As 10 melhores sequências de luta do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas
As 10 melhores sequências de luta do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas
Muita ação e porradaria!
Em ativa desde 2008, o Universo Cinematográfico da Marvel já nos apresentou dezenas de heróis, todos lutando em prol de um mundo melhor. Cada filme (e agora, as séries do Disney+) vem recheado com batalhas icônicas, todas colocando os heróis mais poderosos da Terra – e de outros planetas – contra seus vilões, ou até mesmo contra alguns aliados.
Desde lutas contra o Titã Louco ou batalhas bem coreografadas e com poucos efeitos de CGI, não faltam exemplos de como o MCU conseguiu criar sequências de ação originais e empolgantes. E foi pensando nisso que reunimos aqui as melhores cenas de luta do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas!
A traição de Ikaris
Onde acontece: Eternos (2021)
Embora não tenha sido recebido com unanimidade pelos fãs, Eternos é uma das produções mais ousadas e originais do MCU, apresentando toda a raça de seres superpoderosos enviados à Terra pelos Celestiais, enquanto tentam defender o planeta - que, na realidade, é a incubadora para um novo deus cósmico.
Quando os Eternos descobrem esse segredo, alguns tentam parar o processo para salvar o planeta, mas Ikaris - que havia sido revelado como traidor após ter matado a líder Ajak - se volta contra seus aliados, o que resulta em uma batalha fantástica, especialmente com a presença de Makkari, a velocista do grupo, e Phastos, o inventor.
Luta no ônibus
Onde acontece: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)
Em 2021, o mundo conheceu um novo herói no MCU. Shang-Chi é uma arma viva, que conhece vários estilos de artes marciais e usa isso para deter os seus adversários. Quando ele é encurralado pelo Punho de Lâmina e os outros capangas de seu pai em um ônibus, vemos uma das cenas de ação mais frenéticas de toda a franquia.
Com muita inspiração em filmes de wuxia e artes marciais, Destin Daniel Cretton, o diretor do longa, consegue passar toda a destreza do herói sem sacrificar os momentos mais cômicos e divertidos do MCU, o que fica ainda mais interessante quando consideramos que toda a ação está acontecendo em um veículo em movimento cheio de civis e inocentes...
Encurralado no elevador
Onde acontece: Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Embora não tenham conseguido emplacar nenhum sucesso absoluto desde que saíram do MCU, os Irmãos Russo mostraram que sabem conduzir bem a ação desde seu primeiro filme na saga, Capitão América: O Soldado Invernal. Aqui, vemos Steve Rogers sendo caçado por vários agentes da HIDRA infiltrados na S.H.I.E.L.D..
Um dos pontos altos do filme se dá quando Steve tenta deixar o Triskelion - uma das bases da organização - e é encurralado em um elevador por vários de seus "ex-aliados", liderados por Brock Rumlow. Isso acaba resultando em uma luta muito claustrofóbica em um espaço bem apertado, enquanto o Sentinela da Liberdade derrota seus adversários de um a um.
Batalha musical
Onde acontece: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Estamos tão ancorados em um senso de "realismo e verossimilhança" que, às vezes, é difícil lembrar que estes são filmes de super-heróis e que eles podem (e devem) brincar com os conceitos mais bizarros e únicos dos quadrinhos. E essa cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura faz isso de uma forma brilhante.
Na cena, o Doutor Estranho que já conhecemos dá de cara com seu "eu maligno" de outro universo, e os dois acabam em uma batalha épica, na qual atiram notas musicais um no outro, enquanto a música acompanha cada um dos feitiços lançados pelos dois Stephen Strange. E por fim, ainda temos a morte brutal do Doutor Estranho do mal, empalado por uma cerca de metal.
Batalha de Titã
Onde acontece: Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Thanos é, sem dúvida, o maior vilão já apresentado no MCU até agora, e parte disso vem de seu plano obstinado para eliminar metade dos seres vivos em todo o universo. Porém, antes que pudesse colocar isso em prática, o Titã Louco precisava reunir todas as Joias do Infinito, e Vingadores: Guerra Infinita basicamente é um filme inteiro sobre essa missão.
