indivíduo, como é o caso de Broo.

Broo é um membro da Ninhada, uma raça alienígena conhecida por ser bem maquiavélica, destruidora e sem nenhum tipo de afeto - e Broo, por ser um mutante, acabou ganhando a capacidade super inútil de sentir compaixão e ser gentil com outros seres. Claro, isso faz dele um herói, mas ainda assim...

Imagem de capa do item

Kylun

Criado originalmente como parte da Excalibur e atualmente integrante da ordem dos Cavaleiros de X, o destemido Colin McKay possui um visual bem intrigante, que carrega consigo traços felinos e um certo ar feral, que até é bem empregado para afastar ou intimidar seus oponentes.

Contudo, seu poder é bem mais simples que isso e, no frigir dos ovos, não é lá muito útil. Ele pode imitar qualquer som com perfeição, ainda que não faça muita coisa com isso. Pelo menos, ele pode ser um mestre das distrações ou aplicar golpes por telefone, se passando por outra pessoa.

Imagem de capa do item

Choir

Agora chegamos a um ponto bem interessante desta lista, onde vemos vários mutantes que, graças à mudança em seu código genético, possuem aparência bem diferente que um humano normal, mesmo que isso não seja lá tão útil quanto a capacidade de disparar raios ou controlar mentes.

Um bom exemplo disso é Choir, uma mutante apresentada nos Novos X-Men de Grant Morrison. Sua mutação fez com que ela desenvolvesse várias bocas ao redor de seu pescoço, mas ela não possui nenhum poder - a não ser que contemos a capacidade de ser um coral de uma mulher só.

Imagem de capa do item

Jazz

No que diz respeito aos X-Men, parece que ter a cor azul é um requisito fundamental para qualquer um que queira entrar na equipe. Fera, Noturno, Mística e até o Arcanjo já tiveram esse dom, aliado a outras habilidades que os tornam úteis no combate e na defesa, mas Jazz não.

John Zander é um mutante cujo maior sonho sempre foi ser um rapper, mas infelizmente não era muito bom na área musical. Ainda assim, ele tinha um elemento que o destacava de longe: sua pele é azul. E esse é seu poder, sem tirar nem por. Daria um ótimo membro do Blue Men Group.

Imagem de capa do item

Bico

Uma das criações mais interessantes de Grant Morrison é o estressado e gentil Barnell Bohusk, mais conhecido por seu apelido heroico, o Bico. Como podemos perceber, seu DNA parece ter alguns elementos presentes em aves, e por isso ele possui garras, um bico e até mesmo asas mirradas.

O único problema é que Bico não é como o Anjo, que consegue voar bem plenamente. Na verdade, suas asas são tão pequenas que o máximo que ele é capaz de fazer é planar por alguns segundos, assim como uma galinha. Pelo menos, seus outros atributos ainda valem para bicar e estraçalhar adversários.

Imagem de capa do item

Ugly John

Como já deu para perceber, Grant Morrison foi um dos autores que mais trabalhou essas mutações completamente inúteis e inconvenientes, e outra figura que merece destaque nessa lista é Ugly John (ou John Feio, em uma tradução livre), que aparece brevemente nas histórias dos mutantes.

Assim como alguns heróis citados anteriormente, Ugly John não possui uma habilidade ofensiva e nem mesmo defensiva. A única característica que o faz ser diferente de um ser humano normal é que ele possui três rostos. E não, nenhum deles faz nada de diferente, exceto... ser um rosto.