Os 10 melhores jogos de mundo aberto lançados até hoje
Os 10 melhores jogos de mundo aberto lançados até hoje
Títulos incríveis para se perder no mundo aberto!
Jogos com um mundo aberto, vasto e repleto de missões, coletáveis e outros diversos objetivos para o jogador encontrar se tornaram um padrão da indústria, principalmente nas produções com grandes orçamentos. Com isso, temos uma quantidade gigantesca de jogos com essas mecânicas, tornando elas muitas vezes repetitivas e genéricas.
Apesar disso, alguns jogos de mundo aberto ainda assim se destacam, seja pela sua beleza, objetivos ou detalhes que o diferenciam de todos os outros. Nesta lista você confere os 10 melhores jogos de mundo aberto lançados até hoje.
Prey
Prey apresenta o menor mundo aberto dessa lista, já que ele se passa quase que inteiramente dentro de uma estação espacial. O lugar foi infestado por Typhons, uma espécie de alienígenas que pode tomar formas diferentes, seja de criaturas gigantes que podem te matar facilmente, ou então mímicos que são capazes de virar qualquer objeto do cenário.
Apesar de não ser inteiramente desbloqueado no início, o jogador vai aos poucos desbloqueando mais áreas da estação espacial, avançando a história. Mas caso o protagonista tenha habilidades específicas, ou então encontre alguns itens importantes explorando o local, é possível acessar essas áreas mais cedo.
Prey recompensa não só a sua exploração, mas também sua inventividade. Seja para lidar com inimigos, arremessando objetos ou fazendo torretas destruírem os Typhons para você, ou então para acessar outros locais usando os tiros de seu canhão GLOO como uma plataforma, por exemplo.
Death Stranding
Death Stranding foi marcado por muitas teorias sobre o que seria e qual seria o papel dos atores como Léa Seydoux, Mads Mikkelsen entre vários outros. Ao ser lançado, o jogo de Hideo Kojima dividiu opiniões, com alguns amando o jogo e sua história e outros detestando.
No controle de Sam Porter Bridges, vivido por Norman Reedus, o jogador precisa realizar entregas em um mundo pós-apocalíptico com o objetivo de conectar as pessoas do país e fazer com que a América se torne inteira novamente. Para isso, você precisa planejar sua melhor rota, tomar cuidado com os terrenos difíceis e lidar com ameaças - seja fugindo dos BTS, entidades que estão presas nesse mundo, ou então enfrentando os MULAs, um grupo que gosta de roubar carga das pessoas.
Marvel’s Spider Man
O Homem-Aranha é um dos super-heróis mais populares e já recebeu uma infinidade de jogos, seja com histórias únicas ou adaptando suas aventuras do cinema. Mas nenhum deles consegue reproduzir o balançar de teias tão bem quanto Marvel’s Spider Man.
Na pele de Peter Parker, que já atua como Homem-Aranha há um tempo, o jogador precisa deter o Senhor Negativo. Enquanto enfrenta o grande vilão, o jogador tem a cidade de Nova York para explorar, balanceando suas teias em alta velocidade pelos grandes prédios e árvores. Além da exploração, a cidade é repleta de desafios que necessitam do seu rápido combate ou das acrobacias para serem resolvidos, tornando um dos mundos abertos mais divertidos do PlayStation 4.
Red Dead Redemption 2
Alguns acreditam que Red Dead Redemption 2 seja uma obra prima. Seja pela sua história lenta, que aos poucos te conquista, seus personagens, ou então seu extenso mundo que dá o toque final na jornada de Arthur Morgan. Durante o game, o jogador passará por 5 estados diferentes que são inspirados nos Estados Unidos: New Hanover, Ambarino, Lemoyne, New Austin e West Elizabeth.
Com seu mapa gigantesco o jogador terá um variedade de habitat para conhecer e animais para caçar enquanto não estiver concluindo a missão principal, tudo com uma grande fidelidade e realismo. Além disso, pelo cenário é possível que Arthur encontre alguns eventos especiais, que tornam o mundo ainda mais rico, seja um evento como um assalto acontecendo, ou alguém pedindo ajuda com a carroça quebrada.
Skyrim
The Elder Scrolls V: Skyrim é considerado um dos melhores jogos já lançados pela Bethesda e por muito tempo ditou como jogos de RPG e de mundo aberto funcionam. No controle do último Dovahkiin você tem o dever de livrar a província de Skyrim da tormenta causada pelos Dragões e seu líder, Alduin.
