10 melhores jogos de Game Boy disponíveis com Nintendo Switch Online
10 melhores jogos de Game Boy disponíveis com Nintendo Switch Online
Os títulos imperdíveis de Game Boy e Game Boy Advance que chegaram ao Switch!
A cada ano que passa, dezenas de novos games de variados tipos são lançados para consoles e computadores. Ainda assim, os clássicos continuam tendo seu lugar, e vários jogos antigos são lembrados com carinho pelo público, como é o caso de vários títulos de Game Boy e Game Boy Advance.
Para você que quer matar a saudade ou conhecer alguns dos games mais legais do console, preparamos esta lista com 10 games incríveis de Game Boy que estão disponíveis com a assinatura do Nintendo Switch Online!
Tetris
O icônico jogo de quebra-cabeça foi lançado em 1989, e é um velho conhecido de muita gente, o que não significa que não seja uma boa opção para passar o tempo. Tetris é um game clássico que, apesar de simples, pode se mostrar desafiador conforme o jogador luta para encaixar peças que caem cada vez mais rápido, com o objetivo de impedir que a pilha atinja o limite de altura.
A versão de Game Boy de Tetris inclui um modo para dois jogadores, no qual é possível competir para ver quem dura mais tempo - tudo tornado ainda mais competitivo pelo fato de que, ao fazer certas pontuações, as fileiras incompletas são adicionadas ao fundo da pilha do adversário.
Mario & Luigi: Superstar Saga
Publicado para o Game Boy Advance em 2003, Mario & Luigi: Superstar Saga é um RPG que chegou a ganhar um remake para o 3DS em 2017. Esse foi o terceiro RPG na franquia Mario, mas diferente de seus antecessores tem um tom mais voltado para comédia e humor.
Um grande destaque é que, aqui, o jogador controla Mario e Luigi ao mesmo tempo, tudo enquanto viaja para diferentes mundos, enfrenta inimigos e melhora seus itens e equipamentos. Outro ponto notável é o sistema de batalha, cujo destaque são os Action Commands, ataques mais elaborados e que levam em consideração o tempo certo dos golpes.
Kirby's Dream Land
Kirby’s Dream Land é o jogo que apresentou Kirby ao mundo - o que significa que é uma ótima pedida para quem quer saber mais de como foi o início do personagem da Nintendo. O jogo de plataforma estreou em 1992, e apresenta as origens de vários elementos que continuaram marcando a série posteriormente.
O título foi feito para que jogadores menos habilidosos pudessem jogar, embora também contenha um modo difícil desbloqueável para quem quer mais desafio. No Game Boy, o jogo não contava com um sistema de save, sendo necessário jogar tudo sem desligar o console, retornar ao menu inicial após um game over ou resetar o jogo.
Vale notar que, para os padrões atuais, este é um jogo de plataforma bem simples. Mesmo assim, pode ser uma ótima forma de passar o tempo e se divertir, inclusive para os jogadores mais casuais.
Wario Land 3
Mais um título relacionado à franquia Mario, Wario Land é protagonizado pelo rival e “oposto” do carismático encanador da Nintendo. No game, Wario tem como objetivo libertar uma figura misteriosa que está presa dentro de uma caixinha de música, para a qual o próprio personagem também é levado.
Em termos de jogabilidade, o título se mantém próximo ao jogo anterior da franquia. Assim, é preciso utilizar ataques inimigos para sua própria vantagem, ganhando proteção contra outros golpes ou permitindo que caminhos sejam abertos para novas áreas.
Lançado em 2001, o game foi elogiado pela crítica, chegando até a aparecer como um dos competidores em listas de melhor jogo de Game Boy do ano.
The Legend of Zelda: The Minish Cap
O décimo segundo jogo da franquia Zelda, Minish Cap dá continuidade à história de Four Swords Adventures, além de manter vários elementos tradicionais da franquia no que diz respeito à mecânicas, por exemplo. Aqui, Link recebe um chapéu mágico, chamado Ezlo, que permite que ele diminua de tamanho, ganhando estatura semelhante a um Minish.
