As 10 melhores produções de terror lançadas em 2023

Capa da Publicação

As 10 melhores produções de terror lançadas em 2023

Por Gus Fiaux

Um ano cheio de estreias impactantes e muito especiais, 2023 nos surpreendeu em vários gêneros, da comédia ao drama. Um grande destaque, contudo, foi o horror, que nos deu visões extraídas direto de pesadelos, em filmes e séries de diferentes partes do mundo. No cinema ou no streaming, o que não faltou foram experiências realmente escabrosas para os fãs do gênero.

Com franquias retornando, ideias originais impulsionadas e grandes criadores dando seu toque especial em novas séries, temos várias produções que merecem destaque em 2023 – inclusive obras de fora dos Estados Unidos. Levando isso em conta, listamos aqui os 10 melhores filmes e séries de terror de 2023!

Imagem de capa do item

A Queda da Casa de Usher

Onde assistir: Netflix

Em sua última parceria com a Netflix, Mike Flanagan decidiu presentear os seus fãs com um estrondo. Ao menos, é assim que podemos categorizar a brilhante A Queda da Casa de Usher, minissérie que adapta obras muito adoradas de Edgar Allan Poe, com o gostinho que só o criador das séries A Maldição da Residência Hill e Missa da Meia-Noite poderia nos garantir.

A série acompanha a história da Família Usher, uma dinastia de ricaços da indústria farmacêutica norte-americanos. Certo dia, todos se tornam alvos de uma entidade sobrenatural, e um a um encontram destinos terríveis, mas isso tudo está ligado a um grande segredo do passado. No elenco, a série conta com vários parceiros de Flanagan, como Rahul Kohli e Kate Siegel.

Imagem de capa do item

Pânico VI

Onde assistir: Paramount+ e Globoplay

Após ter retornado no ano passado com um filme divisivo, apesar de popular, a saga criada por Wes Craven nos entrega seu capítulo mais sanguinário e violento até hoje com Pânico VI. Aqui, acompanhamos os sobreviventes do filme anterior, que tentam começar do zero em Nova York - apenas para se verem no centro de outra onda de assassinatos do Ghostface.

O filme brilha aonde seu antecessor não conseguiu, oferecendo nostalgia sem perder o charme autorreferencial e sarcástico da franquia. Além disso, temos uma evolução nos personagens centrais, especialmente nas irmãs Tara e Sam Carpenter, que se tornam as final girls perfeitas - uma pena que isso não será continuado no próximo filme da saga, graças a decisões executivas ruins e boicote político a Melissa Barrera.

Imagem de capa do item

Piscina Infinita

Onde assistir: Globoplay

Brandon Cronenberg pode até ser conhecido como "o filho cineasta de David Cronenberg", mas felizmente ele já nos entregou obras interessantes o bastante para distanciá-lo das acusações de mero nepotismo. Após chocar o mundo com Antiviral e Possessor, ele retorna ainda mais brutal e cruel em Piscina Infinita.

No longa protagonizado por Alexander Skarsgård e Mia Goth, somos apresentados a um casal passando férias em uma ilha fictícia, quando o que seria um período paradisíaco se torna um pesadelo em tempo real, conforme descobrimos o submundo do prazer hedonista, da violência imprudente e os horrores surreais que tomam conta do lugar.

Imagem de capa do item

Huesera

Onde assistir: Prime Video

Embora tenha estreado em alguns festivais no ano passado, Huesera se tornou disponível em um circuito mais amplo em 2023, o que o fez entrar no radar de muitos fãs de horror. Coprodução entre México e Peru, o filme nos apresenta o casal Raúl e Valeria, que sonham em ter um bebê, mas se veem acorrentados a uma assombração assassina e implacável.

Com direção e roteiro de Michelle Garza Cervera, o filme retoma os temas mais delicados do body horror ao explorar o medo da maternidade. O filme conquistou aclamação desde sua estreia no Festival de Tribeca, e desde então vem sendo indicado em várias premiações independentes. Além disso, ele ainda conta com 97% de aprovação da crítica no *Rotten Tomatoes**.

Imagem de capa do item

Ninguém Vai te Salvar

Onde assistir: Star+

Ainda que 2023 tenha sido dominado por retornos de grandes franquias às salas de cinema (o que nem sempre ofereceu experiências boas, vide o podre O Exorcista: O Devoto), foram as premissas mais simples e originais que nos deram motivos para sorrir - ou tremer de medo. Foi assim com Ninguém Vai te Salvar, novo longa de Brian Duffield.

