10 séries policiais para assistir na Netflix
10 séries policiais para assistir na Netflix
As melhores séries de investigação para maratonar na Netflix
A ficção policial é um dos gêneros mais instigantes da TV. Séries com foco em protagonistas que se dedicam a desvendar crimes bárbaros costumam reunir uma base de fãs fiéis e são perfeitas para maratonar.
A Netflix, é claro, possui um catálogo vasto e diverso de séries policiais, sendo alguns programas aclamados pela crítica e indicado a prêmios importantes. Nesta lista, separamos 10 títulos disponíveis na plataforma, imprescindíveis para fãs do gênero.
Confira 10 séries policiais para assistir na Netflix:
Collateral (2018)
A Netflix lançou a minissérie de 4 episódios Collateral estrelada pela atriz indicada ao Oscar, Carey Mulligan. O programa foi exibido pela primeira vez em 2018 na BBC e posteriormente chegou ao streaming.
Na trama, a detetive vivida por Mulligan é designada para investigar o assassinato de um entregador de pizza em um subúrbio de Londres. Ao longo da série, acompanhamos vários personagens e histórias paralelas que, de alguma forma, estão interligadas.
Collateral foi bem recebida pela crítica, que a descreveu como uma viciante série de "quem matou", que faz mais perguntas do que concede respostas.
O Inocente (2021)
Um dos títulos mais instigantes desta lista, O Inocente é uma minissérie espanhola comandada por Oriol Paulo com base no livro de mesmo nome de Harlan Coben. No elenco estão o premiado ator Mario Casas, bem como Aura Garrido, Alexandra Jiménez e José Coronado.
Na história, acompanhamos a vida de Mateo, um homem que cometeu um crime acidental no passado, foi preso por isso e agora, anos depois, está tentando encontrar estabilidade. Paralelamente, Lorena, uma inspetora de polícia, investiga o suicídio de uma freira, que logo descobrimos estar ligado ao caso de Mateo. À medida que os oito episódios vão passando, fica claro que há muitas peças fora do lugar que precisam ser encaixadas para, enfim, resolvermos o mistério.
The Keepers (2017)
Essa é para quem curte uma minissérie documental de crimes não resolvidos. São sete episódios que exploram o caso do assassinato da freira Catherine Cesnik em 1969. Seu corpo foi encontrado meses depois do seu desaparecimento, e o crime trouxe à tona segredos envolvendo a Igreja Católica e uma série de crimes na cidade de Baltimore.
The Keepers foi aclamado pela crítica, com elogios para a maneira como a série monta uma história enterrada há muito tempo, de forma que seja instigante e perturbadora para o espectador da Netflix.
Bom dia, Verônica (2020)
Nesta produção brasileira da Netflix, acompanhamos a história de Verônica, uma escrivã da polícia que esconde um passado complicado e que testemunha o suicídio de uma jovem mulher. Após o incidente, ela ainda passa a investigar o caso de um serial killer que mata mulheres em São Paulo.
Com oito episódios de pura tensão e uma segunda temporada confirmada, Bom Dia, Verônica é dirigida por José Henrique Fonseca e escrita por Raphael Montes, co-autor do livro que deu origem a série. No elenco estão Tainá Müller, Eduardo Moscovis e Camila Morgado.
A série foi bem recebida pela crítica e ganhou repercussão não apenas no Brasil, como fora do país.
The Sinner (2017)
Quem gosta de séries de antologia e é apaixonado pelo gênero das histórias de detetive, The Sinner é uma ótima pedida. A cada temporada, o Detetive Harry Ambrose (Bill Pullman) tenta desvendar um caso brutal de assassinato, que envolve toda uma cadeia de intrigas e culpados.
Originalmente planejada como uma minissérie de oito episódios, The Sinner teve aclamação da crítica e foi um sucesso de audiência quando exibida na USA Network. Ao todo, o seriado possui três temporadas, exibidas entre 2017, 2018 e 2020, e foi renovada para uma quarta.
The Alienist
Para aqueles que curtem uma história de investigação e também um bom drama de época, a nossa recomendação é O Alienista. Com duas temporadas, a série é estrelada por Daniel Brühl, Luke Evans e Dakota Fanning.
Na trama, um trio de especialistas formado por um psiquiatra, um jornalista e um comissário da polícia têm a missão de encontrar um assombroso serial killer que está assassinando crianças de rua. O Alienista incorpora fatos fictícios e reais à sua trama, como a inclusão de figuras históricas.
A série foi recebida positivamente pela crítica, que destacou o elenco e o design de produção que chama atenção.
Mindhunter (2017)
Há poucas séries como Mindhunter disponíveis por aí. O programa é produzido por um dos mestres do cinema de suspense, David Fincher, ao lado da atriz Charlize Theron. É baseado no livro Mindhunter de 1995 escrito pelo agente aposentado do FBI, John E. Douglas.
A série é estrelada por Jonathan Groff, Holt McCallany e Anna Torv e segue um grupo de especialistas em ciência comportamental que, na década de 1970, criam o "perfil criminal" através de entrevistas com assassinos em séries presos, visando aplicar esse conhecimento em casos sem resolução.
As duas temporadas de Mindhunter foram amplamente aclamadas pela crítica, que afirma que a série é ambiciosa e extremamente cinematográfica. Em 2020, foi anunciado que o seriado estaria "em espera indefinida" uma vez que David Fincher passaria a focar em outros projetos.
O Assassino de Valhalla
Série policial da TV irlandesa, O Assassino de Valhalla foi lançada mundialmente na Netflix em 2020 e conta a história de um investigador que tem de voltar da Noruega à Islândia para ajudar uma policial local a capturar o primeiro serial killer do país.
Aclamada pela crítica, a série foi elogiada pelo desenvolvimento de seus personagens e pela performance do elenco.
Inacreditável
O enredo da minissérie Inacreditável, de 2019, foi inspirado em um acontecimento real. Uma jovem de 18 anos (Kaitlyn Dever) contou à polícia que foi estuprada dentro de seu próprio apartamento e depois voltou atrás em seu depoimento. O mistério só avançou depois que duas mulheres (Toni Collete e Merritt Wever) assumiram a liderança do caso.
Inacreditável foi amplamente aclamada pela crítica, chegando a ser indicada e a receber diversos prêmios importantes, como o Globo de Ouro, Critics Choice Awards, SAG e Emmy.
Segurança em Jogo (2018)
Segurança em Jogo é uma produção original da BBC que foi vendida para a Netflix e lançada em 2018. Com seis episódios, acompanhamos a história do sargento da polícia David Budd, vivido por Richard Madden (Eternos), que passa a ser responsável pela segurança da secretária do Ministério de Administração Interna do Reino Unido.
Bem recebido pela crítica, o seriado foi elogiado por segurar a tensão durante todos os episódios, criando um thriller psicológico realmente envolvente e viciante até sua resolução. Nas premiações, a série apareceu no Emmy e Globo de Ouro, com Madden ganhando nesta segunda o prêmio de Melhor Ator de Drama para TV.