12 jogos de terror para jogar no Halloween
12 jogos de terror para jogar no Halloween
Os melhores jogos de terror para quem gosta de se aventurar no Dia das Bruxas
Ainda que não seja comemorado oficialmente no Brasil, o Dia das Bruxas é a desculpa perfeita para se aventurar pelo macabro. Na verdade, os fãs de terror – seja nos filmes, jogos, livros ou séries – aproveitam o mês inteiro de outubro para conhecer e revisitar o melhor da desgraceira, em uma grande e divertida celebração de sustos e sanguinolência.
Para quem se sentiu contagiado – ou até possuído – por esse espírito sombrio, separamos abaixo recomendações de jogos de terror para curtir no Halloween!
Vale lembrar que a lista não é necessariamente das melhores obras do gênero, e sim dicas de games mais recentes e amplamente acessíveis, para ir além dos clássicos de sempre, que muitas vezes só podem ser acessados via emuladores ou em sistemas mais antigos. Para quem quiser indicações dos melhores jogos de terror já feitos, a Legião dos Heróis também tem uma lista própria para isso!
- The Evil Within 1 e 2
- Visage
- Murder House
- Phasmophobia
- Resident Evil 2 (2019)
- Dead By Daylight
- Antologia The Dark Pictures
- Quadrilogia Zombie Army
- Observer
- Tormented Souls
- Little Nightmares 1 e 2
The Evil Within 1 e 2
Disponíveis para: PC, Xbox One, PlayStation 4 - Xbox Series X | S e PlayStation 5 via retrocompatibilidade
Shinji Mikami é mais conhecido como a mente por trás de Resident Evil, mas o designer japonês mostrou que ainda entende como criar survival horror de qualidade com a saga The Evil Within.
Com dois jogos, lançados respectivamente em 2014 e 2017, a saga acompanha o detetive Sebastian Castellanos sendo arrastado para um mundo de terror e insanidade durante a investigação de um estranho assassinato. São experiências com toques de ação, mas que ainda pedem por bom controle de recursos, e oferecem muitos momentos de tensão pura e sustos divertidos.
Ambos os jogos de The Evil Within estão disponíveis no catálogo do Xbox Game Pass para PC e para os consoles Xbox One e Series X | S.
Visage
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4 e Xbox Series X | S - PlayStation 5 via retrocompatibilidade
Infelizmente, só podemos imaginar como Silent Hills seria, mas demostração - conhecida como P.T. - já era forte o bastante para deixar um legado. Visage é a melhor prova disso, já que é uma game inteiramente baseado no clima teaser jogável do game cancelado. Descrito como um horror psicológico de ritmo lento, Visage te coloca para explorar uma casa marcada por todo tipo de desgraça imaginável, de assassinatos à insanidade. Sua investigação, conduzida através de objetos, acaba despertando alguns dos fantasmas presos no lugar, que te atormentam por cenários mundanos, e também por locações completamente surreais. Os desenvolvedores da SadSquare Studios dão poucos detalhes da trama para garantir mais surpresas, mas o game já é considerado um dos jogos de terror mais assustadores da história.
Nos consoles Xbox e no PC, Visage está incluso no catálogo do Xbox Game Pass.
Murder House
Disponível para: PC, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X | S, PlayStation 4 e PlayStation 5
O nome Puppet Combo se tornou um queridinho cult entre os fãs de terror independente. Trata-se de um único desenvolvedor focado em criar experiências retrô com gráficos pixelados e sustos bastante intensos, inspirado pela atmosfera e jogabilidade de clássicos do PlayStation 1.
Murder House, um dos poucos títulos do desenvolvedor a chegar aos consoles, é feito sob medida para o Dia das Bruxas. O game combina a jogabilidade e perspectiva dos clássicos Resident Evil com uma trama de filme trash oitentista, em que um grupo de repórteres se vê na mira de um serial killer ao entrarem em uma cena de crime para gravar uma matéria sensacionalista. É uma experiência curta, divertida e horripilante, que vai te arrepiar nos momentos que o assassino te persegue, e arrancar gritos quando ele enfim te alcançar.
Phasmophobia
Disponível para: PC
Criar horror para vários jogadores online é uma tarefa bastante difícil, já que a conversa entre amigos pode matar qualquer tensão. Ver Phasmophobia tirar isso de letra é bastante impressionante, já que o game consegue arrancar risadas e gritos de medo em doses iguais.
Ao melhor estilo Atividade Paranormal, quatro jogadores exploram cenários assombrados na tentativa de encontrar espíritos. Como seu objetivo é coletar evidências da existência de fantasmas, é preciso usar equipamentos e ficar atento para coletar pistas sobre o passado e identidade de cada alma penada. O problema é que o chat de voz do jogo funciona por proximidade - e as assombrações estão te escutando. Dessa forma, nem mesmo jogar com amigos pode te proteger da sensação de estar preso na mesma sala que um espírito raivoso.
Resident Evil 2 (2019)
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4 - Xbox Series X | S e **PlayStation 5 via retrocompatibilidade
Resident Evil é uma das franquias clássicas que comprovou a força do horror nos games, e a série continua firme e forte até hoje. Nos últimos anos, os fãs receberam tanto excelentes títulos originais, como Resident Evil 7 e 8, como também reinvenções dos títulos originais.
O remake de Resident Evil 2 talvez seja um dos pontos mais altos de toda a franquia. Essa nova versão mostra o apocalipse zumbi se espalhando pela cidade de Raccoon City, e moderniza tanto os controles e perspectiva, quanto também a tensão e o suspense para os padrões atuais de horror. O resultado é um game com gostinho de clássico, com bastante exploração e recursos escassos, mas com atmosfera pesada e horripilante. É a pedida perfeita para veteranos que querem ver uma nova abordagem, e também para novatos que querem entender a força de Resident Evil!
