As 10 melhores graphic novels da Turma da Mônica
As 10 melhores graphic novels da Turma da Mônica
Só o melhor da linha Graphic MSP!
Que a Turma da Mônica fez parte da infância de quase todo mundo, não é surpresa para ninguém. Contudo, nos últimos anos, a turminha passou por uma grande reformulação graças à linha Graphic MSP, que convida diferentes artistas para fazerem suas próprias histórias com os personagens criados por Mauricio de Sousa.
Todas as HQs são sensacionais e merecem uma conferida, mas aqui decidimos listar as 10 melhores Graphic MSP da Turma da Mônica. E se você sente que está faltando alguma nesta lista, fique à vontade para dizer as suas favoritas nos comentários!
Créditos: Mauricio de Sousa Produções
Louco: Fuga
Criador: Rogério Coelho
O Louco sempre foi um personagem muito curioso nas HQs. Ele é uma figura abstrata e que, para ser sincero, nunca faz sentido - o que combina muito bem com seu nome. Na graphic novel de Rogério Coelho, essa personalidade se torna uma metáfora para a própria história.
Louco: Fuga tem uma das melhores artes de toda a linha Graphic MSP - além de ser excepcionalmente cheia de alegorias, simbolismos e momentos que beiram o surreal. É uma narrativa que se desdobra de várias formas diferentes e traz uma jornada em busca da própria criatividade.
Chico Bento: Pavor Espaciar
Criador: Gustavo Duarte
Por mais que não faça parte do "quarteto central", o Chico Bento sempre teve um grande número de fãs devido ao seu senso de humor e suas histórias ambientadas na roça. Em Pavor Espaciar, o personagem ganha uma HQ que faz jus às suas histórias originais, com um toque novo e divertido.
A graphic novel mistura a vida pacífica na roça com elementos de ficção científica e até mesmo uma pitada de terrir - terror com comédia -, enquanto explora alguns easter-eggs e referências da cultura pop. Isso tudo sem contar a brilhante participação do Zé Lelé.
Tina: Respeito
Criadora: Fefê Torquato
A adorável Tina sempre foi uma personagem que se comunicava com um público mais jovem - muito antes do surgimento da Turma da Mônica Jovem, diga-se de passagem. Ela sempre teve um ar confiante e maduro, e histórias que lidam com os dilemas dos jovens adultos.
E por isso, faz todo sentido que sua HQ seja a que trata de um assunto tão delicada quanto assédio. Em Tina: Respeito, a artista Fefê Torquato toca no tema de uma forma bem responsável, enquanto impressiona com sua arte, criando uma história poderosa e, ao mesmo tempo, importante.
Horácio: Mãe
Criador: Fabio Coala
O Horácio sempre foi um personagem muito importante para Mauricio de Sousa, já que era uma espécie de alter-ego filosófico do autor nas suas próprias histórias. Ele sempre teve um teor mais melancólico e contemplativo, o que trazia um aspecto curioso para as HQs do personagem.
Em Horácio: Mãe, o dinossauro ganha uma nova roupagem nas mãos do roteirista e ilustrador Fabio Coala. A história continua tendo sua pegada bem intimista e filosófica, mas traz também momentos genuinamente emocionantes e tem uma proposta mais madura que a maior parte das HQs.
Turma da Mônica: Laços
Criadores: Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi
Turma da Mônica: Laços é, muito provavelmente, a HQ mais conhecida e aclamada de toda a linha Graphic MSP, pelo tratamento incrível que é dado à turminha, de uma forma nostálgica e jovial, sem perder a essência das histórias originais de Mauricio de Sousa.
A graphic novel de Lu e Vitor Cafaggi sabe ser emocionante nos momentos necessários, além de criar uma narrativa muito bonita e cujo principal foco é a amizade entre Cascão, Magali, Cebolinha e Mônica. E felizmente, essa história também já foi adaptada para os cinemas.
Mônica: Força
Criadora: Bianca Pinheiro
A Mônica sempre foi um sinônimo de força e de invulnerabilidade. A dona legítima da Rua do Limoeiro sempre se mostrou uma menina durona e forte, mas todas as boas histórias da Turma da Mônica lembravam o quanto, por dentro, ela também possuía um lado muito vulnerável e humano.
Em Mônica: Força, não é diferente. A história mostra como Mônica lida com a ideia de que seus pais podem se divorciar, e como esse momento turbulento de sua família acaba sendo um grande ponto de virada em sua vida. Aqui, Biana Pinheiro sabe mostrar as várias facetas da menina.
Penadinho: Vida
Criadores: Paulo Crumbim e Cristina Eiko
A turma do Penadinho sempre teve uma abordagem mais voltada para o pós-vida e até mesmo o "horror" - ainda que, nas HQs originais, tudo seja bem mais leve e amigável com os jovens leitores. Contudo, a Graphic MSP do personagem surpreende ao tomar outro rumo.
Em Penadinho: Vida, temos uma grande história de amor e como esse sentimento transcende a carne. É uma das HQs mais bonitas e tocantes do selo, que mostra Penadinho tendo que confessar seu amor por Alminha antes que ela acabe reencarnando.
Bidu: Caminhos
Criadores: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Até hoje uma das edições mais adoradas pelos fãs, Bidu: Caminhos talvez seja uma das HQs mais emocionantes da linha Graphic MSP, já que conta a vida do jovem cachorrinho azul antes de ser adotado pelo Franjinha, em uma história muito delicada e singela.
Em Caminhos, os artistas Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho exploram a "origem" do cãozinho e seus dilemas enquanto ele vive na rua, encontrando outros personagens importantes da Turma. É uma história potente principalmente para quem tem animais de estimação.
Jeremias: Pele
Criadores: Rafael Calça e Jefferson Costa
O racismo é um tema muito importante no Brasil, e infelizmente há um certo apagamento dessa discussão na cultura de massa. Em Jeremias: Pele, o assunto é trazido à tona de uma forma didática e densa, em uma das edições mais densas e complexas da linha Graphic MSP.
O quadrinho de Rafael Calça e Jefferson Costa toca nesse assunto de uma maneira muito abrangente, explorando desde o bullying à brutalidade policial - tudo enquanto Jeremias leva sua vida de forma leve. É uma HQ que possui um fator conscientizador importantíssimo.
Turma da Mônica: Lições
Criadores: Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi
Se Laços se tornou uma das HQs mais conhecidas e aclamadas do selo editorial Graphic MSP, é em Turma da Mônica: Lições que Vitor e Lu Cafaggi se superam e mostram uma história ainda mais madura e emocionante da Turminha.
Na trama, o quarteto precisa lidar com as dores do crescimento, enquanto passam por diferentes situações e acabam tendo sua própria amizade ameaçada. É uma história agridoce e até mesmo melancólica, mas que faz com que amemos ainda mais Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão.