Os 10 melhores mentores dos animes – Parte 2
Os 10 melhores mentores dos animes – Parte 2
Mais dos melhores senseis do mundo dos animes!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Como era de se esperar, uma lista só não foi o suficiente para falar sobre os melhores mentores dos animes. Esse universo está repleto de senseis importantes que auxiliam a trajetória dos nossos queridos protagonistas e ao passarem ensinamentos importantes, nós que estamos assistindo também aprendemos algumas lições que levamos para o resto da vida.
Por isso, preparamos essa nova lista com ainda mais personagens que merecem destaque pelo seu trabalho como mentores em suas respectivas obras. Vem conferir!
Dra. Kureha (One Piece)
A Dra. Kureha é a mentora do médico da tripulação do Chapéu de Palha, o Chopper. Ela é extremamente qualificada como médica e curandeira, sua habilidade com medicina refletindo seus 141 anos de idade.
Apesar de usar alguns métodos um tanto violentos para tratar seus pacientes desobedientes, ela é uma ótima profissional. Chopper desenvolveu um grande conhecimento em medicina, raízes, frutas, remédios naturais e mais graças aos ensinamentos de Kureha, que o adotou e passou 6 anos lhe ensinando sobre o poder da "verdadeira medicina".
Riko Aida (Kuroko no Basket)
Kuroko no Basket é um anime de esporte onde acompanhamos um time do ensino médio participando de competições regionais contra outras escolas para se classificarem no campeonato nacional. Nessa trajetória dos jogos a treinadora Riko Aida teve um papel fundamental para que todo o time não desistisse.
Como todo bom anime de esporte, não é possível ganhar sempre, mas Riko nunca deixou seus jogadores e amigos desistirem de seu sonho de jogar basquete. Motivando, cuidando da recuperação e se preocupando com o bem estar de todos do time, Aida mostrou que tem um grande talento como treinadora mesmo sendo muito jovem.
Mayu Oba (Blue Period)
Blue Period é um anime sobre arte. Yatora é um jovem de 16 anos que descobre seu amor pela pintura e no final do ensino médio decide fazer faculdade de artes, só que tem um problema: o curso é muito disputado e ele tem pouco tempo para desenvolver seu talento artístico.
É assim que Yatora conhece a professora Mayu Oba. Ele entra em seu cursinho preparatório de artes e de forma paciente a professora vai lhe ensinando sobre como o mais importante é que o garoto sinta e crie sua própria arte com verdade e coração. Vamos acompanhando a evolução de Yatora ao mesmo tempo que percebemos como Mayu teve influência direta com seus ensinamentos.
No fim o garoto consegue entrar na faculdade que sempre quis, mas porque aprendeu a ouvir seu coração e sua professora.
Professor Carvalho (Pokémon)
O Professor Carvalho é o Professor Pokémon de Kanto, responsável por distribuir pokémons para os novos treinadores. Ele tem um papel fundamental no anime, afinal é ele o responsável por entregar Pikachu para Ash, sendo seu primeiro pokémon.
Ele é uma das principais figuras que ajuda Ash em suas batalhas e em seu desenvolvimento pessoal, sempre guardando seus pokémons e ajudando mesmo à distância.
Keishin Ukai (Haikyuu!)
Haikyuu é um anime de esporte onde acompanhamos um time de vôlei escolar que quer voltar a ter seus dias de glória. No início Ukai se sentia inseguro para ser o treinador do time da Karasuno High, principalmente por ser o neto do treinador que foi o responsável pela melhor fase do time em quadra.
Ele resolve aceitar ser o treinador do time após ver Shoyo Hinata jogando e o reconheceu como um jogador tão habilidoso quanto os que fizeram parte do time nos dias de glória.
Apesar da insegurança inicial, ele é um ótimo treinador com uma visão de jogo incrível e muito determinado em seu treinamento. Ele é fundamental para o desenvolvimento de inúmeros personagens (até mesmo os secundários) e para o desenrolar de arcos envolvendo outros integrantes do time, trazendo uma sensação de trabalho em equipe não só pro Karasuno, mas para o público que está assistindo.