Dead By Daylight
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4, Android/iOS, Nintendo Switch, Xbox Series X | S e PlayStation 5
Quer algo para reunir os amigos no Dia das Bruxas? *Dead By Daylight é a pedida ideal! O game de multiplayer assimétrico recria a essência dos filmes de slasher, com quatro jogadores controlando sobreviventes contra outro que assume o posto de maníaco. O objetivo é consertar geradores para abrir os portões de saída, enquanto o assassino se esforça para atrasar o processo, perseguir os sobreviventes e matar todos eles.
As partidas de Dead By Daylight pedem bastante trabalho em equipe para os sobreviventes, e uma certa frieza e estratégia para o assassino. Em ambos os casos, é um dos poucos jogos online que consegue criar momentos de tensão e sustos genuínos. Além disso, é uma verdadeira carta de amor aos filmes de terror, não só pela experiência como também pelo elenco de assassinos, com criações originais e maníacos clássicos do cinema e dos games, como Michael Myers (Halloween), Pinhead (Hellraiser), Pyramid Head (Silent Hill 2), entre muitos outros.
No PC e nos consoles Xbox, o game pode ser encontrado no catálogo do Xbox Game Pass. Vale lembrar que também há crossplay entre todas as plataformas, com exceção das versões para celulares!
Antologia The Dark Pictures
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X | S e PlayStation 5
A Supermassive conquistou os fãs de terror quando, em 2015, lançou Until Dawn, exclusivo de PlayStation 4 que é praticamente um filme de terror interativo, estrelado por rostos da TV e do cinema. Alguns anos depois, em 2019, o estúdio decidiu usar a mesma fórmula em uma ambiciosa antologia, chamada The Dark Pictures.
Com três jogos até agora, cada game traz um novo conto de horror, com ambientação e personagens inéditos. O primeiro, Man of Medan (2019), acompanha as desventuras de cinco amigos em um navio abandonado. O segundo, chamado de Little Hope (2020), segue uma excursão de alunos universitários que se veem atormentados por visões sinistras e fantasmas do passado de uma pequena cidade. Já o mais recente, House of Ashes (2021), coloca soldados de exércitos rivais tentando sobreviver a criaturas demoníacas quando ficam presos em um antigo templo.
Em toda a trilogia de The Dark Pictures, é preciso tomar decisões importantes que vão moldando o andamento da narrativa, com reviravoltas e conclusões imprevisíveis, já que todo o elenco pode morrer, dependendo das escolhas tomadas. Há ainda modos para até cinco jogadores, em que o voto popular determina quais opções serão registradas pelo jogo, o que faz a escolha perfeita para uma reunião no Dia das Bruxas.
Quadrilogia Zombie Army
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X | S e PlayStation 5
A franquia Sniper Elite é conhecida por suas campanhas históricas, em que o jogador assume o controle de um atirador de elite durante a Segunda Guerra Mundial. A desenvolvedora Rebellion, porém, é grande fã de filmes de zumbi, e decidiram manifestar isso na franquia derivada Zombie Army.
Puxando dos filmes trash europeus, os quatro jogos da franquia trazem um modo Horda em que é preciso sobreviver à invasão de mortos-vivos. É uma boa pedida cooperativa para quem curte experiências mais simples e objetivas, que nem os primeiros mapas do Modo Zumbi de Call of Duty. O game, porém, compensa com muito estilo, em cenários macabros, trilha sonora repleta de sintetizadores, e uma deliciosa estética de filme antigo de procedência duvidosa.
Observer
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X | S e PlayStation 5
Os poloneses da Bloober se tornaram um dos mais interessantes estúdios de terror, com obras de peso como Layers of Fear, Bruxa de Blair e The Medium. Entre todos esses sucessos, um dos títulos que passou meio batido pelo grande público é Observer, e agora é a hora perfeita para resgatá-lo.
O game combina horror com ficção científica, ao acompanhar o detetive Daniel Lazarski - interpretado pelo falecido Rutger Hauer (Blade Runner) - investigando um estranho assassinato em um prédio de periferia. Ao invés de cidades gigantescas, o game foca no submundo de uma metrópole cyberpunk, com tecnologia precária, ambientes grotescos e muito terror corporal. A versão original é uma bagunça de desempenho, mas o estúdio revisitou a obra com Observer: System Redux, que entrega performance mais sólida, visuais melhorados, e conteúdo adicional.
Tormented Souls
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X | S e PlayStation 5
Já imaginou se Resident Evil e Silent Hill tivessem mantido o seu estilo clássico até hoje? Essa é justamente a proposta de Tormented Souls, um survival horror aos moldes dos clássicos de terror do PlayStation 1, com jogabilidade e design modernizados.
Isso significa ângulos fixos de câmera, muita exploração por ambientes atmosféricos, combate como último recurso, e administração de inventário com itens escassos na jornada de Caroline Walker por uma mansão macabra tomada por todo tipo de criatura horrenda.
Little Nightmares 1 e 2
Disponível para: PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X | S e PlayStation 5
Horror é um dos gêneros mais flexíveis que existe, e ele consegue se adaptar até para histórias infantis. Little Nightmares se parece com uma fábula macabra, com seu visual igualmente fofo e sombrio, mas não se engane com as aparências: é verdadeiramente um jogo de terror.
Os dois games, lançados respectivamente em 2017 e 2021, colocam o jogador no papel de crianças que precisam escapar de um mundo corrompido por forças horrendas, repletos de todo tipo de criatura nefasta. Seja em trechos de plataforma, resolvendo enigmas ou tendo que utilizar furtividade para sobreviver, Little Nightmares sempre vai te deixar na ponta da cadeira.