What If…?: Todas as mortes de Tony Stark na série do Disney+
What If…?: Todas as mortes de Tony Stark na série do Disney+
O Homem de Ferro morreu uma quantidade considerável de vezes em What If…? Relembre todas!
What If…? conseguiu a façanha de matar o Homem de Ferro não apenas uma, mas cinco vezes ao longo da primeira temporada. Enquanto o MCU levou mais de dez anos para dar adeus a Tony Stark, o seriado animado nos mostrou diversas maneiras de acabar com sua vida, desde uma simples explosão até a transformação em um zumbi comedor de cérebros.
Considerado por muitos como um dos personagens mais importantes da Marvel, é difícil superar os momentos finais de Tony Stark. Para preservar a memória deste nobre Vingador, relembramos aqui as cinco formas que What If…? encontrou para matar o Homem de Ferro.
Episódio 3: E Se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?
Neste universo, Hank Pym decide vingar a morte de sua filha, Hope, assumindo o manto do Jaqueta Amarela. Para isso, ele arquiteta um plano para assassinar todos os heróis reunidos por Nick Fury e sua primeira vítima foi justamente Tony Stark. Logo após uma noite de celebrações, o playboy filantropo estava em uma cafeteria com o traje do Homem de Ferro quando é morto sem nenhuma explicação aparente.
No momento em que tudo aconteceu, Stark estava junto de Fury e da Viúva Negra. E assim que Natasha injeta lítio em seu corpo, buscando evitar um possível envenenamento por uso contínuo da armadura, quem entra em sua circulação é Hank. Como o Jaqueta Amarela, encolhido em um tamanho minúsculo, ele invade o sangue de Tony Stark e o mata.
Episódio 5: E Se… Zumbis!?
Um dos arcos dos quadrinhos mais adorados é aquele onde boa parte dos Vingadores se transforma em mortos-vivos, algo que acaba acontecendo no quinto episódio. Depois que Hank Pym (mais uma vez) decide entrar no Reino Quântico para salvar sua esposa, Janet Van Dyne, o cientista descobre que ela contraiu um vírus altamente contagioso que lhe transformou em zumbi. Ele é contaminado e, ao voltar para a Terra, traz a doença consigo, iniciando um apocalipse por todo o planeta.
Assim acontece a primeira morte de Stark neste episódio: para o vírus de Janet. Não fica claro como Tony foi contaminado, mas ele está entre os zumbis mais poderosos do episódio.
Seu fim definitivo chega mais tarde, pelas mãos de Hope van Dyne. Ela está entre os poucos heróis que conseguiram escapar do vírus letal, formando uma resistência dedicada a reverter os estragos do apocalipse. Quando eles são atacados por seus antigos colegas Vingadores, Hope acaba sendo obrigada a decepar a versão zumbificada de Tony Stark, pondo um fim em seu reinado de terror.
Episódio 6: E Se… Killmonger tivesse resgatado Tony Stark?
Assim como o último episódio, este conta com duas mortes de Tony Stark, mas a primeira não é grande novidade para os fãs, uma vez que o Vigia apenas relembra o sacrifício do herói em Ultimato, quando estala os dedos para impedir o plano genocida de Thanos.
A segunda morte vem a partir de um plano de Eric Killmonger (Michael B. Jordan). Ele decide salvar Stark no Afeganistão, durante os eventos de Homem de Ferro (2008). Com isso, Tony acaba nunca se tornando o Vingador que conhecemos e decide ajudar Killmonger a construir seus drones Libertadores. Não estava nos planos de Stark ser traído por Eric, claro. Mas quando a verdade é revelada, o milionário acaba sendo empalado por seu amigo, morrendo mais uma vez.
Episódio 8: E Se… Ultron Tivesse Vencido?
A última morte de Tony Stark acontece no penúltimo episódio da série, aquele onde vemos Ultron assumir o corpo do Visão e, por consequência, a Joia da Mente. Graças ao novo corpo, o androide torna-se consciente de si mesmo e começa a formar um exército para acabar com a vida no planeta.
Enquanto tenta colocar o seu plano em execução, Ultron não apenas consegue transferir a sua memória para o corpo do Visão, como também atinge o poder pleno da Joia da Mente. O despertar causa uma grande explosão nas instalações do servidor Nexus, matando todos os Vingadores que estavam ali presentes, incluindo Tony Stark.