Zeff (One Piece)
Apesar de parecer durão e um tanto agressivo, Zeff já demonstrou ter um apego com Sanji, apesar de ser muito rígido. Zeff leva o ato de cozinhar muito a sério, tanto que enquanto treinava Sanji no Baratie, obrigava o rapaz a comer da sua própria comida caso um cliente não achasse boa.
Apesar de criticar Sanji frequentemente, era nítido que o fazia para que ele se tornasse um ótimo chef e lutador, como realmente é. Zeff criou uma relação quase paternal com Sanji, ensinando-o vários princípios além da cozinha (como nunca bater em uma mulher, por exemplo) e apesar de sempre estimular a partida de Sanji do Baratie com provocações, ele chorou quando seu aprendiz realmente partiu.
Jiraiya (Naruto)
Ao longo de sua vida, Naruto pôde contar com alguns senseis que o ajudaram e deram lições para uma vida toda. Iruka, Kakashi e Jiraiya são nomes que marcaram sua trajetória até se tornar Hokage, mas o tempo que o menino passou com o Jiraiya para treinar antes de voltar para a Vila da Folha com certeza mudou sua vida.
Mais que um professor, apesar das cenas cômicas onde ele roubava o dinheiro do Naruto ou espionava mulheres, Jiraiya criou um laço muito forte com o garoto, tal qual um padrinho (como Minato gostaria que ele fosse). Naruto só atingiu tamanho nível de poder graças ao seu treinamento com o Sábio Tarado e por algum tempo ele soube o que era ter um familiar por perto quando estava com o Sannin Lendário.
Não é atoa que todos choram com a cena onde Naruto fica sozinho com dois picolés ao descobrir a morte de seu sensei e amigo.
Biscuit (Hunter x Hunter)
Biscuit é uma garota que apesar de sua aparência delicada como uma boneca de porcelana, é bastante poderosa, principalmente quando se trata de Nen. Ela é tão habilidosa que está qualificada para treinar outras pessoas, desenvolvendo programas de treinamento bastante eficazes para cada um de seus discípulos.
Além disso, ela já foi examinadora do Exame Hunter e treinou Wing, que posteriormente veio a ser o mentor de Gon e Killua, sendo o primeiro a lhes dar uma noção sobre a utilização do Nen. Ela aconselhou Killua sobre seu complexo de inferioridade e treinou ele e Gon para desenvolverem seu Nen (principalmente porque percebeu que ambos provavelmente se matariam se treinassem sozinhos).
Ela foi uma das principais responsáveis pelo progresso dos meninos e por eles terem evoluído tanto ao decorrer da história.
All Might (My Hero Academia)
All Might não é apenas o Herói Número 1 do Japão, ele é o Símbolo da Paz!
Mais que um herói, quando conhece o jovem Izuku Midoriya ele entende que o garoto será seu sucessor e receberá o One For All (uma das individualidades mais poderosas). Mesmo antes do garoto entrar na escola de heróis, a UA, All Might se dedicou a treiná-lo para que ele conseguisse receber um poder tão grande sem que sua vida fosse colocada em risco.
O Herói Número 1 também se torna professor na UA e mesmo dando uma atenção maior para Midoriya, ele ensina grandes lições para Bakugou, Todoroki e toda a turma 1-A. Com ele as crianças aprenderam o que significa ser um herói de verdade.
Kakashi Hatake (Naruto)
O sensei que mais reprovou alunos ainda no primeiro dia de aula! Kakashi Hatake sempre foi temido por ninjas que acabavam de se tornar genins, justamente pelo alto nível de reprovação. O Time 7 de Naruto, Sasuke e Sakura foi o primeiro em toda a história que o Ninja que Copia aprovou e ensinou.
Apesar de estar sempre atrasado e ter métodos de treinamento bem diferentes dos convencionais, Kakashi ganhou o coração dos fãs por sua personalidade e trabalho como ninja. Como sensei, ele acabou focando mais no treino de Sasuke - por conta de seu Sharingan - enquanto direcionou Naruto para outros mentores.
Ele foi o primeiro responsável a ensinar o Time 7 como trabalhar em equipe (mesmo que tudo tenha dado errado em boa parte da história com Sasuke indo embora e abandonando seus amigos de time), mas é nítido como eles trabalharam bem graças a esse ensinamento durante a segunda fase do Exame Chunin na Floresta da Morte.