Mulher-Maravilha: Todos os poderes da heroína da DC

Capa da Publicação

Mulher-Maravilha: Todos os poderes da heroína da DC

Por Junno Sena

Abençoada pelos deuses do Olimpo, Diana Prince é uma das personagens com muitas habilidades escondidas nas mangas. Criada por William Moulton Marston, Elizabeth Marston com arte de Harry G. Peter, a Mulher-Maravilha foi de uma amazona com um laço mágico para uma semideusa poderosa.

Como a lenda que é, a personagem possui diversas histórias de origem e, junto, diferentes poderes. Para que fique sabendo de tudo que Diana é capaz, separamos todas as suas habilidades. Confira abaixo!

Imagem de capa do item

Benção divina

De George Pérez a Patty Jenkins, Diana já teve todo tipo de origem. Criada do barro ou filha de Zeus, a única constante na vida da Mulher-Maravilha são as suas bênçãos divinas. A partir delas, a heroína recebeu algumas habilidades sobre-humanas. Dentre elas, super-força, velocidade aprimorada, resistência e reflexo aguçado. Em algumas versões, a personagem é capaz de voar. Já em outras, a habilidade fica para o jato invisível, enquanto Diana apenas consegue pular muito alto e controlar a queda.

Em Mulher-Maravilha 1984, isso é extrapolado a ponto da personagem conseguir se pendurar em um raio com o Laço da Verdade. Essa habilidade demonstrada no filme escancara o seu parentesco com Zeus.

Imagem de capa do item

Fator de cura

Na releitura de George Pérez, Diana recebeu a bênção de Deméter, lhe concedendo a habilidade de se curar rapidamente de ferimentos leves a moderados. A lógica vem da ideia de que, assim como a Terra, domínio pelo qual Deméter é responsável, Diana sempre está se renovando.

Isso a permite ter uma imunidade contra venenos, toxinas e doenças. Tal característica se manteve em versões posteriores da personagem, permitindo que ela se recupere de uma lesão dentro de segundos ou minutos.

Imagem de capa do item

Imortalidade

Embora possa ser morta, situação pela qual Diana já passou algumas vezes, a heroína é imortal. Como o resto de sua espécie, ao chegar ao auge do desenvolvimento de seu corpo, ela para de envelhecer, permitindo manter a proeza física, a saúde, vitalidade e aparência juvenil. Isso só se provou o contrário quando falamos das Amazonas de Bana-Mighdall. Elas renunciaram as bênçãos dos deuses em busca de vingança contra os homens, as tornando mortais.

Imagem de capa do item

Auto-Sustentação

Não se sabe de quais outras versões da Mulher-Maravilha possuem essa habilidade, mas a Diana da Terra 2 não precisa comer ou beber água enquanto está em Themyscira. Isso significa que a heroína e as amazonas da ilha não precisam ingerir nenhuma forma de nutrição para manter sua saúde e vitalidade.

Porém, elas se alimentam. Algo que é comum nos quadrinhos da heroína são os grandes festivais entre as amazonas. Essa habilidade de “auto-sustentação” está relacionada aos efeitos da fome no indivíduo, isto é, espasmos, cansaço, dor, entre outros sintomas.

Imagem de capa do item

Linguagem universal

Há histórias em que o Laço da Verdade serve como um tradutor para Diana, mas a personagem já mostrou ter uma proficiência em línguas, podendo falar seu nativo Themyscirano, grego antigo e moderno, inglês, espanhol, português, francês, mandarim e russo

Em quadrinhos mais antigos, isso se estende para qualquer língua conhecida. Do passado, presente ou futuro. Além disso, através de um controle muscular, a heroína pode imitar as vozes de outras pessoas.

Imagem de capa do item

Telepatia

Dentre tantas histórias de origem, nos Novos 52, Diana conseguiu algumas habilidades menos comuns no seu repertório. Na saga, Diana matou Ares, adquirindo alguns poderes, como a telepatia. A partir desse evento, ela também passa a controlar qualquer tipo de força militar. Anteriormente, a capacidade telepática da Mulher-Maravilha foi utilizada, mas pouquíssimas vezes. Diferente de precisar matar Ares para conseguir o “upgrade”, ela havia aprendido sozinha.

Imagem de capa do item

Empatia animal

Na versão de Pérez, Artemis concede a Diana a capacidade de se comunicar com todas as formas de animais. A habilidade inclui comandar animais selvagens quando necessário e acalmar um animal furioso com facilidade. Mesmo que pareça inútil, a Mulher-Maravilha já trouxe águias carecas para um batalha, em busca de distrair o Superman e derrotá-lo.

Imagem de capa do item

Viagem astral

Quando seus arcos eram mais conectados com o Olimpo, Diana chegou a precisar fazer viagens dimensionais para conversar ou salvar algumas entidades. Esse foi o caso quando precisou resgatar Artemis do inferno. Além disso, a melhor forma para se conversar com o panteão é através de uma boa meditação e viagem astral.

Imagem de capa do item

Sabedoria de Atena

Nem todas as bênçãos dos deuses são óbvias. Algumas são reveladas apenas quando necessário. Esse é o caso da sabedoria concedida por Atena. Diana é uma exímia estrategista, se tornando um dos membros mais inteligentes e sábios da Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Magia

Magia não é sempre associada à Mulher-Maravilha, mas como uma entidade divina, às vezes, precisa recorrer a alguns feitiços. Em algumas histórias, apenas com seu conhecimento avançado, foi capaz de praticar magia sem dificuldade. Já em outras histórias, Diana é imune a magia.

Mas, habilidades mais impressionantes foram mostradas em Liga da Justiça Sombria, onde precisou se juntar a Constantine, Zatanna e outros personagens em busca de derrotar um mal sobrenatural: o Homem Invertido. Durante a luta, poderes místicos despertam na heroína, mudando a sua aparência. É possível que tal habilidade seja uma bênção da deusa Hécate.