Os 12 melhores games gratuitos para jogar
Os 12 melhores games gratuitos para jogar
Com jogos cada vez mais caros, games gratuitos são uma ótima opção
Não tem como negar que videogame é um dos hobbies mais caros de se manter. Além de um console ou um PC do momento, ainda é preciso comprar títulos caros sempre que quiser uma nova experiência. Por esse motivo, jogos gratuitos estão cada vez mais populares, os chamados free-to-play.
Sem cobrar nada, esses jogos oferecem uma experiência perfeita para curtir com todos os seus amigos. E engana-se quem pensa que Fortnite e Free Fire são as únicas opções no momento. Há jogos gratuitos para todos os gostos! Por isso, preparamos doze recomendações para você descobrir a sua nova paixão do mundo dos jogos. Confira!
Spellbreak
Se você acha interessante a ideia de enfrentar uma centena de rivais, como em Fortnite, mas está procurando por um sistema de batalha mais criativo, pode ser a hora de trocar as armas de fogo por feitiços elementais. Em Spellbreak, a sua melhor arma são rajadas de fogo, vento, ácido e outras variações.
O objetivo aqui é se tornar o sobrevivente final de uma guerra de dobradores, mas para vencer você precisará preparar o seu combatente, como em um RPG expresso. Encontre equipamentos no campo de batalha e habilidades que mudam o ritmo do conflito. No final, Spellbreak é o Battle Royale perfeito para agradar os fãs de Avatar: A Lenda de Aang.
Plataformas
Steam, Epic Games, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One
.
Possui crossplay e cross-save
Rocket League
Rocket League combina a velocidade de carros de corrida com um frenético jogo de futebol. Não deveria funcionar, mas funciona! Quando o jogo foi lançado originalmente, de forma independente, era pago, mas o sucesso foi tanto que a Epic Games, empresa de Fortnite, acabou adquirindo os direitos da franquia e liberando o game de graça.
Mesmo anos depois de sua estreia, controlar carros que voam pelo campo nunca cansa de ser divertido. E sempre rolam novas atualizações com carros inéditos e modos inusitados. Tem um modo que simula basquete, por exemplo. Dinheiro só é necessário para tentar conseguir mais itens cosméticos para personalizar seu carro. Chame seus amigos e acelere para a vitória!
Plataformas
Steam, Epic Games, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One
Possui crossplay e cross-save
Destiny 2
Se você estava sentindo falta de uma experiência narrativa de ponta como os grandes exclusivos PlayStation, não tema: sempre dá para jogar Destiny 2. O game começou como um serviço pago, mas assim que a desenvolvedora Bungie cortou laços com a Actvision, o jogo base se tornou completamente gratuito!
Nesta aventura, você assume o papel de um explorador interestelar, livre para coletar armas e recursos exclusivos por onde passa. Sozinho ou com amigos, é claro! Quase como uma versão mais realista de Borderlands com um gostinho de Halo. Novas expansões adicionando uma quantidade gigantesca de conteúdo são liberados com certa frequência, mas este conteúdo é pago.
Plataformas
Steam, PS5, PS4 e Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One
Possui crossplay
Ninjala
Ninjala é um jogo casual de competição entre ninjas. A atmosfera urbana lembra outros jogos de ação frenética, como o paintball de Splatoon e o queimado de Knockout City… Mas com o grande diferencial que é de graça!
Você tem diferentes habilidades, conquista visuais incríveis e tenta derrotar mais inimigos do que os demais. O ninja mais poderoso vence! O segredo é aprender a dominar as técnicas básicas e ter reflexos mais rápidos que seus adversários. Para comemorar o primeiro aniversário do jogo, haverá um evento especial de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba em julho.
Plataformas
Nintendo Switch
Magic the Gathering Arena
Games estratégicos de carta foram feitos para brilhar nas versões digitais. Sem precisar comprar dezenas e dezenas de pacotinhos de cartas físicas, fica muito mais fácil, e justo, para todos montar os seus baralhos e competir. Hearthstone e Gwent, do The Witcher, fizeram bastante sucesso, mas minha recomendação é Magic: The Gathering Arena.
Esse é um dos jogos de duelo de cartas mais tradicionais. Todos esses anos refinando o sistema tornaram a experiência bem refinada na versão digital. Além de sempre trazer coleções novas antes mesmo que o jogo físico, existem vários códigos para conseguir mais itens de graça.
Plataformas
Epic, Android e iOS
Possui crossplay e cross-save
Pokémon Unite
Por muito tempo, MOBAs dominaram o mercado de eSports. Esses jogos em que você pode controlar uma grande gama de personagens únicos em duelos precisos de equipe atrai o interesse de multidões, mas suas partidas longas podem se tornar bem frustrantes bem rápido. Assim, ao invés de recomendar League of Legends, DOTA ou Smite, sugiro que dê uma chance a Pokémon Unite.