Quase sem diálogos durante boa parte de sua duração, o filme acompanha a jovem Brynn, que precisa lidar com sua própria ansiedade social enquanto tenta fugir de uma invasão alienígena. Com efeitos contidos e um uso etéreo da trilha sonora, o filme surpreende pelo design de suas criaturas e ainda nos fornece um final bem surpreendente.

Imagem de capa do item

Toc Toc Toc: Ecos do Além

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Se você gosta da mescla entre horror e contos de fadas, uma ótima opção é o inquietante Cobweb - que, no Brasil, ganhou o terrível título de Toc Toc Toc: Ecos do Além. Estrelado por Antony Starr e Lizzy Caplan, o longa acompanha um jovem menino que, após ouvir vozes vindas da parede de seu quarto, passa a suspeitar que seus pais escondem um segredo nefasto.

Com direção de Samuel Bodin (criador de Marianne, série francesa de horror da Netflix), o longa aposta em um visual mais fantasioso para dar ao público sustos muito inventivos e uma reviravolta saída de delírios febris. O longa ainda conta com a brilhante atuação do jovem Woody Norman, que convence bem no papel do assustado e inocente Peter.

Imagem de capa do item

Fale Comigo

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Não é de hoje que a A24 se tornou uma referência quando o assunto são os filmes de terror - seja aqueles produzidos pela companhia como os que são apenas distribuídos por ela, como o caso de Fale Comigo, filme dirigido pelos irmãos e youtubers Danny e Michael Philippou, que por sua vez traz uma visão bem apocalíptica para a Geração Z e sua sede de fama.

Na trama, uma jovem menina enlutada descobre que pode se conectar com os mortos através de uma mão embalsamada - mas há regras que devem ser seguidas à risca para que isso não traga perigos. No entanto, quando a nossa protagonista fica determinada a encontrar a alma de sua mãe, coisas terríveis começam a acontecer.

Imagem de capa do item

Jogos Mortais X

Onde assistir: Net NOW

Após quase uma década, quem diria que Jogos Mortais conseguiria não só voltar às salas de cinema com um novo capítulo, mas principalmente com um excelente filme - e em grande parte, graças à decisão de ambientar toda a trama no passado, o que nos permite explorar a psiquê de alguns figurões da saga, como John Kramer e Amanda Young.

Na trama de Jogos Mortais X, o famoso serial killer conhecido como Jigsaw se vê em sua hora mais sombria, enfrentando um câncer em fase terminal. Quando tudo parece perdido, ele encontra um tratamento que deve curá-lo de vez - mas ao descobrir que tudo não passa de uma farsa, o icônico assassino clama por vingança.

Imagem de capa do item

A Morte do Demônio: A Ascensão

Onde assistir: HBO Max

Fale o que quiser, mas a verdade é que a franquia Uma Noite Alucinante (ou A Morte do Demônio) nunca teve um filme ruim sequer, e não ia ser em 2023 que isso iria acontecer. Ao menos, é assim que nos sentimos com o histérico A Morte do Demônio: A Ascensão, novo capítulo que introduz novos personagens e muda todo o escopo da saga.

Aqui, seguimos a rebelde Beth, que volta para a casa de sua irmã Ellie em busca de conselhos e consolo. Porém, quando um livro maldito é achado, as portas para o mundo sobrenatural são escancaradas, e temos a promessa de que todos no prédio estarão mortos até o amanhecer. Com isso, o diretor Lee Cronin aproveita para nos dar um banho de sangue e gosma.

Imagem de capa do item

Cuando Acecha la Maldad

Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Outra produção que pode ter passado despercebida para muitos, o argentino Cuando Acecha la Maldad (ou, como ficou conhecido nos EUA, When Evil Lurks) é a mais nova produção de Demián Rugna, cineasta famoso pelo horripilante Aterrorizados, de 2017. Aqui, ele entrega uma visão ainda mais sombria e pessimista para o mundo.

Na trama, dois irmãos precisam lidar com uma ameaça sobrenatural recém-descoberta na vila em que moram. Porém, o mal se alastra de forma rápida e silenciosa, tomando todos como uma doença virulenta - e então, temos um prato cheio de momentos grotescos misturados com uma potente crítica ao cenário político e social na Argentina de 2023.