Apesar da premissa interessante, a força de Skyrim está em explorar seu mundo e suas missões secundárias. Em cada cidade que você passar é possível encontrar uma infinidade de missões, seja coisas mais simples como caçar algumas criaturas, até coisas mais complexas como se unir a Dark Brotherhood ou então virar um Lobisomem.
Grand Theft Auto V
A franquia Grand Theft Auto dispensa apresentações, e desde o PlayStation 2 conta com alguns dos jogos mais populares do mundo. GTA V já foi lançado para a geração do PlayStation 3, 4 e agora para o 5, trazendo a cidade de Los Santos cada vez mais bonita. No papel de Franklin, Michael e Trevor, você pode explorar todo o mapa, completar missões e causar o caos.
Além do modo para um jogador que traz a história desses três personagens, você pode criar o seu próprio para jogar GTA Online e lá você pode fazer outras atividades. Seja fazer missões exclusivas do modo com seus amigos, participar de corridas, ou só ficar andando tranquilamente pela cidade com os seus companheiros, as possibilidades são gigantescas.
The Witcher 3: Wild Hunt
Diferente da maioria dos jogos desta lista, o mundo aberto de The Witcher 3 é dividido em zonas diferentes. Apesar disso, cada uma dessas zonas são gigantescas e poderiam ser o cenário de um jogo inteiro. No papel de Geralt de Rivia, um Bruxo, você precisa encontrar Ciri, sua protegida que está sendo procurada pela Caçada Selvagem.
Nessa jornada, Geralt vai encontrar locais novos, personagens e uma infinidade de objetivos, desde encontrar a frigideira de uma senhorinha a ajudar a decidir o novo governante de um local.
Seu mundo é vivo e cheio de detalhes. Quando Geralt chega em uma vila, por exemplo, é possível ver os outros habitantes conversando sobre a vida, te olhando com desprezo, entre outras coisas, passando a sensação de um mundo que existe e não só um lugar de um jogo.
Outer Wilds
Outer Wilds é um jogo indie lançado em 2019, onde seu protagonista se encontra em um sistema solar com apenas 22 minutos para explorá-lo antes que o sol se torne uma supernova e o mate. Nesse espaço de tempo, você pode adentrar qualquer um dos planetas com sua nave, tentar descobrir mais sobre esse universo e uma forma de parar a explosão.
Para avançar, o jogador precisa encontrar informações de uma raça alienígena que habitou o lugar anteriormente. Além dos 22 minutos, não existe nenhum tipo de restrição para onde você pode ir e cada um dos planetas funciona da sua própria forma, seja ele um local onde tornados acontecem a cada cinco minutos, ou então um planeta sem luz onde você pode encontrar criaturas capazes de engolir sua nave facilmente.
The Legends of Zelda: Breath of The Wild
Breath of The Wild é o jogo mais recente da franquia Zelda e coloca o jogador novamente no controle de Link, mas dessa vez 100 anos depois de uma grande guerra que transformou Hyrule em ruínas. A princesa Zelda conseguiu prender Ganon no Castelo de Hyrule, e agora resta ao herói o trabalho de derrotar a grande ameaça.
Para isso, o jogador pode seguir diretamente para o castelo de Ganon para tentar derrotá-lo ou então explorar seu vasto mundo para se tornar mais forte e conhecer mais pessoas nesse mundo. Seu mundo aberto, diferente do que geralmente é o padrão, não apresenta nenhuma forma de ícone preestabelecido pelo jogo, ou coisas do tipo.
A forma que é esperado que o jogador explore é indo ver pontos que lhe chamem a atenção, seja uma forma rochosa no mapa ou então uma floresta esquisita a alguns metros à frente. O jogo não irá bloquear nenhuma região de Hyrule, dando total liberdade para cada um seguir seu próprio caminho e construir sua história.
Elden Ring
Elden Ring foi feito pela From Software, responsável pelos jogos de Dark Souls. No seu novo jogo, eles misturam tudo que foi aprendido nos últimos anos com seus lançamentos em um mundo aberto gigantesco, repleto de inimigos desafiadores, locais espetaculares e mistérios para serem desvendados.
Inspirado em Zelda Breath of The Wild, ele não traz nenhum ponto de interesse marcado em seu mapa. Assim, resta ao jogador encontrar locais que lhe chamem o interesse e explorar. Isso pode levar a novos itens poderosos, chefes desafiadores ou até mesmo locais que são extremamente mais perigosos para seu momento atual, mas que caso consiga superar o desafio pode tornar outras áreas mais simples.