Além de bem recebido pela crítica, o game já apareceu em várias listas de melhores jogos do Game Boy Advance desde seu lançamento em 2004. Desenvolvido pela Capcom e Flagship com supervisão da Nintendo, este é um título notável, que vale conferir principalmente para aqueles que não o jogaram em seu relançamento pelo Wii U Virtual Console em 2014.
Metroid II - Return of Samus
A franquia Metroid é uma daquelas que teve um impacto tremendo em diversos games que vieram depois (e até nos gêneros de jogos, como os Metroidvanias deixam bem claro). Metroid II: Return of Samus foi o primeiro game da série lançado para consoles portáteis, estreando em 1991 no Japão. Ele também foi o responsável por apresentar alguns elementos que se tornaram partes marcantes da franquia, como os ombros arredondados do Varia Suit de Samus, ou os upgrades Space Jump e Spider Ball.
Na história, acompanhamos Samus Aran em sua jornada para erradicar os Metroids em seu planeta de origem, antes que piratas do espaço tenham a chance de obtê-los. Assim, o jogador precisa encontrar e destruir todos os Metroids para avançar no jogo.
WarioWare, Inc.: Mega Microgame$!
Marcando presença na lista pela segunda vez, Wario também é o destaque de WarioWare, Inc.: Mega Microgame$! - mas este é um jogo completamente diferente de Wario Land.
Lançado em 2003, este foi o primeiro título da franquia WarioWare. O jogo não é sobre completar fases, e sim sobre completar minigames (ou microgames, como o título os chama) em sequência e na maior velocidade possível, de modo cada vez mais acelerado.
O jogo foi tão marcante que, além de aclamado pela crítica, passou a ser reverenciado como um dos melhores jogos de todos os tempos, além de ter originado uma franquia que continua recebendo novos games, como o mais recente, WarioWare: Get It Together!.
Gargoyle's Quest
Um dos games mais frequentemente descritos como originais entre os títulos listados aqui, Gargoyle’s Quest foi originalmente desenvolvido como um spin-off da série Ghosts ‘n Goblins, estreando em 1990. O jogo de plataforma, ação e aventura da Capcom conta com o antagonista de Ghosts n’ Goblins, Firebrand, como o personagem jogável desta vez.
O jogo chegou a ser descrito entre a crítica especializada como um clássico instantâneo, bem como o tipo de jogo que vende o próprio console, sendo desafiador e bastante único. Em 2011, ele já havia sido relançado para o Virtual Console do 3DS, mas quem não havia conferido o game antes tem uma ótima oportunidade com o Switch Online.
Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3
Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 é um “remake melhorado” de Super Mario Bros. 3. Lançado em 2003, o título é considerado um dos melhores de toda a franquia, e nessa versão conta com a adição de vozes para Mario e Luigi, dublados por Charles Martinet, bem como a habilidade de escanear e-Cards para adicionar conteúdo e um modo multiplayer baseado no Mario Bros. de arcade.
Aqui, os jogadores controlam Mario ou Luigi enquanto se aventuram por oito reinos, enfrentando Koopas e Bowser. Enquanto passam pelas diferentes fases, os jogadores podem conseguir power-ups diversos, desde os mais básicos como a Flor de Fogo, a novidades como a roupa de Tanooki. Além de muito divertido, este é um game facilmente apreciado por jogadores que conhecem a franquia ou que vão estar entrando neste mundo pela primeira vez, tornando tudo ainda melhor.
The Legend of Zelda: Link's Awakening DX
O quarto título da franquia, The Legend of Zelda: Link’s Awakening foi lançado para Game Boy em 1993. A história se situa entre A Link to the Past e Oracle of Seasons/Oracle of Ages, e acompanha Link após um naufrágio que o deixou preso na Ilha Koholint.
A partir daí, o herói tem como objetivo recuperar oito instrumentos musicais mágicos. Juntos, estes itens vão acordar a divindade guardiã do local, permitindo que ele possa deixar a ilha. Como de costume, a jogabilidade conta com inimigos a serem enfrentados e quebra-cabeças a serem resolvidos para que se possa avançar na história.
A versão DX foi lançada para Game Boy Color em 1998, e trouxe algumas alterações e adições em relação à jogabilidade do original. De qualquer forma, este é um título bastante popular do Game Boy, que vale a pena conhecer com a versão disponibilizada no Nintendo Switch Online.