9 melhores jogos de terror recentes

Capa da Publicação

9 melhores jogos de terror recentes

Por Junno Sena

Os amantes de jogos de terror tem se beneficiado nos últimos anos. Desde remakes como Resident Evil 4 e Layers of Fear até produções originais como Signalis e Immortality, produções para todos os gostos do horror tem saído nos principais consoles. Nessa lista, separamos 9 dos melhores jogos de terror lançados nos últimos três anos. Preparado para se assustar? Deixe nos comentários qual o seu favorito.

Imagem de capa do item

Resident Evil Village

Homenageando toda a franquia Resident Evil, Resident Evil Village é uma divertida e assustadora aventura por diversos gêneros do horror. Desde o “survival” até a pura e intensa ação em primeira pessoa, o jogo continua a história de Ethan iniciada em Resident Evil 7.

Após ver sua esposa ser assassinada por Chris Redfield e sua filha sequestrada, ele precisará sobreviver a uma vila aterrorizada por licanos, além de enfrentar entidades sinistras e a carismática Lady Dimitrescu. Lançado em 2021, o jogo é um ponto alto na franquia, contando com uma DLC e um modo de jogo em terceira pessoa.

Onde jogar: PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X, PC

Imagem de capa do item

Little Nightmares 2

Com o anúncio de um Little Nightmares 3, não podemos esquecer de comentar sobre seu título anterior. Trazendo uma reviravolta de cair o queixo, Little Nightmares 2 traz o clássico sistema de plataforma e quebra-cabeça pelo qual ficou conhecido.

Mesmo com seu visual “infantil”, o jogo é angustiante até para os jogadores mais corajosos. Cheio de perseguições, cada momento é mergulhado em tensão, além de mortes acidentais que podem ser tanto cômicas quanto desesperadoras.

Onde jogar: Nintendo Switch, PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X, PC

Imagem de capa do item

Returnal

Trazendo roguelike, tiro em terceira pessoa, temática espacial e horror, ninguém dava muito por Returnal. Porém, com um visual e história criativos, além de uma jogabilidade desafiante, o jogo conseguiu conquistar tanto a crítica quanto o público.

Nele, seguimos Selene, uma astronauta que está presa no planeta alienígena Atropos e em um loop temporal. Após cada morte, ela é ressuscitada e obrigada a atravessar ambientes estrangeiros e combater entidades extraterrestres.

Onde jogar: PlayStation 5, PC

Imagem de capa do item

Saturnalia

Você está preso em uma aldeia que é um verdadeiro labirinto. Sem orientação alguma, precisará explorar e resolver mistérios. Para isso, sua única arma é uma caixa de fósforo e muita determinação.

Saturnalia brinca com o horror de não saber o que há na próxima curva e escala ao seu máximo. Além de misturar terror e roguelite, outro destaque para o jogo é sua direção de arte. Com cores néons e formas disformes, tudo se torna um motivo para gerar medo.

Onde jogar: Nintendo Switch, PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X, PC e Mac OS

Imagem de capa do item

MADiSON

MADiSON se tornou um dos jogos de horror mais populares no último ano. Com uma história bizarra, um protagonista desprotegido e quebra-cabeças capazes de dar dor de cabeça, a produção se tornou um divisor de águas entre os fãs de jogos de horror.

Enquanto alguns se cansaram do clássico em primeira pessoa ambientado em longos corredores, outros acreditam que essa fórmula é onde o gênero brilha. De uma forma ou de outra, o jogo sobre rituais sangrentos e fantasmas de assassinas ainda tem seu carisma.

Onde jogar: Nintendo Switch, PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X, PC

Imagem de capa do item

Signalis

Um jogo recente de horror que pode ter passado despercebido é Signalis. Influenciado por clássicos de tiro em terceira pessoa, como Metal Gear Solid, Resident Evil e Silent Hill, seguimos a história de um futuro distópico controlado por meio de vigilância e propaganda.

Com toques de H. P. Lovecraft, O Rei de Amarelo, Hideaki Anno e David Lynch, o jogo é uma aventura psicodélica que promete te deixar confuso. Signalis pode não te dar grandes sustos, mas espere sentir calafrios com a sua gestão de recursos.

Onde jogar: Nintendo Switch, PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X

Imagem de capa do item

Texas Chainsaw Massacre

É impossível falar de jogos de terror sem lembrar dos famosos assimétricos. Assim como em Dead by Daylight, Texas Chainsaw Massacre divide seus jogadores em dois grupos: vítimas e assassinos. Ambos são jogados em um complexo mapa para se tornarem caçadores ou sobreviventes de um massacre comandado por Leatherface e sua família.

Apesar do pouco tempo em circulação, o jogo apresenta uma proposta que se equipara a Dead by Daylight em diversos pontos, mas também se supera em outros. Um deles é o fato de ser possível criar uma equipe de assassinos, outro é o terror atmosférico que dá medo em qualquer um. Texas Chainsaw Massacre se tornou uma experiência necessária para quem curte o gênero horror e survival.

Onde jogar: PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X, Game Pass, PC

Imagem de capa do item

Layers of Fear (2023)

Para os amantes de um horror atmosférico, quebra-cabeça e histórias de gelar a espinha, Layers of Fear (2023) é a pedida certa. Nele, o jogador embarca em todas as tramas da série de horror psicológico em primeira pessoa. Com a história d’ O Escritor como um fio narrativo, conhecemos O Pintor e O Ator — além d’ O Diretor dublado por Tony Todd**.

Layers of Fear é uma divertida e assustadora aventura que irá te deixar com medo do escuro. A verdade é que os jogos antigos da franquia não envelheceram mal, porém essa nova empreitada é capaz de fazer qualquer um repensar o conceito de remake.

Onde jogar: Nintendo Switch, PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X, Mac OS

Imagem de capa do item

Immortality

O que aconteceu com Marissa Martel? Em Immortality, você precisa restaurar os filmes perdidos de uma atriz de sucesso que desapareceu. Criado por Sam Barlow, de Her Story e Telling Lies, Immortality incorpora o uso de vídeos como um grande quebra-cabeça que precisa ser montado pelo jogador.

Diferente das outras produções de Barlow, essa se destaca por confundir seu público do início ao fim. De certa forma, não existe uma forma certa de jogar, nem ao menos uma única resposta para a pergunta central do jogo. Por esse mesmo motivo, é angustiante descobrir cada nova informação sobre Marissa e seus filmes perdidos.

Se isso já não é o suficiente para os amantes do horror conferirem o jogo, vale destacar a performance de Manon Gage como Marissa. Tirando suspiros com seu carisma, a atriz se tornou um dos pontos altos de 2022 no mundo dos jogos.

Onde jogar: Nintendo Switch, PlayStation 5 | 4, Xbox One, Xbox Series S | X, Mac OS, Netflix