Monica Rambeau: Tudo sobre a heroína da Marvel
Monica Rambeau: Tudo sobre a heroína da Marvel
Depois de aparecer em Capitã Marvel e WandaVision, ela já tem retorno marcado em The Marvels!
Pulsar, Espectro, Fóton, Capitã Marvel… a vida de Monica Rambeau sempre foi muito agitada nos quadrinhos da Marvel, e ela sempre conquistou vários nomes heroicos ao longo dos anos, mas sua participação está ficando ainda mais interessante agora que a personagem finalmente ganhou seus poderes no Universo Cinematográfico da Marvel.
Com retorno marcado em The Marvels, a heroína é uma das grandes campeãs das HQs e já até liderou os Vingadores, além de ser uma das “herdeiras” do legado de Mar-Vell. Aqui, listamos tudo o que você precisa saber sobre Monica Rambeau, ainda mais se você gostou da participação da heroína em Capitã Marvel e WandaVision!
Primeira aparição e criadores de Monica Rambeau
A primeira aparição de Monica Rambeau nos quadrinhos da Marvel se deu em Amazing Spider-Man Annual #16, publicada originalmente no mês de agosto de 1982. A personagem já foi apresentada como sendo a Capitã Marvel, dando continuidade ao legado de Mar-Vell que havia morrido em decorrência do câncer naquele mesmo ano.
Criada por Roger Stern e John Romita Jr., não durou muito tempo até a heroína começar a aparecer nas HQs dos Vingadores e se tornar uma integrante fixa da equipe. Ela foi uma das primeiras heroínas negras a ter um destaque na equipe, seguindo os passos do Pantera Negra e Falcão, e hoje é conhecida pelos fãs do MCU.
Origens de Monica Rambeau
Monica Rambeau nasceu em Nova Orleans, na Louisiana. Filha de Maria e Frank Rambeau, ela sonhava em trabalhar para a marinha, mas encontrou dificuldades por conta de seu gênero e da cor de sua pele - mesmo fazendo parte da guarda costeira da Louisiana. Certo dia, um amigo de seu avô, cujo nome era André LeClare pediu que ela recuperasse um item roubado.
O item em questão era um gerador de energia extradimensional e havia sido surrupiado por um bandido com planos malignos. Ao encontrar o dispositivo, ela o destruiu com suas próprias mãos, mas acabou sendo bombardeada com a energia dissipada por ele, e desenvolveu superpoderes. Assim, ela se tornou uma heroína.
Filmada na televisão, usando um traje composto por peças de várias fantasias de Mardi Gras, ela foi chamada de Capitã Marvel. Seu sonho era chegar ao posto de Capitã na Marinha, mas ao perceber que já havia conquistado o título por mérito próprio, ela deixou as forças armadas para trás e logo estava junta dos Vingadores.
Nomes heroicos de Monica Rambeau
Com o passar dos anos, Monica Rambeau usou várias identidades, nomes e títulos heroicos diferentes.
Inicialmente, ela era conhecida como Capitã Marvel, e acabou mantendo o nome para honrar o legado de Mar-Vell, o Capitão Marvel original, que havia morrido de câncer.
Depois, ela conheceu o filho de Mar-Vell, Genis-Vell, que decidiu adotar o nome de Capitão Marvel em memória ao seu pai. Apoiando a decisão de seu colega, Monica se tornou Fóton, um nome que combinava mais com suas habilidades.
Depois, o mesmíssimo Genis-Vell também adotou o nome Fóton, sem nem sequer perguntar para Monica. Ela, que na época era uma membro reserva dos Vingadores, adotou brevemente o codinome Pulsar.
Anos depois, Monica sabia que precisava encontrar uma nova marca, para que fosse conhecida na comunidade heroica. Ela adotou o nome Espectro e se tornou uma vigilante em Nova York, capturando inimigos e entregando para as autoridades. Até hoje, ela continua usando esse codinome.
Equipes de Monica Rambeau
Originalmente, Monica Rambeau foi convocada pelos Vingadores para servir na equipe principal. Ela acabou sendo tão bem recebida e ganhou uma grande simpatia dos demais integrantes, além de mostrar seu trabalho duro como super-heroína. Isso fez com que ela fosse promovida a líder em várias missões da equipe.
Durante a Guerra Civil, ela se aliou ao Capitão América e manteve-se do lado do herói em seus Vingadores Secretos. Depois, a heroína acabou sendo manipulada pela corporação Beyond e passou a liderar o grupo de super-heróis fundado pela mesma, o Nextwave. Anos depois, ela faria parte dos Poderosos Vingadores liderados por Luke Cage.
Nos últimos anos, Monica participou de uma ou outra equipe na Marvel, já depois de se estabilizar como Espectro. Ela se juntou aos Supremos, um grupo que monitorava ameaças alienígenas na Terra, liderado pelo Pantera Negra e pela Capitã Marvel; e, mais recentemente, esteve também na Strikeforce, um grupo com vários heróis inusitados, como Blade e Wiccano.
Poderes e habilidades de Monica Rambeau
Após ser bombardeada por energia extra-dimensional, Monica Rambeau ganhou poderes e descobriu que podia se transformar em qualquer tipo de energia contida no espectro eletromagnético, desde lasers potentes a raios-X e ondas sonoras. Através disso, ela ganhou poderes derivados, como voo, supervelocidade e até o poder de criar hologramas e ilusões.
Por poder modular a energia de seu próprio corpo, ela pode ficar invisível, intangível e também é capaz de disparar rajadas de energia. Outro dom curioso é a capacidade de absorver qualquer tipo de energia, canalizando o poder bruto em seu próprio organismo e ficando mais poderosa. Além de tudo isso, ela ainda pode enxergar a energia fluindo ao seu redor, qualquer que seja a fonte ou o destino.
Universo Cinematográfico da Marvel
Desde 2019, Monica Rambeau já é uma peça importante no Universo Cinematográfico da Marvel. Ela apareceu pela primeira vez no filme solo da Capitã Marvel. Como o longa se passa na década de 90, Monica é uma criança e é interpretada por Akira Akbar, sendo a filha da melhor amiga de Carol Danvers.
Após um salto temporal, vemos Monica nos dias atuais em WandaVision - a primeira série do MCU no Disney+. Aqui, ela é uma agente a serviço da E.S.P.A.D.A., que precisa se infiltrar em Westview para descobrir o que Wanda Maximoff estava tramando. Após ser expulsa, ela entra novamente na cidade e, ao entrar em contato com a "barreira" criada por Wanda, ganha poderes.
Na série, ela foi interpretada por Teyonah Parris, que vai reprisar o papel em The Marvels. O filme estreia no ano que vem e será uma espécie de "continuação" para Capitã Marvel, dessa vez mostrando a heroína junto de duas grandes aliadas: Monica e Kamala Khan. Há rumores de que outra versão de Monica também possa estar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.