Mulher-Hulk: As referências e easter-eggs que você pode não ter notado no episódio 6
Mulher-Hulk: As referências e easter-eggs que você pode não ter notado no episódio 6
Vampiros, lobisomens e imortais!
O Universo Cinematográfico da Marvel parece estar ganhando cada vez mais forma em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. Com um episódio morno mas cheio de referências, alguns podem ter ficado decepcionados com a falta do “diabão vermelho”, mas a verdade é que “criaturas sobrenaturais” foram bem referenciadas na trama.
Para você ficar ligado em tudo o que aconteceu no sexto episódio de Mulher-Hulk, Apenas Jen, separamos aqui as referências e easter-eggs. Confira!
Apenas Jen
A versão “Jen” da Mulher-Hulk não é apenas o que impulsiona a história do sexto episódio como também é o que dá nome ao título. Desta vez, a cartela apresentando a série mudou de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis para Apenas Jen: Defensora de Heróis. A mudança também é uma referência sobre a expectativa dos fãs que veríamos o Demolidor já neste episódio.
Durante o final do quinto episódio, pode-se ver o capacete do herói Demolidor, o alimentou os rumores de que Matt Murdock retornaria como o Homem Sem Medo nesta semana. Porém, como é dito por Jen, este é apenas um “episódio de casamento”.
Senhor Imortal e seu QR Code
A apresentação de Craig Hollis, o Senhor Imortal, tem diversos aspectos curiosos. O primeiro é o seu nome. Assim como na série, Craig é um imortal nos quadrinhos. Criado em 1989, o personagem descobriu a existência de seus poderes após tentar cometer suicídio diversas vezes.
A maior referência a sua contraparte nos quadrinhos é o QR Code presente no carro da polícia, que direciona o público a edição The West Coast Avengers #46 (Vingadores da Costa Oeste em tradução literal). O curioso dessa equipe é que eles não foram autorizados a utilizar o nome “Vingadores”, o que causou problemas legais para Craig e sua equipe.
Vampiros estão chegando?
Outra curiosidade sobre o personagem é que o Senhor Imortal comenta já ter sido casado com uma Baronesa Cromwell. Nos quadrinhos, Lily Cromwell é conhecida como a Baronesa Sangue, em referência a figura histórica Isabel Bathory, a Condessa de Sangue.
Enquanto Isabel ficou conhecida como uma “vampira” pela fama em se banhar no sangue de garotas virgens, Lily Cromwell é uma das muitas vampiras do universo Marvel.
A menção pode não significar nada, mas vale lembrar que, em outubro, chega à Disney+ o especial de Halloween da Marvel, Lobisomem na Noite e, em breve, veremos Blade neste universo. Esse pode ser o momento perfeito para levar o elenco monstruoso dos quadrinhos para o MCU.
Edward ou Jacob?
Ainda sobre vampiros e lobisomens, durante a festa de casamento, as madrinhas de Lulu perguntam se a noiva é “Time Edward” ou “Time Jacob”. A pergunta é uma referência a saga literária e de filmes lançada em 2008, Crepúsculo.
Lulu não revela para qual dos dois torcia, mas deixa claro que já namorou os dois atores: Robert Pattinson, o atual Batman e Taylor Lautner, que deixou a carreira de ator de lado.
Josh Bom-Demais-Pra-Ser-Verdade
Não se sabe ao certo quais são os reais interesses de Josh em relação a Jennifer Walters, mas isso não impediu que o público teorizasse a presença dele como a de um vilão disfarçado. Alguns acreditam que Josh seja, na verdade, Josh Glenn, uma das versões do Monge do Ódio.
Josh Glenn é um supremacista que tomou o manto do antigo vilão após ler diversos sites de teorias conspiracionistas. Dado o andar de Mulher-Hulk, não é improvável que Josh seja um integrante do Intelligencia que deseja matar Jen.
Você disse “Intelligencia”?
Na série, Intelligencia é o nome de um site onde pessoas se reúnem para debater assuntos controversos e fazer ataques contra a Mulher-Hulk.
Já nos quadrinhos, a palavra deu nome a um grupo de vilões formado por Ardiloso, Cabeça de Ovo, Doutor Destino, Fantasma Vermelho, Garra Sônica, Mago, MODOK e Pensador Louco. Liderados por Samuel Sterns, o Líder, eles foram responsáveis por transformar General Ross no Hulk Vermelho e Betty Ross em Mulher-Hulk Vermelha.
Com a cena final do sexto episódio, é capaz que o fórum a lá 4chan do Intelligencia mostre ser uma fachada para os planos do vilão Líder.
DJ Inche-che-chedível Hulk!
Sendo impossível não passar um episódio sem dizer “incrível”, Ched, primo de Jennifer Walters, se denominou o “DJ Inchedível Hulk”. O nome é uma referência ao fato dele ser primo de dois incríveis Hulk, Jenn e Bruce Banner.
Cookeville, uma das melhores cidades para se viajar
Uma referência que pode passar despercebida está presente na tela de computador de Nikki enquanto a personagem assiste vídeos do fórum da Intelligencia junto de Mallory. Nela, pode-se ver um post dizendo que Cookeville é uma das melhores cidades para se viajar nos Estados Unidos.
A curiosidade deste post é que Cookevile, cidade do Tenessee, foi uma das que sofreu com um evento Nexus em uma linha alternativa de 1999, como vimos em uma tela na série Loki. O evento foi interrompido pela TVA (Autoridade de Variância do Tempo) e, em 2025, foi considerada como um dos 10 principais destinos para se viajar.
Pepe, o Sapo
Para entrar na área exclusiva para membros da Intelligencia, Nikki utiliza algumas iscas curiosas na criação de seu perfil, como: acreditar em teorias da conspiração, bitcoins, caça de alces e a típica misoginia. Mas há também uma referência no emoji do usuário #HulkKing.
O desenho tem diversas semelhanças ao meme do Pepe, o Sapo, que foi utilizado por membros do controverso movimento alt-right — “direita alternativa” em tradução literal, que diz respeito a uma fração da extrema direita norte-americana — em 2015. Assim, o meme passou a ser usado com conotação racista e antissemita por esses grupos.
Clube de ódio a Jennifer Walters
A cena final do episódio é um prato cheio de referências. Além de revelar que a Intelligencia está conectada com o grupo de vilões que foram atrás de Jennifer no início da temporada, foi mostrado que há uma nova agulha para tentar perfurar a pele de Jen. Especula-se que a nova ferramenta pode ser feita de adamantium ou vibranium.
No laboratório ainda pode ser visto alguns recipientes com líquido verde que, aos olhos mais atentos, podem trazer lembranças ao laboratório de Samuel Sterns, o Líder, em O Incrível Hulk. Outras curiosidades é que estão estudando os níveis de radiação gamma da personagem, algo que está intimamente ligado com os projetos da Intelligencia dos quadrinhos.
Cabine de fotos!
Ainda sem cenas pós-créditos, neste episódio temos mais uma ilustração curiosa. Entre diversas imagens tiradas em cabines de fotos, podemos ver que Lulu parece ter beijado Ched durante a sua festa de casamento. Também vemos algumas imagens de Titânia com Lulu, de Jen com Josh e, mais atrás, o que pode ser Jen com Adam, o noivo.