Mitologia da Marvel: Todos os tipos de deuses que existem no universo dos quadrinhos
Mitologia da Marvel: Todos os tipos de deuses que existem no universo dos quadrinhos
Você conhece todos os deuses que habitam no Universo Marvel?
Os super-heróis são, em essência, reinterpretações de mitos e lendas clássicas – deuses caminhando entre mortais. Porém, a Marvel Comics vez ou outra apresenta algum panteão específico nos quadrinhos, sempre como seres superpoderosos que, de alguma forma, conseguiram entrar em contato com a raça humana e passaram a ser adorados por ela.
Já estamos mais do que familiarizados com os Asgardianos e os Olimpianos, mas as mitologias do Universo Marvel são muito mais vastas e prolíficas, com deuses de várias culturas e até mesmo criações próprias da editora. E é pensando nisso que separamos aqui todas as mitologias presentes no Universo Marvel das HQs!
Essa lista vai esmiuçar as diferentes mitologias e panteões presentes nos quadrinhos da editora. Se você está interessado em conhecer como isso funciona nos filmes e séries do MCU, recomendo a leitura desse outro texto, escrito pelo Chris Rantin.
- Asgardianos (Nórdicos)
- Olimpianos (Gregos e Romanos)
- Ennead (Egípcios)
- Tuatha de Danaans (Celtas)
- Fomorianos (Celtas)
- Daevas (Indianos)
- Dievas (Eslavos e Russos)
- Deuses Aborígenes (Australianos)
- Inua (Inuítes)
- Diwatas (Deuses Filipinos)
- Ahau (Maias)
- Annunaki (Mesopotâmicos)
- Apu (Incas)
- Yazatas (Persas)
- Tēteoh (Astecas)
- Tenger (Mongóis)
- Jumala (Finlandeses)
- Manidoog (Nativos Americanos)
- Akua (Oceânicos)
- Amatsu-Kami (Japoneses)
- Xian (Chineses)
- Vodū (Deuses do Oeste Africano)
- Eternos
- Cristianismo
- Lordes do Inferno
- Deuses Cósmicos
- Outras criações da Marvel
Asgardianos (Nórdicos)
Os deuses de Asgard tem importância fundamental no Universo Marvel, sendo a raça divina mais explorada pela Casa das Ideias ao longo dos anos, em grande parte graças ao deus Thor, que se tornou um dos principais heróis, figurando entre os Vingadores. Eles são liderados, mais comumente por Odin, o Pai de Todos.
A maioria dos deuses vive no reino mágico de Asgard (ou Asgárdia, dependendo do tempo e da tradução), um dos dez reinos principais. Outros mundos também habitados por divindades e seres ligados aos Asgardianos são Muspleheim, Jotunheim e Svartalfheim.
Principais representantes: Thor, Odin, Loki, Tyr, Balder, Sif, Valquíria
Olimpianos (Gregos e Romanos)
Os Olimpianos são uma raça extradimensional que foi adorada pelos gregos e romanos na idade antiga. Eles passaram a viver em uma dimensão compacta cujo nexo com a Terra existe em algum lugar do Monte Olimpo. Eles coexistiam no imaginário grego e romano, apesar de possuírem denominações diferentes em cada lugar (Zeus/Júpiter).
Com o tempo, todos eles (com exceção de Poseidon/Netuno, patrono dos Atlantes) deixaram de necessitar da adoração dos seres humanos, mesmo que alguns dos seus continuassem na ativa, como heróis ou vilões, que é o caso de Ares e de Hércules.
Principais representantes: Zeus, Hércules, Hera, Ares, Apolo, Atena, Dionísio
Ennead (Egípcios)
Os deuses venerados no Antigo Egito também tem grande dose de importância no Universo Marvel. Porém, diferente dos Asgardianos, eles não são participantes ativos dos eventos que acontecem no universo atual.
Na realidade, apenas alguns se destacam, como Khonshu, o deus da lua e da vingança, que por sua vez, encontrou um avatar no corpo de Marc Spector, o Cavaleiro da Lua; ou então Bast, a deusa-gato venerada em Wakanda.
Principais representantes: Khonshu, Anubis, Bast, Seth, Nun, Ra, Osiris, Ammon
Tuatha de Danaans (Celtas)
Com história desconhecida, os deuses celtas em sua maioria eram venerados antes da instalação do cristianismo pelo Rei Artur na Bretanha. Seus poderes geralmente tinham a ver com uma forte manipulação e potencial mágico.
Sua importância no Universo Marvel se deu, principalmente, por recorrentes aparições nos conselhos de deuses, bem como em personagens como Anacronismo, que possui os poderes de um deus celta, ou em Niamh Chinn Oir, a Dama do Lago. Eles também são grande fonte de poder de personagens como Dr. Druida, Capitão Britânia e Morgana Le Fay.
