Mortal Kombat 11: Aftermath: 10 possibilidades para o futuro da franquia

Capa da Publicação

Mortal Kombat 11: Aftermath: 10 possibilidades para o futuro da franquia

Por Chris Rantin

A franquia passou por um recomeço em Mortal Kombat 9, encaminhou os eventos para o grande confronto contra Kronica, a vilã que estava manipulando tudo esse tempo todo. Com a expansão Mortal Kombat 11: Aftermath, tivemos uma grande luta contra o traiçoeiro Shang Tsung, mas pra onde a franquia pode seguir a partir de agora? 

Ed Boon, o co-criador de Mortal Kombat, já deixou claro que esse é o fim da história, mas não da série. Agora, com um futuro promissor a sua frente, existem inúmeras possibilidades para o legado continuar e nessa lista veremos alguns dos caminhos que Mortal Kombat 12 pode seguir. 

Testemunhe o fim de uma era! Compre Mortal Kombat 11: Aftermath com 10% de desconto ao utilizar o cupom MK11AFTER na Amazon, válido para compras entre os dias 18 a 30 de junho.

Imagem de capa do item

O Primeiro Torneio

Em um dos finais de Mortal Kombat: Aftermath vemos Liu Kang voltando no tempo para falar com o primeiro Kung Lao, o grande herói da Terra que venceu todas as lutas pelo plano terreno, frustrando os planos de Shao Kahn, até que encontrou seu fim pelas quatro mãos de Goro.

O futuro da franquia pode ser seu passado. Dessa vez podemos conhecer os eventos dos primeiros torneios, muito antes de Sub-Zero e Scorpion, ou de Liu Kang surgirem para lutar contra Shao Kahn. Para os fãs dos ninjas mais famosos da franquia, no entanto, seria possível ter ancestrais dos personagens parecendo no jogo.

Imagem de capa do item

O Retorno do Rei Dragão

Outra possibilidade é termos o retorno do perigoso Onaga, o vilão que governou com mãos de ferro antes de ser destronado por Shao Kahn. Conhecido por seu imenso poder - sendo capaz de ressuscitar os mortos e aguentar um ataque direto de Raiden, Quan Chi e Shang Tsung - e por sua paciência para arquitetar seus planos, Onaga é o antagonista que os fãs da franquia pedem há muito tempo.

O personagem pode retornar caso o futuro da franquia seja uma prequela dos eventos que conhecemos. Assim, ele assumiria o papel de Shao Kahn nos jogos, sendo o grande vilão conquistador que tentar dominar todos os reinos.

Imagem de capa do item

A Luta por Edenia

Ainda que outros reinos sejam mencionados, os principais eventos da franquia giram em torno do Plano Terreno e Outworld. O futuro de Mortal Kombat pode explorar alguns dos inúmeros outros reinos, como Edenia, a terra de Sindel, Kitana, Rain, Tanya e outros grandes personagens que, no fim das contas, nunca foram muito explorados.

Ter um jogo totalmente situado em Edenia ajudaria a expandir a história do jogo, mostrando um mundo novo e diferente do que já vimos, podendo ser focado inclusive nos torneios de Mortal Kombat que o reino participou contra as forças de Shao Kahn. Além disso, é importante lembrar que Edenia é o lar de seres com grande potencial mágico, o que deve garantir lutas incriveis com poderes absurdos, que é o que gostamos de ver na franquia.

Imagem de capa do item

Ordem Vs Caos

Falando em outros reinos, em Mortal Kombat: Deception descobrimos que existem dois planos que estão em uma guerra constante: O Reino da Ordem e o Reino do Caos. As duas regiões, bem como seu habitantes, receberam pouco destaque na franquia, mas possuem um grande potencial.

Seria interessante explorar uma história que fuja totalmente do que já conhecemos em Mortal Kombat. Ao apresentar uma narrativa que se passassem na constante luta da Ordem vs Caos, poderíamos ver o retorno de personagens antigos que não foram bem aproveitados, como Hotaru e Havik. Além disso, por serem lugares tão diferentes que praticamente não se envolveram com a história do jogo, a trama seguiria sem se preocupar com as implicações para o futuro da franquia ou com os personagens principais.

Imagem de capa do item

Fúria de Titãs

Kronica foi morta, assim como seu filho Shinnok. Cetrion matou todos os Deuses Antigos, antes de se sacrificar por sua mãe. Todas essas mortes parecem ficar impunes nos eventos de Mortal Kombat 11, mas em alguns momentos da história - incluindo os finais da torre não canônicos - vemos que existem entidades ainda mais antigas que esses Deuses.