Um dos momentos mais interessantes do filme se dá quando o Homem de Ferro, o Doutor Estranho e o Homem-Aranha se encontram com os Guardiões da Galáxia em Titã e precisam lutar contra o vilão para proteger a Joia do Tempo. A cena é brutal e resulta em momentos gloriosos, como quando o Doutor Estranho enfrenta o vilão usando suas magias e feitiços.
Disputa pelo trono de Wakanda
Onde acontece: Pantera Negra (2018)
O primeiro Pantera Negra é tido por muitos como o melhor filme solo de todo o Universo Cinematográfico da Marvel, e com razão. E por mais que a batalha final deixe a desejar por conta de seus efeitos visuais, não é como se o resto do filme não trouxesse alguns momentos bem empolgantes, como quando Killmonger desafia T'Challa pelo trono de Wakanda.
A batalha dos dois é travada em uma cachoeira e, o mais interessante de tudo é que eles não contam com trajes e aparatos heroicos, apenas com sua força e estratégias. Aqui, Killmonger acaba se provando melhor (e mais traiçoeiro) que seu primo, assumindo seu lugar e colocando Wakanda em uma nova era de trevas, até o ato final do longa.
O massacre da Feiticeira Escarlate
Onde acontece: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Ao longo de quinze anos, o Universo Cinematográfico da Marvel foi muitas coisas, mas quase nunca se arriscou o bastante para sair da zona de conforto. Isso mudou com a chegada de Sam Raimi à franquia, que nos ofereceu a batalha mais brutal e sangrenta vista em um filme de super-heróis na última década - ou melhor, batalha não... uma verdadeira carnificina.
Aqui, vemos a Feiticeira Escarlate completamente possessa entrando na sede dos Illuminati, em outro universo, e matando todos com facilidade. Com os dois pés fincados no horror, Raimi não deixa de entregar momentos bem grotescos, como o cérebro do Raio Negro implodindo, o Professor X tendo seu pescoço dilacerado e a Capitã Carter partida ao meio...
Batalha de Manhattan
Onde acontece: Os Vingadores (2012)
Lançado em 2012, Os Vingadores foi como um sonho sendo realizado. O filme fez o que muitos julgavam impossível, reunindo quatro franquias de heróis em uma única história, que colocava a equipe composta por Thor, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra e Gavião Arqueiro diretamente contra as ações de Loki.
E todo o terceiro ato do filme é glorioso, já que conta com uma sequência de ação muito bem conduzida, na qual os Heróis Mais Poderosos da Terra devem se unir para refrear a invasão dos Chitauri. Alguns pontos altos são a cena em que temos um plano-sequência dos heróis lutando contra os alienígenas e o momento em que o Golias Esmeralda "esmaga" o Deus da Trapaça.
Luta na ponte
Onde acontece: Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Como dito anteriormente, Capitão América: O Soldado Invernal possui algumas das melhores sequências de ação de todo o MCU, e boa parte das cenas não depende muito de efeitos digitais. Um belo exemplo disso se dá na metade do filme, quando Steve Rogers e Natasha Romanoff se veem encurralados pelo Soldado Invernal em uma ponte.
Aqui, temos vários momentos explosivos e eletrizantes conduzidos com uma grande maestria pelos Irmãos Russo, desde o momento em que Bucky Barnes usa facas para atacar Steve até a cena em que a Viúva Negra tenta escapar de uma rajada de balas. E vale lembrar que a cena culmina com Steve descobrindo a identidade de seu adversário, o que é uma baita revelação.
Avante, Vingadores!
Onde acontece: Vingadores: Ultimato (2019)
Até hoje, é difícil achar uma batalha que tenha sido tão gloriosa, espetacular e grandiloquente no Universo Cinematográfico da Marvel quanto a luta final entre Thanos e os Vingadores, em Ultimato. Aqui, vemos aquele que é considerado o maior crossover da história do cinema, com todos os heróis de todas as franquias se reunindo para dar uma surra no Titã Louco.
Com efeitos especiais de ponta, a sequência fica ainda melhor pelo impacto emocional de ver figuras tão distintas, como os Vingadores, Guardiões da Galáxia, os magos da Terra, os Saqueadores e até mesmo alguns dos asgardianos se juntando para atacar Thanos e seus exércitos. Vale destacar a luta entre a trindade (Homem de Ferro, Capitão América e Thor) e o vilão.