Principais representantes: Dama do Lago, Caibre, Anacronismo, Morrigan, Tiranis
Fomorianos (Celtas)
Assim como os membros da Tuatha de Dannans, os Fomorianos também são deuses ligados a povos celtas. De acordo com as lendas, o rei-guerreiro Conand teria copulado com a mãe-terra Gaia e gerado os primeiros Fomorianos, em um reino subterrâneo dentro do Extramundo - uma das várias dimensões divinas do Universo Marvel.
Não se sabe ao certo qual é a ligação deles com os Tuatha de Dannans, mas é dito que as duas raças estão, de alguma forma, conectadas - no entanto, vale ressaltar que os Fomorianos são considerados “entidades demoníacas”, em contraponto ao papel mais benigno das outras divindades celtas.
Principais representantes: Balor, Cethlann, Dulb, Elathan, Indech, Tethra
Daevas (Indianos)
Os deuses indianos também possuem sua história e raízes bem desconhecidas, mas são figuras lembradas, especialmente por personagens com raízes na Índia. Nada se sabe deles atualmente, exceto que continuam sendo adorados em grandes porções do mundo.
Principais representantes: Ganesh, Indra, Brahma, Vishnu, Shiva, Yama
Dievas (Eslavos e Russos)
Humanos em aparência, os Dievas podem alterar sua aparência de diversas formas, caso queiram. Assim como todos outros grupos de divindades no Universo Marvel, eles são seres extradimensionais que encontraram uma morada num nexo entre a Terra e esse espaço externo, sendo adorados por povos de origem eslava.
O principal exemplo que podemos relembrar é Perun, que, de alguma forma, teve sua divindade tirada, tornando-se apenas um ser poderoso, e tornando-se um herói e agente do governo russo, quase de forma análoga ao Thor.
Principais representantes: Perun, Svarog, Stribog, Saule
Deuses Aborígenes (Australianos)
Adorados por povos nativos da Austrália e da Oceania há cerca de 8.000 anos a.C., os Deuses Aborígenes vivem em uma dimensão conhecida como Alchera, que fica no limite ao reino onírico governado pelo Pesadelo.
Eles são adorados até hoje e possuem diversos nomes, embora não sejam muito ativos nas histórias da Marvel Comics. Um momento bem interessante envolvendo esses deuses e seu reino se deu quando Longshot, dos X-Men, tentou invadir Alchera - mas foi deixado inconsciente por Altjira.
Principais representantes: Altjira, Baiame, Daramulum, Mamaragan, Narahdarn
Inua (Inuítes)
Adorados pelos povos do Alasca, Canadá, Groenlândia e Sibéria, eles estão presentes entre a humanidade há mais de 12 mil anos. Essas divindades são bem citadas nas HQs da Tropa Alfa, já que Pássaro da Neve, uma das integrantes da equipe, também é uma divindade Inua.
Principais representantes: Pássaro da Neve, Hodiak, Kadlu, Negafok, Nelvanna, Nanuq, Sedna
Diwatas (Deuses Filipinos)
De acordo com as lendas, a mãe-terra Gaia teria dado origem a três Diwatas: Bathala, o supremo Pai Celeste e rei dos Diwatas; Aman Sinaya, a deusa dos mares; e Amihan, deus dos ventos. Juntos, eles usaram seus poderes para esculpir a raça humana a partir de um toco de bambu, conferindo-os com almas.
Principais representantes: Bathala, Anitun, Amihan, Aswang, Mayari, Aman Sinaya
Ahau (Maias)
Também conhecidos como Ajaw, os deuses maias passaram a ser adorados em 1800 a.C. Eles vivem em um reino conhecido como Mundo Superior, um dos vários reinos divinos do Universo Marvel. Com o genocídio da população indígena pelos colonizadores europeus, eles perderam muitos de seus fiéis - ainda que sejam adorados até hoje por pequenos grupos nativos.
Principais representantes: Ah Puch, Buluc Chatbán, Camazotz, Chaac, Kukulkan, Hunab Ku
Annunaki (Mesopotâmicos)
Algumas das primeiras divindades a entrarem em contato com a humanidade, os Annunaki vieram de uma realidade compacta chamada Dilmun. Eles eram adorados em vários locais próximos à Mesopotâmia, como a Suméria, a Assíria e a Babilônia, além de Atlântida (antes da cidade afundar). Com o surgimento e a expansão do cristianismo, muitas divindades dessa raça passaram a ser considerados demônios pelos povos cristãos.
