Mulher-Aranha: Poderes, origem, história e tudo sobre a heroína da Marvel

Capa da Publicação

Mulher-Aranha: Poderes, origem, história e tudo sobre a heroína da Marvel

Por Leo Gravena

Jessica Drew, a Mulher-Aranha, é uma das heroínas mais antigas da Marvel: criada ainda nos anos 70, ela já apareceu em vários desenhos animados dos Vingadores e do Homem-Aranha. Em breve, veremos a personagem em Homem-Aranha no Aranhaverso 2, além de rumores dizerem que ela pode aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel em Invasão Secreta.

Confira aqui tudo que você precisa saber sobre a personagem antes de sua estreia nas telonas!

Imagem de capa do item

Qual é a origem da Mulher-Aranha nas HQs?

Diferente de sua contraparte no Universo Ultimate, que é um clone de Peter Parker, Jessica Drew é sua própria heroína. Quando era criança, devido a longa exposição a urânio, Jessica ficou doente. Seu pai, que era um cientista expert nas propriedades regenerativas e imunológicas das aranhas, injetou em Jessica um soro não testado, feito com sangue aracnídeo, na esperança de melhorar as condições da garota.

Ele então a colocou em um acelerador genético, algo semelhante a uma câmara barométrica, para agilizar o processo, porém ele parecia trabalhar ainda mais lentamente. Após ter acordado, décadas depois, Jessica saiu da câmara e descobriu que seus pais haviam sumido e que ela possuía diversos novos poderes. Ela acabou se tornando uma agente da Hydra, porém se rebelou e escapou da organização

Imagem de capa do item

A origem editorial da Mulher-Aranha

Nos anos 70 havia um desenho chamado Tarzan. Eles descobriram que o show era ainda mais popular quando eles colocaram o Batman na história, formando a “Hora da Aventura do Batman e Tarzan”. Achando que isso estava funcionando, a empresa Filmation decidiu colocar novos personagens e um deles se chamaria Mulher-Aranha.

Com a notícia tendo chegado até a Marvel, eles correram para criar uma personagem de mesmo nome. Com a ajuda de Sal Buscema e Jim Mooney, a Marvel lançou, correndo, um quadrinho da Mulher-Aranha. A editora conseguiu direito à marca registrada na personagem em 1977. Enquanto isso, a Filmation colocou a personagem “Mulher-Teia” em seu desenho.

Mas mesmo com sua criação tendo sido “corrida”, a heroína fez bastante sucesso e seu quadrinho teve 50 edições.

Imagem de capa do item

Invasão Secreta

Após seu sucesso inicial, por um bom tempo Jessica Drew ficou de escanteio nos quadrinhos da Marvel, aparecendo em várias revistas mas nunca tendo uma trama própria. Ela chegou a ter uma trama nas histórias do Homem-Aranha e da Mulher-Aranha Mattie Franklin, em uma época no início dos anos 2000 no qual seus poderes estavam “dando problema”.

Ela voltou aos holofotes com o quadrinho dos Novos Vingadores, de Brian Michael Bendis, e na saga Invasão Secreta. Nas duas, descobrimos que a Jessica Drew que acompanhamos desde o início da nova fase era, na verdade, a Rainha Veranke dos Skrull, disfarçada como a heroína e tramando seu plano de dominação mundial.

Após o evento, a Mulher-Aranha ganhou um novo título solo e passou a participar de várias sagas no Universo Marvel, ganhando mais destaque na editora.

Imagem de capa do item

S.W.O.R.D., Vingadores e outras equipes

Jessica Drew já participou de várias equipes no Universo Marvel. Ela é mais conhecida por ser uma Vingadora, mas também já trabalhou com a S.H.I.E.L.D., S.W.O.R.D., Strikeforce, Vingadores Secretos, Novos Vingadores, Heróis de Aluguel e vários outros.

Logo após retornar para a Terra depois de ter sido substituída por uma Skrull, ela foi contratada por Abigail Brand para fazer parte da S.W.O.R.D., ajudando a agência a deter os skrulls que haviam sido “deixados para trás” e ainda estavam causando problemas no mundo.

Depois disso ela se juntou aos Vingadores, chegando a ter um breve romance com o Gavião Arqueiro, e participando de vários títulos diferentes relacionados à equipe.

Imagem de capa do item

Aranhaverso

Durante o Aranhaverso dos quadrinhos, Jessica foi uma das heroínas-aranha da Terra-616 a lutar contra Morlun e os Herdeiros, que se alimentam dos Aranhas. Jessica Drew foi bastante importante na saga, sendo enviada para a Terra-001, a casa dos vilões, para se infiltrar e conseguir adquirir informações sobre eles.