O novo jogo poderia explorar os Titãs deste universo, que seriam os novos antagonistas da franquia. Isso traria uma trama mais cósmica para o jogo, tendo Liu Kang e alguns aliados - agora imbuídos com poderes divinos - no combate contra essas figuras que podem tentar vingar as mortes e restabelecer a ordem do universo.

Imagem de capa do item

A Era dos Vilões

E se o final de Shang Tsung for o canônico? E se ao invés de ter Liu Kang salvando o mundo e reescrevendo a história através da sua própria visão, nós acompanharmos o perigoso feiticeiro em sua conquista sombria dos reinos? Isso traria uma boa mudança para o jogo, que, apesar dos pesares, sempre terminou com a vitória dos “mocinhos” e a derrota dos vilões.

Um mundo unificado sob a visão de um personagem tão ardiloso e perigoso seria bem interessante de explorar, especialmente se víssemos Raiden e Fujin tentando se rebelar contra ele e montar uma nova resistência contra ele.

Imagem de capa do item

Paz, a qualquer custo

Mas e se Liu Kang se corrompesse com o poder e se tornasse um vilão? Ao longo de toda a franquia Mortal Kombat, vimos a ideia dos heróis se tornando versões sombrias e mais assustadoras, como quando Raiden fica mais violento e extremista, defendendo a paz a qualquer custo, inclusive com crueldade e tortura, após a derrota de Shinnok. O problema é que isso nunca costuma durar no jogo, com essa história sendo descartada rapidamente.

Seguindo a linha Injustice, poderíamos ver o maior herói de MK se tornando o mais perigoso dos vilões, o que traria reviravoltas interessantes para a trama do jogo, especialmente com uma resistência mais diversificada incluindo antigas ameaças, que agora precisam trabalhar juntas para derrotar o tirano.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat no Kombatverso

Kronica foi derrotada, mas descobrimos que existem uma centena de linhas do tempo alternativas - e em praticamente todas elas o plano da vilã é concluído como ela deseja. E se as novas alterações no tempo feitas por Liu Kang fragmentasse a realidade?

Tá, eu sei que a gente acabou de sair de um jogo cujo tema é viagem no tempo, mas seria extremamente interessante ver as outras linhas do tempo. Assim teríamos tramas bem diferentes, como “E Se Sindel nunca tivesse morrido?” ou “E se Sub-Zero original tivesse matado Scorpion na primeira luta?” ou ainda “E se Shao Kahn nunca tivesse destronado Onaga?”

Pequenas alterações mudariam completamente o jogo como conhecemos, ao menos na personalidade dos kombatentes, e seria muito interessante ver essas mudanças, talvez até culminando em um novo Armageddon para estabelecer apenas uma linha do tempo “ativa”.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat: Mitologias

Ao invés de um jogo com o retorno de todos os personagens e uma história grandiosas, poderíamos ter um jogo focado nas tramas de um grupo menor de personagens. Parecido com o que vimos nos, na época não tão bem sucedidos, Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero e Mortal Kombat: Special Forces.

Assim os fãs explorariam as histórias dos seus personagens favoritos, aprofundando a trama pessoal de cada um - e as suas relações com os outros personagens - deixando de lado grandes vilões que ameaçam todo o reino de Terra, lidando com ameaças menores mas não menos impactantes.

Imagem de capa do item

Recomeço total

Por fim, o futuro de Mortal Kombat pode ser o início de uma era totalmente nova. Isso significa que podemos ter um jogo que, ao invés de ser Mortal Kombat 12, traga uma história inédita e nenhum personagem conhecido na trama. A decisão pode ser bem arriscada, considerando o carinho que os fãs tem pela franquia, mas isso pode garantir uma base para uma nova história - ai sim trazendo os kombatentes que amamos de volta.

Em Mortal Kombat X já vimos uma “nova geração” de heróis surgindo, talvez o futuro traga algo mais nesse sentido, contando a história de heróis e vilões que surgem sem ter nenhuma conexão com os personagens antigos, tendo novas habilidades, histórias e poderes que podem mudar tudo que conhecemos no jogo.

Quer se preparar para o futuro da franquia? Jogue Mortal Kombat 11: Aftermath e testemunhe a conclusão desta era! Compre o jogo com 10% de desconto ao utilizar o cupom MK11AFTER na Amazon, válido para compras entre os dias 18 a 30 de junho,