Principais representantes: Ba’al, Lilith, Marduk, Anu, Dagon, Nergal, Lahmu
Apu (Incas)
Os deuses incas são bem interessantes, já que começaram a absorver e assimilar outras divindades de regiões próximas ao Império Inca. Eles teriam nascido graças à união de Viracocha e a mãe-terra Gaia - que aqui, era conhecida como Pachamama. Uma curiosidade: Ajak, dos Eternos, chegou a se “transformar” em um deus inca, assumindo o manto de Tecumotzin, Deus do Voo.
Principais representantes: Viracocha, Mama Cocha, Inti, Mama Quilla, Supay, Catequil
Yazatas (Persas)
Conhecidos como as divindades do zoroastrismo, eles eram adorados na Pérsia e são amados até hoje por alguns praticantes da religião. Todos eles vivem na dimensão compacta de Zurvan - e de acordo com as lendas, o primeiros dos deuses a surgir foi Ahura Mazda, trazendo consigo uma enxurrada de vida para a Terra… porém, ele logo foi seguido por Ahriman, a encarnação de todo o mal.
Principais representantes: Ahura Mazda, Ahriman, Mithra, Atar, Asha, Kshathra Vairya
Tēteoh (Astecas)
Criados pelo Demiurgo em resposta ao desejo subconsciente da humanidade por deuses, os Tēteoh eram adorados nos principais centros populacionais da América Central. Uma curiosidade interessante sobre essas divindades é que, de acordo com lendas e mitos, eles foram responsáveis por criar quatro sóis para a Terra - todos destruídos por brigas entre deuses. Depois que colocaram suas diferenças de lado, eles criaram o quinto sol - que está no céu até hoje.
Principais representantes: Tezcatlipoca, Quetzalcoatl, Huitzilopchtli Tláloc, Chalchiuhtlique, Xolotl
Tenger (Mongóis)
Assim como muitos outros panteões desta lista, os Tenger nasceram da união entre um deus primordial - Tengri - e a mãe-terra Gaia. Juntos, eles deram luz a Erlik, um ser que se tornou arrogante e orgulhoso e foi banido para o submundo, onde se tornou o deus da morte e do mal. Eles eram adorados pela população da Mongólia, mas até hoje encontram adoradores na Ásia Central, em países como a Turquia.
Principais representantes: Tengri, Erlik, Asena, Ay, Gesar, Koyash, Kuara
Jumala (Finlandeses)
Vindos de uma realidade compacta conhecida como Taivas, os membros da Jumala entraram em contato com a humanidade cerca de 500 anos antes de Cristo e se toraram as divindades protetoras do povo finlandês. O primeiro dos Jumala foi Ilmarinen, que quebrou um ovo cósmico com seu martelo e libertou o restante de seu povo. Assim como outras religiões politeístas, eles caíram em declínio após o surgimento do cristianismo.
Principais representantes: Akka, Ukko, Ahti, Äkräs, Ilmarinen, Nyyrikki, Tapio
Manidoog (Nativos Americanos)
Muito antes dos colonizadores ingleses chegarem aos Estados Unidos e implementarem sua cultura e religião aos povos nativos, os indígenas adoravam os Manidoog, uma raça de seres celestiais vindos de Giizhigong, uma realidade compacta. Eles são adorados há mais de 12 mil anos e possuem uma diferença em relação aos deuses de outros panteões: possuem uma conexão forte com a Terra e podem viver nela o quanto quiserem, sem perder seus dons e poderes.
Principais representantes: Amitolane, Anguta, Calumet, Chibiabos, Coyote/Nanabozho, Gitche Manitou/Manitou, Hino/Haokah, Nerrivik, Nowutset, Omamama
Akua (Oceânicos)
Os povos polinésios também possuem suas próprias divindades, que são representados no Universo Marvel como os Akua - deuses vindos de uma realidade compacta chamada Hawaiki Celestial. E embora eles sejam considerados “mais fracos” que deuses de outros panteões, são bem conhecidos por seus reflexos rápidos e por habilidades de metamorfose. Eles também controlam aspectos vivos de todos os elementos da natureza, orgânicos ou inorgânicos.
Principais representantes: Papa, Haumea, Kanaloa, Lono, Laka, Kâne, Poliahu
Amatsu-Kami (Japoneses)
Conhecidos como os deuses do Xintoísmo, os membros da raça Amatsu-Kami vieram de uma realidade compacta chamada Ama. Tudo começou quando Izanami - um aspecto de Gaia - viajou pela vastidão do universo, em um vácuo escuro cuja única força dominante era Amatsu-Mikaboshi. Pouco tempo depois, ela começou a popular o universo. Na mitologia da Marvel Comics, os deuses xintoístas ainda são bem adorados e mantém a dominância na região do Japão.
