Mortal Kombat: Todos os easter-eggs e referências no novo filme da franquia
Mortal Kombat: Todos os easter-eggs e referências no novo filme da franquia
Descubra todos os segredos tirados diretamente dos jogos
Como todo filme inspirado em videogame, Mortal Kombat mal estreou e já divide a opinião dos fãs. Enquanto uns reclamam do roteiro raso, muitos elogiam as sequências de luta que lembram os jogos. É inegável o cuidado que os produtores tiveram em homenagear os fãs da saga sangrenta, especialmente nos mínimos detalhes.
Quem prestou bastante atenção, pode ter notado que o filme está repleto de referências e easter-eggs de diferentes épocas da franquia, desde os jogos mais antigos aos mais recentes. Para te ajudar a não perder nenhuma surpresa, preparamos uma lista reunindo todos os segredos escondidos ao longo do filme. Confere só!
Noob Saibot?
Há um pequeno segredo no passado de Cole. Apesar de não ser valorizado pelo organizador das lutas que frequenta, ele tem um histórico invejável na luta livre, como fica bem evidente pelo mural de Sonya Blade. Jax até lhe elogia por ter derrotado o lendário campeão Eddie Tobias.
Espera um pouco… Talvez esse nome te lembre alguém caso você seja um veterano da franquia. Tal qual Noob Saibot, um dos ninjas de Mortal Kombat, esse nome é uma referência aos co-criadores do game original: Ed Boon e John Tobias. Criativo, não?
Combo de gelo
Uma das batalhas mais impactantes acontece ainda no começo da trama, quando Jax persegue Sub-Zero para proteger Cole. As coisas não terminam muito bem para o mocinho, mas talvez a situação pudesse ter sido evitada em outra arena.
Isso porque em uma das paredes da construção onde Jax enfrenta Sub-Zero podemos ver em evidência uma pixação representando o combo clássico de Bola de Gelo do vilão: lado, lado, soquinho. Vendo a lista de combos fica fácil ganhar.
Personagens cortados
Ao longo dos anos, Mortal Kombat acumulou um elenco imenso de lutadores e não seria nem viável introduzir todos em um único filme. Além daqueles que acabaram integrando a história do filme, os produtores decidiram esconder referências a seus personagens favoritos que podem muito bem aparecer em uma sequência.
No mural de Sonya Blade, temos a ilustração de um guerreiro Matoka que é o lutador Nighwolf. Também vemos a foto de um busto do Kotal Khan, antigo imperador do Outworld, e de um centauriano, provavelmente uma referência ao Motaro. Em outra cena, no mural do Raiden, há uma representação do Shao Khan, o possível vilão do próximo filme.
Kombate Conká
Quem não é muito chegado a franquia, está sempre zoando sobre como o próprio título do jogo por si só está escrito errado, uma vez que a grafia correta da palavra em inglês é “Combat”. O filme também não esqueceu dos haters e repetiu a brincadeira com o próprio protagonista, que diz para Sonya Blade que “Está escrito errado” assim que descobre sobre o evento.
Acontece que o nome do jogo precisou ser alterado por razões legais. Como “Mortal Combat” é uma frase um tanto comum, não poderia ser registrada para proteger os direitos autorais. Assim, algo precisou ser feito para tornar este nome único e adicionar um “k” em Kombat foi a solução escolhida por Boon e Tobias.
Amuletos da Sorte
Há ainda dois personagens que foram representados fisicamente no filme por suas armas mais marcantes já usadas ao longo da franquia: Shinnok e Kitana. Ambas estão sendo exibidas por Raiden como um troféu, o que significa que o Deus Ancião encontrou os dois em algum momento no passado.
Primeiro temos o amuleto de Shinnok, um dos Deuses mais terríveis da franquia, que Kano tenta roubar discretamente assim que eles se deparam com o artefato, mas é logo repreendido. Próximo a ele, está um dos leques afiadíssimos de Kitana que aparece no plano de fundo enquanto Kano explora o lugar.
Cai na mão!
Desde o primeiríssimo jogo, cada luta de Mortal Kombat é marcada pelo vozeirão de um narrador oficial do torneio. Entretanto, como o filme decidiu focar sua história nos eventos que levaram os campeões do Earthrealm a enfrentar o Outworld, muitos dos elementos das lutas oficiais acabaram ficando de fora desse primeiro longa.
Felizmente, isso não significa que os fãs ficaram desamparados. Os personagens acabaram tomando a iniciativa e gritando frases icônicas dos games, como Kung Lao que tem a honra de declarar o início da luta entre Liu Kang e Kano com um sonoro: FIGHT!
Get over here!
Não foi só neste momento que Kung Lao teve a chance de celebrar o legado dos games. Em outra cena, ele chegou a declarar “Flawless Victory” ao sair invicto de um duelo. Ao longo do filme, outros personagens tiveram a chance de encenar elementos clássicos da memória dos jogadores. Foi o caso de Liu Kang, que pode orgulhosamente declarar “Fatality” ao desmembrar um adversário.
Outros lutadores foram ainda mais além e puderam dizer frases de efeitos das suas contrapartes dos games. Kano, que traz a mesma personalidade narcisista que aprendemos a gostar, chega a celebrar uma vitória brutal com “Kano Wins”. Mas o mais marcante foi quando Scorpion finalmente fala o icônico “Get over here!”
Poço de espinhos
Cada novo jogo de Mortal Kombat traz uma seleção inédita de arenas para seus combates sangrentos, mas algumas se repetem com certa frequência: é o caso de The Pit. Geralmente retratada como uma ponte suspensa sob um poço de espinhos pontudos, é uma oportunidade perfeita para finalizar seus adversários sem muito esforço.
O local aparece na batalha entre Jax e Reiko, mas não são seus espinhos que põe um fim na vida do vilão. Na verdade, assim que é derrotado, ele fica atordoado assim como os inimigos nos jogos, a espera de um Fatality que logo vem. Jax usa seus recém-adquiridos braços mecânicos para humilhar Reiko.
Finish HIM!
E esse nem é o único Fatality que vemos ao longo da história. As cenas de batalha tentam ser bastante fiéis aos jogos, trazendo até mesmo golpes populares como os chutes flutuantes do Liu Kang, mas é com as finalizações que temos mais referências.
Entre os Fatalities inspirados nos games temos: o dragão de fogo de Liu Kang, Kano arrancando o coração de Reptile com um soco, Shang Tsung sugando a alma de Kung Lao, Jax esmurrando a cabeça de Reiko, Scorpion cuspindo fogo e Kung Lao usando seu chapéu de serra para cortar Nitara ao meio.
Here comes Johnny!
Por fim, essa foi bem direta para os fãs, mas os novatos podem não ter reconhecido a referência no pôster de “Citzen Cage” que aparece no final do filme. Parece uma homenagem a Cidadão Kane, o filme mais reverenciado de Hollywood, mas essa não é a parte importante. A conexão com Hollywood e o sobrenome Cage são alusão direta a um personagem muito adorado: Johnny Cage.
Ele é mais conhecido por seu senso de humor escrachado, golpes extravagantes e Fatalities engraçados. O personagem ainda acaba entrando em um relacionamento com Sonya Blade que resulta em uma filha, que também entra para o elenco de lutadoras da série. Deu para entender o motivo dos fãs estarem eufóricos, né?