10 melhores mascotes dos animes

Capa da Publicação

10 melhores mascotes dos animes

Por Raphael Martins

Animes de sucesso são o que são por uma soma de fatores. Personagens carismáticos, trama interessante, lutas ferrenhas… mas também por venderem toneladas de quinquilharias diversas, que rendem uma grana e tanto para muita gente. E nada vende melhor e mais rápido que um bom mascote.

Nessa lista, vamos relembrar alguns dos melhores mascotes que já deram as caras nessa mídia! Quem sabe um deles é o seu preferido até hoje?

Imagem de capa do item

Doraemon (Doraemon)

Doraemon é um dos mangás infantis mais antigos do Japão, estando em circulação desde 1969 e sendo um símbolo do país, algo parecido com o que a Turma da Mônica é por aqui.

Seu mascote, e também o personagem principal, é Doraemon, um gatinho robô vindo do futuro para ajudar o avô de seu criador, o garotinho Nobita. Para isso, ele está sempre aparecendo com mil invenções malucas, que acabam mais atrapalhando que ajudando.

Doraemon já teve muitas adaptações animadas e filmes para o cinema, e algumas delas inclusive já foram exibidas aqui no Brasil.

Imagem de capa do item

Kyubey (Puella Magi Madoka Magica)

Kyubey é uma espécie de "versão sombria" dos bichinhos fofinhos do gênero "garota mágica". E isso é proposital, uma vez que o anime ao qual ele pertence, Puella Magi Madoka Magica, subverte esse tipo de série.

Manipulador, frio e por vezes até sádico, essa criatura faz contratos com meninas comuns para transformá-las em garotas mágicas, que tem a missão de lutar contra bruxas do mal. Mas a verdade é muito mais sombria, e as pobres garotas aprendem isso da maneira mais traumática e violenta possível.

Imagem de capa do item

Pen Pen (Neon Genesis Evangelion)

Apesar de ser conhecido por seus temas filosóficos e pelos duelos titânicos entre mechas e anjos, Neon Genesis Evangelion também tem seus momentos de humor, e alguns dos melhores deles são protagonizados pelo pinguinzinho *Pen Pen.

Ele é o bichinho de estimação de Misato e mora em uma geladeira dentro do apartamento dela. Gosta de banhos quentes, da Asuka e de comer absolutamente qualquer coisa. Tem também um certo grau de inteligência e até já foi mostrado lendo um jornal!

Imagem de capa do item

Ryo-oki (Tenchi Muyo!)

Ryo-oki é um misto de gato e coelho e é sempre visto na companhia da princesa Sasami. Além de cenouras, ele gosta de se meter em confusão, para a dor de cabeça do pobre Tenchi.

Mas ele é muito mais que um bichinho fofinho: quando é preciso, Ryo-oki se transforma em um poderoso cruzador espacial de combate, equipado com canhões laser, hiperpropusor para saltos na velocidade da luz e muito mais. Ele também pode adotar forma humanoide, se transformando em uma menininha.

Imagem de capa do item

Puu (Yu Yu Hakusho)

Puu (ou Piu, na dublagem brasileira) é o mascote de Yu Yu Hakusho, criado como bichinho de estimação por Keiko, Yukina e Genkai.

Ele tem uma profunda ligação com Yusuke, protagonista do anime. Quanto mais poderoso o detetive espiritual se torna, maior e mais poderoso Puu fica. Em um determinado momento, ele deixa a forma fofinha de lado e se transforma numa enorme fênix, evidenciando o nível de poder alcançado por Yusuke.

Imagem de capa do item

Kero (Card Captor Sakura)

Kero, ou Kerberus, é o guardião das Cartas Clow. Ele recebeu de seu criador, o Mago Clow, a missão de escolher um novo mestre para as cartas, e após a menina Sakura Kinomoto libertá-las por acidente, ele encontra nela a candidata perfeita.

Kero é mandão, comilão e exigente, mas se importa de verdade com Sakura e a ajuda em sua missão de recapturar as cartas perdidas e torná-la a mestra do Livro Clow. Sua verdadeira forma é a de um enorme leão alado, que sempre aparece quando a situação fica realmente difícil para a garota e seus amigos.

Imagem de capa do item

Luna (Sailor Moon)

Luna é a guardiã e conselheira da heroína Sailor Moon. Mandada à Terra para encontrar as guerreiras lunares, é ela quem transforma Usagi em uma heroína, a guiando em cada passo do caminho.

Sábia e responsável, ela é a voz da razão do grupo de guerreiras. Embora se irrite constantemente com o estilo atrapalhado de Usagi, ela se importa muito com a menina e sempre está ao seu lado, não importa a situação.

Imagem de capa do item

Mokona (Guerreiras Mágicas de Rayearth)

Quando Hikaru, Umi e Fuu chegam ao mundo mágico de Cefiro, encontram em Mokona seu guia. Além de ser um bichinho fofo, ele também é super útil, conjurando comida, abrigo e fazendo mágica para ajudar as guerreiras mágicas em sua missão de salvar a princesa.

No mangá de Guerreiras Mágicas de Rayearth, ele é ainda mais importante: na reta final da história, o mascote se revela como sendo ninguém menos que Deus em pessoa, criador de Cefiro e de todo o universo!

O personagem até hoje é um símbolo não só de Rayearth, mas do próprio grupo Clamp, as autoras do mangá. Ele foi criado como um "avatar" de Mokona Apapa, uma das mangakás do grupo.

Imagem de capa do item

Tony Tony Chopper (One Piece)

O médico dos piratas do chapéu de palha é um membro importantíssimo do grupo, e um dos que tem a história mais trágica. Antes uma rena normal, ele comeu a Hito Hito no Mi e foi renegado pelas outras renas, sendo então adotado pelo Dr. Hiruluk e se tornando seu assistente. Após a morte traumática do doutor, seu caminho se encontra com o de Luffy, a quem ele passa a seguir em suas viagens e aventuras.

Geralmente visto como uma rena fofa de chapéu, Chopper pode adotar diversas formas, entre elas a poderosíssima "Monster Point", que aumenta seu tamanho e força e mantém sua consciência ativa ao mesmo tempo.

Imagem de capa do item

Pikachu (Pokémon)

E finalmente, aquele que provavelmente é o mascote de anime mais famoso de todos os tempos: Pikachu, o inseparável companheiro de Ash Ketchum e a "cara" da franquia Pokémon no mundo.

No anime, Pikachu é um Pokémon rebelde, enfezado e que perde a paciência facilmente. No começo de sua jornada com Ash, o garoto levava choques constantes do bichinho, mas com o tempo, os dois se tornaram a dupla perfeita, deixando de serem dono e criatura e passando a serem verdadeiros amigos.

Os momentos mais emocionantes do anime tem Pikachu como o centro, como na vez em que ele quase disse adeus para ficar com sua espécie, ou quando chorou sobre o corpo petrificado de Ash. No ano passado, ganhou uma versão em live action cheia de personalidade no filme Detetive Pikachu, onde tinha a voz do ator Ryan Reynolds.