Principais representantes: Amaterasu, Bishamon, Susanoo, Hotei, Mikaboshi, Inari
Xian (Chineses)
Os Xian são os deuses do povo chinês e vieram de uma dimensão chamada Ta-Lo - sim, a mesma de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Eles também são conhecidos como os deuses do Taoísmo e foram criados a partir da união entre os suspiros de Yin e Yang em suas formas puras. Embora eles aceitem adoração dos povos, não lidam bem com intolerância - Shang-Ti, um deus Xian, dizimou soldados chineses que tentavam usá-lo para dominar civis do Vietnã, por exemplo.
Principais representantes: Shang-Ti, Fu Xi, Yu Huang, Feng Po-Po, Sun Wukong
Vodū (Deuses do Oeste Africano)
Também conhecido como Orishas/Orixás, os deuses africanos vieram de Orun, uma dimensão adjacente à Terra. Adorados há mais de 12 mil anos, eles se espalharam pelo continente, com cada deus exercendo um papel significativo em diferentes regiões. Quando os navios negreiros levaram escravos para a Europa e a América, eles passaram a ser adorados em diferentes partes do mundo, como o Haiti e o Caribe.
Principais representantes: Legba, Buluku, Babalú, Ogun, Oya, Xangô
Eternos
Um caso à parte, os Eternos são membros de uma raça primordial criada pelos Celestiais na Terra. Ao colonizar o planeta, eles foram comumente confundidos com deuses de outros Panteões, e se mudaram para Olympia, próximo ao Monte Olimpo, onde, por um tempo, foram adorados como se fossem os deuses gregos.
Eles são inimigos dos Deviantes, outra raça criada pelos Celestiais, porém uma raça que "deu errado".
Principais representantes: Ikaris, Zuras, Azura (Thena), Ajax, Makkari, Druig, Duende
Cristianismo
A mitologia cristã também não deixa de aparecer na Marvel, tendo exemplares principalmente em histórias como as do Justiceiro, Noturno e Motoqueiro Fantasma. As principais representações que temos vêm de anjos, muitas das vezes nada amigáveis e enviados para a Terra para caçar demônios, como é o caso de Rute.
Há também uma raça de mutantes descendentes diretos dos anjos, dos quais vem as origens de Warren Worthington III, o Anjo. Aliás, os anjos foram criados por Yahweh, entidade responsável pelo surgimento das três principais religiões vindas de Abraão.
Principais representantes: Rute, Zadkiel, Yahweh
Lordes do Inferno
Cada mitologia possui seu próprio inferno, com líderes demoníacos. Entretanto, sempre se batalha pelo título de "Diabo", que é como se fosse o líder infernal supremo. Entre essas divindades, temos Mefisto, Hela, Coração Negro, Dormammu e Marduk Kurios (que durante anos, foi o “principal” Diabo da editora.
Eles normalmente estão espalhando o caos e o terror pela Terra, fazendo barganhas a troco de almas e outras formas injustas de comércio.
Principais representantes: Marduk Kurios, Lúcifer, Hela, Dormammu
Deuses Cósmicos
No campo das criações da Marvel, temos também as divindades cósmicas - seres que possuem tanto poder que são considerados deuses em escala espacial. O exemplo perfeito disso são os Celestiais, que visitam e “julgam” planetas de tempos em tempos, além de serem responsáveis pela criação dos Eternos.
Além disso, há entidades abstratas que comandam diferentes princípios do universo, como Eternidade e Infinito, Lorde Caos e Mestre Ordem, o Tribunal Vivo e os Anciões do Universo. De certa forma, até mesmo Galactus é considerado um deus, já que é visto por diferentes culturas alienígenas como um Destruidor de Mundos que traz o fim dos tempos.
Principais representantes: Eternidade, Infinito, Celestiais, Tribunal Vivo, The One Above-All
Outras criações da Marvel
A própria Marvel expandiu seu ramo de criações e mitologias dentro de seu universo, criando algumas divindades próprias. Exemplos clássicos disso são a entidade Fênix, adorada pelo Império Shi'ar, e outros seres como Dormammu, Oshtur, Agamotto, Watoomb, dentre outras que fornecem poder mágico ao Doutor Estranho e outros seres místicos.
Wiccano, o filho da Feiticeira Escarlate, se tornará o Demiurgo, uma divindade criadora de universos; bem como o Apocalipse é a divindade principal do clã Akkaba. Outros personagens adorados como deuses são as mutantes Tempestade e Selene.
Adam Warlock se tornou uma divindade intergaláctica, e assim vai. Além disso, a Marvel contribuiu com criações dentro das mitologias já estabelecidas. Assim surgiram os Três Guerreiros e Amora, a Encantor, por exemplo.