Ms. Marvel: 12 easter-eggs e referências no sexto episódio da série

Capa da Publicação

Ms. Marvel: 12 easter-eggs e referências no sexto episódio da série

Por Gus Fiaux

Após seis semanas, Ms. Marvel finalmente chegou à conclusão de seu primeiro ano, em uma das séries mais interessantes de todo o Universo Cinematográfico da Marvel. Rimos com a heroína, choramos também, e agora seu primeiro ciclo de aventuras se encerra com um sentimento de que esse é só o começo e muito mais está por vir.

Porém, o último capítulo trouxe várias reviravoltas chocantes e algumas conexões muito inesperadas com os quadrinhos – inclusive apresentando um conceito bem aguardado no MCU. Agora, nos reunimos uma última vez para falar de todos os easter-eggs e as referências no sexto episódio de Ms. Marvel!

Imagem de capa do item

Finalmente... o traje!

Depois de vários episódios sem que Kamala Khan tivesse seu próprio traje heroico, finalmente a vemos ganhando um visual oficial no último capítulo. E o mais curioso de tudo isso é que quem faz o traje é ninguém menos que a própria mãe de Kamala, Muneeba Khan, como um presente para que sua filha possa salvar o mundo como sempre quis.

Vale lembrar que o traje já está sendo "cozinhado" há um bom tempo, com várias peças da vestimenta dadas de presente pelos amigos de Kamala (por exemplo, a máscara veio de Bruno Carrelli, enquanto a echarpe vermelha veio do Adaga Vermelha). O "raio" no meio do traje é uma referência ao pingente quebrado da heroína, conforme vimos no quinto episódio.

Imagem de capa do item

Poderes diferentes, mas fiéis!

Na batalha final, Kamala Khan tem a chance de mostrar o que aprendeu com suas habilidades ao longo dos últimos capítulos. E embora seus poderes tenham passado por uma grande mudança na adaptação para as telas, é um pouco reconfortante ver que ela usa esses dons de forma semelhante que a sua contraparte dos quadrinhos.

Em dado momento, ela usa todo o "noor" ao redor de seu corpo, para criar uma grande armadura. Ao fazer isso, ela usa uma frase clássica das HQs, que é "Embiggen!" ("Gigantar", na versão em português). Dessa forma, ela pode usar punhos gigantes para combater seus inimigos ao mesmo tempo em que se defende dos golpes deles.

Imagem de capa do item

Kamran se torna um "vilão"

Desde que Kamran foi introduzido em Ms. Marvel, muitos fãs que conhecem os quadrinhos já esperavam que ele fosse "mudar de lado" em algum momento - e é exatamente isso que acontece no último episódio da primeira temporada, quando ele decide usar seus recém-descobertos dons para atacar os membros do Controle de Danos.

Isso porque, nas HQs, Kamran é um Inumano que acaba atraindo Kamala e espera que ela faça parte de um grupo extremista que quer tomar controle dos seres humanos. Aqui, Kamran até tem uma chance de se redimir, e foge com a ajuda de Kamala Khan. Apesar disso, ele parece ter um poder ainda mais forte e descontrolado que o da Ms. Marvel.

Imagem de capa do item

Homenagem a Homem-Aranha 2?

Pouco depois que Kamran foge, podemos ver Kamala Khan cercada pelos agentes do Departamento de Controle de Danos. Ela fica assustada, mas logo descobre que o povo está a seu favor, já que vários cidadãos fazem uma "cerca humana" ao redor da heroína para impedi-la de ser presa. E algo bem parecido acontece em Homem-Aranha 2, de 2004.

No filme dirigido por Sam Raimi, depois que impede um trem de sofrer um acidente letal, Peter Parker cai no chão e é protegido pela população de Nova York, que tenta impedir o Doutor Octopus de pegá-lo. É uma homenagem interessante, que mostra como Kamala tem um papel parecido com o Aracnídeo no que diz respeito à relação com a sua comunidade.

Imagem de capa do item

Easter-egg do Multiverso

Depois que a batalha final se encerra, podemos ver vídeos do TikTok, que mostram a relação pública à mais nova heroína. Aqui, temos a participação de vários personagens da série, como o Sr. Wilson (o diretor da escola onde Kamala estuda) e até mesmo o Sheikh Abdullah. Além disso, você pode encontrar criadores de conteúdo e jornalistas de cultura pop da vida real.

Porém, há um easter-egg bem interessante em alguns vídeos do fundo, onde podemos ver um homem fazendo movimentos de luta com alguns efeitos especiais. Seu nome é @MasterPaul616 - o que certamente conta como uma referência ao Universo-616, que é o mesmo universo das HQs (e, de acordo com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, é o número da "terra principal" do MCU).

Imagem de capa do item

Zoe e Nakia

Na mesma sequência dos TikToks, podemos ver também alguns vídeos do canal de Zoe Zimmer, dessa vez acompanhada por Nakia. As duas parecem ter desenvolvido uma grande amizade, desde que lutaram contra os agentes do Controle de Danos na escola onde frequentam. Porém, essa cena tem uma relação bem curiosa com as HQs.