Por causa das informações que ela consegue nesse universo, O “Exército Aranha” consegue derrotar Morlun e os Herdeiros. Quando os vilões retornaram na saga Aranhagedom, ela se uniu ao Aranha Escarlate Kaine Parker mesmo não querendo lutar, isso porque ela precisava proteger seu filho, Gerry, que também é um ”Totem Aranha” e poderia ser caçado no futuro.

Imagem de capa do item

Mãe e heroína

Após os eventos do Aranhaverso, Jessica decidiu abandonar os Vingadores e começar uma nova vida, focando-se principalmente em ajudar civis.No ano seguinte, a heroína decidiu ficar grávida através de inseminação artificial, mas continuou a lutar contra o crime, chamando Ben Urich e o Porco-Espinho para ajudar em suas investigações.

Por um tempo, ela quase desistiu de lutar contra o crime para cuidar de seu filho, Gerry, porém após conversar com Carol Danvers ela decide que ajudar as pessoas é a melhor forma de o inspirar. Além disso, quando ela precisa de uma babá, George, o Porco-Espinho, sempre está pronto para ajudá-la.

Imagem de capa do item

Amizade com Carol Danvers

Jessica Drew e Carol Danvers possuem uma amizade bastante antiga, que vem desde os primeiros quadrinhos da Mulher-Aranha. As suas se conheceram no Avengers Annual #10, de 1981, quando Jessica ainda era uma investigadora particular em São Francisco.

A partir dai as duas personagens passaram a ter uma amizade continua nos quadrinhos dos Vingadores, principalmente após A Essência do Medo, no qual trabalham juntas para derrotar Nul, O Destruidor de Mundos.

A amizade das duas só foi aumentando, principalmente na revista da Capitã Marvel escrita por Kelly Sue DeConnick, que apresentou Danvers com seu novo manto. Desde então elas são inseparáveis em suas histórias. Durante a Guerra Civil II elas tiveram uma briga e ficaram afastadas por um tempo, porém logo se acertaram.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades da Mulher-Aranha?

A Mulher-Aranha possui várias habilidades bastante diferentes e interessantes. Sua fisiologia de aranha permite que ela tenha poderes como a habilidade de escalar paredes, superforça, velocidade, durabilidade, agilidade, reflexos e audição.

Porém eles não param por aí. Jessica Drew possui vários poderes ligados à radiação; ela é imune a várias formas de veneno e radiação, possui um fator de regeneração bastante poderoso e longevidade aumentada, o que faz com que ela possa viver por muitos anos envelhecendo lentamente. Ela também possui a habilidade de planar no ar, mas não consegue realmente voar.

Seu poder mais icônico, contudo, é sua rajada de veneno. De forma semelhante aos poderes de Miles Morales, a Mulher-Aranha consegue descarregar rajadas de bioeletricidade através de suas mãos, podendo desde dar um pequeno choque ou até mesmo matar uma pessoa normal. Outro poder bastante conhecido da personagem é sua secreção de ferômonios; podendo criar medo, atração ou repulsa naqueles que estão próximos.

Devido a seu treinamento pela Hydra, Jessica tem diversas habilidades. Ela é uma espiã altamente treinada em sete diferentes tipos de combate. Entre eles estão karatê, boxe, capoeira, judô e luta de espada ensinados a ela pelo Treinador, porém ela não consegue dominar nenhum tipo de luta específica. A heroína também é fluente em russo, japonês, francês, espanhol, português, coreano e alemão.

Imagem de capa do item

A Mulher-Aranha fora dos quadrinhos

A Mulher-Aranha Jessica Drew irá aparecer pela primeira vez em Homem-Aranha no Aranhaverso 2, porém ela é bem conhecida pelos fãs dos jogos e animações da Marvel.

A personagem teve sua própria série animada em 1979 na ABC, chamada ”Mulher-Aranha”, que mostrava a heroína como editora de uma revista que luta contra o crime. No desenho, sua origem e poderes são alterados, com ela tendo sido picada por uma aranha venenosa quando criança e recebendo um soro de seu pai que a salvou, mas também lhe deu poderes.

Além disso, ela está presente em vários jogos diferentes da Marvel, como Spider-Man Unlimited, Lego Marvel's Avengers, Marvel Puzzle Quest e Marvel: Future Fight.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha no Aranhaverso 2

A Mulher-Aranha Jessica Drew irá aparecer na sequência de Homem-Aranha no Aranhaverso, sendo interpretada por Issa Rae.

Issa Rae, que já foi indicada várias vezes ao Emmy, é a estrela e criadora da série Insecure da HBO. Ela se torna a mais nova integrante do elenco de Aranhaverso, que já conta com Shameik Moore no papel de Miles Morales e Hailee Steinfeld no papel de Gwen-Aranha.

Além disso, existem vários rumores de que a Sony também está desenvolvendo um filme live action sobre a personagem, dirigido por Olivia Wilde. O longa não possui muitas novidades desde o final de 2020, quando foi anunciado que a diretora de “Fora de Série” comandaria um projeto da Marvel para a Sony.