O jogo chega este mês, em julho, ao Nintendo Switch, mas também terá versão para celulares em setembro. Em uma arena, você controla o Pokémon de sua preferência em batalhas de 10 minutos. Cada Pokémon inimigo derrotado, controlado por jogador ou não, rende Pokébolas e seu objetivo é marcar “cestas” nas áreas (torres) do time adversário, como em um basquete altamente estratégico.
Plataformas
Nintendo Switch, Android e iOS
Possui crossplay e cross-save
Call of Duty: Warzone
Para quem prefere um jogo mais realista e violento, Call of Duty: Warzone pode ser uma boa pedida. Por muito tempo, a grande franquia de jogos de tiro, Call of Duty, estava limitada a jogos caríssimos, mas agora existem opções gratuitas para participar de simulações de guerra da mais alta qualidade.
Warzone leva a experiência tradicional da franquia ao mundo dos Battle Royales. Assim, você tem apenas uma vida em cada partida e precisa eliminar todos os demais adversários para se tornar o campeão. Novos modos são adicionados com frequência, inclusive a próxima temporada com conteúdos incríveis foi anunciada durante a Summer Game Fest.
Plataformas
Steam, PS5, PS4 e Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One
Possui crossplay
Path of Exile
Para os jogadores mais experientes, pode bater aquela saudade de jogar um Diablo inédito. Enquanto Diablo IV não chega, Path of Exile serve como um ótimo substituto que incorpora as principais mecânicas da franquia e ainda vai além. O melhor de tudo: é de graça!
Em Path of the Exile, você irá explorar dungeons com um ponto de vista isométrico, como os games de Diablo. Mas a árvore de habilidades é absolutamente imensa! Não é como nada que você tenha visto antes. É bem interessante descobrir novos caminhos e novas maneiras de jogar. Uma sequência chega em 2022.
Plataformas
Steam, Epic, PS4 e Xbox One
Dauntless
Monster Hunter se tornou um verdadeiro fenômeno com a chegada de World, o primeiro título da franquia fora dos consoles Nintendo em muito tempo. Mas nem todos conseguiram se acostumar com os comandos complicados da série. Uma solução incrível, e gratuita, é dar uma chance para Dauntless, um jogo criado pela própria Epic Games.
A premissa de caçar monstros usando classes de personagem diferentes é a mesma, mas o visual é cartunesco e os controles muito intuitivos. No lugar de um mapa interconectado, você pode focar especificamente no lugar onde a criatura vai aparecer. É quase um jogo de enfrentar chefes de forma colaborativa.
Plataformas
Epic Games, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One
Possui crossplay e cross-save
Warframe
É difícil de acreditar que um jogo tão bem feito quanto Warframe seja realmente gratuiro, mas felizmente é o caso. O jogo te convida a ser um ninja espacial que precisa enfrentar hordas de inimigos com seus amigos em missões especiais. Tudo isso em trajes sinistros que são chamados de Warframe.
A jogabilidade lembra bastante as missões dos games mais clássicos de Mass Effect, antes da franquia tentar a sorte no mundo aberto. São sequências de corredores, com alguma oportunidade de exploração e um leve esquema de RPG ao meio do combate de tiro em terceira pessoa. Insano!
Plataformas
Steam, Epic Games, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One
Valorant
Valorant foi a primeira tentativa da Riot Games de expandir o sucesso de League of Legends para outros gêneros. O game não aproveita o universo já estabelecido por LOL, mas cria todo um elenco inédito de personagens. A proposta é misturar os poderes de Overwatch com as partidas estratégicas de Counter Strike.
O jogo rapidamente conquistou o cenário competitivo e, hoje, é um dos shooters mais aclamados do público e da crítica. No modo padrão, você não retorna após morrer e o objetivo é matar todos os membros da equipe adversário. Vence quem sair vitorioso no maior número de rounds.
Plataformas
PC
Genshin Impact
The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um dos melhores games já criados na história, então não surpreende que logo surgissem clones que tentassem emular a experiência nos demais consoles. O que ninguém esperava é que esse jogo similar fosse ser gratuito e vindo da China: o Genshin Impact.
Este é um RPG de mundo aberto que te desafia a explorar cada cantinho de seu mapa extenso, sempre sendo atualizado com novas áreas. É possível convidar os amigos e desbloquear novos personagens com habilidades elementais exclusivas. A história do game é surpreendentemente interessante também. Vale a pena ser jogado!
Plataformas
Epic Store, PS4, iOS e Android (breve, Nintendo Switch)
Possui crossplay e cross-save (exceto PS4)