Nas histórias da Ms. Marvel nos quadrinhos, Zoe começa como bully, e logo se torna amiga de Kamala. Ela então passa a desenvolver sentimentos por Nakia, e eventualmente conta para ela - mas Nakia diz que não retribui esse amor, embora deseje tudo de bom para ela. Será que veremos algo parecido em uma segunda temporada da série?

Imagem de capa do item

A origem do nome heroico

Nos quadrinhos, Kamala Khan decide usar o nome Ms. Marvel como homenagem a Carol Danvers, que antes era conhecida por esse nome, até trocá-lo para se tornar a Capitã Marvel. Porém, no MCU, Carol sempre foi Capitã e nunca usou o codinome Ms. Marvel. Por isso, na série, temos uma explicação tocante por trás da escolha desse nome.

O pai de Kamala, Yusuf Khan, conversa com ela rapidamente e diz que seu nome, em urdu, significa algo como "maravilha" (que pode ser traduzido como Marvel, em inglês). Assim, ela tem a chance de trilhar seu próprio caminho, e seu próprio nome heroico reflete muito mais sua personalidade e suas origens. É um momento muito bonito e emocionante.

Imagem de capa do item

Uma "pose" clássica

Depois que fala com seu pai e parte para a noite, Kamala Khan pode ser vista sentada em cima de um poste de luz. A cena, no entanto, já havia sido mostrada nos trailers da série e até estampou alguns pôsteres da produção. Porém, muitos devem saber que essa é uma homenagem a uma das capas mais famosas da HQ da heroína.

A capa em questão veio de Ms. Marvel Vol. 3 #5 e foi ilustrada por Jamie McKelvie (conhecido por seu trabalho em Jovens Vingadores e The Wicked + The Divine). Aqui, podemos ver Kamala em cima de um poste de luz enquanto observa a cidade de Nova Jersey. Desde então, essa se tornou uma "pose clássica" da heroína.

Imagem de capa do item

Shawarma

Em um dos momentos finais do episódio, vemos Kamala Khan junta de seus amigos, Nakia e Bruno Carrelli. Enquanto Kamala e Bruno ficam conversando do lado de fora do carro, Nakia diz: "Entrem logo, perdedores, vamos comer shawarma!", em uma breve referência ao filme Meninas Malvadas e ao meme que se popularizou por causa de uma cena.

Porém, a maior referência aqui está na comida em si. Shawarma é um prato árabe muito famoso, e essa não é a primeira vez que ouvimos falar dele no Universo Cinematográfico da Marvel, já que na segunda cena pós-créditos de Os Vingadores, de 2012, os heróis se juntam para comer shawarma pouco após a grande Batalha de Manhattan.

Imagem de capa do item

Kamala Khan é a primeira mutante do MCU!

Em uma das cenas finais do episódio, Kamala Khan conversa com Bruno Carrelli, que diz que fez novas pesquisas com o material genético dela. Com isso, ele descobre que ela possui "uma mutação" - e logo em seguinte, nós podemos ouvir alguns acordes da trilha de X-Men: A Série Animada. Em outras palavras: Ms. Marvel é a primeira mutante do MCU.

Essa é uma grande mudança em relação aos quadrinhos, já que lá Kamala é uma Inumana, mas mostra como o Universo Cinematográfico da Marvel está disposto a jogar uma pá de cal na saga dos Inumanos, apresentando os mutantes de forma bem peculiar. Vale lembrar que, nas HQs, um dos heróis que mais interage com Kamala é o próprio Wolverine.

Imagem de capa do item

Ms. Marvel ou Armadura?

Com isso em mente, é bem curioso como a Ms. Marvel acaba lembrando uma famosa mutante dos quadrinhos durante a batalha final do episódio, ao usar seus poderes brilhantes. Ela cria uma armadura ao redor de seu corpo e parte para cima dos atacantes sem medo, confiante de que o noor é capaz de protegê-la.

Muitos estão comparando a personagem com Armadura, uma mutante japonesa das HQs cujo nome verdadeiro é Hisako Ichiki. Armadura foi um importante membro dos X-Men e de algumas equipes paralelas, como os Novos Mutantes. Ela é capaz de criar uma armadura psiônica ao redor de seu próprio corpo, que a garante superforça e uma durabilidade aumentada.

Imagem de capa do item

As Marvels

Como já era esperado, o último episódio possui uma cena pós-créditos que serve para estabelecer uma conexão com a próxima participação da heroína no Universo Cinematográfico da Marvel. Na cena em questão, vemos que Kamala Khan está em seu quarto, usando seu traje heroico. Do nada, seu bracelete começa a brilhar e ela desaparece.

Em seu lugar, surge Carol Danvers, a Capitã Marvel. Até agora, ainda não sabemos exatamente o que aconteceu, e muitas teorias estão surgindo na internet, mas um fato é certo: Ms. Marvel retornará no ano que vem, em As Marvels, filme que será estrelado por um trio de peso: Kamala, Carol e Monica Rambeau.