9 melhores filmes ou séries sobre Inteligência Artificial
9 melhores filmes ou séries sobre Inteligência Artificial
A IA está presente em diversas histórias no universo da ficção!
Não tem para onde correr: a Inteligência Artificial é o assunto do momento na indústria audiovisual. Entre polêmicas envolvendo o uso da ferramenta na criação de filmes ou séries e preocupações sobre a nossa relação com a tecnologia, a IA é uma pauta recorrente no universo do entretenimento, e a ficção científica adora abordar a temática para explorar diversas possibilidades – e consequências – de seu uso no futuro.
Pensando nisso, nesta lista você confere os 9 melhores filmes e séries que falam sobre Inteligência Artificial!
A.I.: Inteligência Artificial (2001)
Já que o assunto é Inteligência Artificial, nada mais justo do que começar falando de um dos filmes mais populares da filmografia do diretor Steven Spielberg (Tubarão): A.I.: Inteligência Artificial. Estrelado por Jude Law (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, Closer: Perto Demais) e Haley Joel Osment (O Sexto Sentido), o filme de ficção científica usa abordagens filosóficas para tratar da relação entre seres humanos e máquinas, propondo um questionamento: e se robôs tivessem sentimentos?
Na trama, acompanhamos a trajetória de David (Haley Joel Osment), o primeiro menino-robô que foi programado para amar. Após ser adotado por um funcionário da empresa que o criou, o garoto artificial passa a conviver com seres humanos, mas circunstâncias inesperadas acabam levando-o em uma jornada em busca de aceitação e descobertas.
Ex_Machina: Instinto Artificial (2014)
Com direção de Alex Garland (Aniquilação), o filme Ex_Machina: Instinto Artificial é um dos exemplos mais aclamados dos últimos anos que tratam da temática no cinema. Na trama, um programador recebe a oportunidade de testar uma IA criada por um recluso bilionário após vencer um concurso. Contudo, conforme os testes vão progredindo, o jovem descobre que a máquina é tão imprevisível que ele não sabe mais em quem deve confiar.
Além de levantar debates sobre ética e as preocupações relacionadas ao uso de Inteligência Artificial no futuro, Ex_Machina: Instinto Artificial está recheado de ótimas performances de seus atores. O elenco tem nomes como Alicia Vikander (Tomb Raider: A Origem), Oscar Isaac (Star Wars) e Domhnall Gleeson (Questão de Tempo).
Westworld (2016-2022)
Inspirada no filme homônimo de 1973, a série Westworld fez a alegria dos entusiastas de ficção científica na programação da HBO. Ao todo, o programa de TV contou com quatro temporadas que exploraram a relação de seres humanos com máquinas inteligentes, tratando de questões filosóficas, éticas e morais a partir do uso inconsequente da tecnologia.
Em Westworld, um parque de diversões futurista povoado por androides sintéticos permite que seus visitantes realizem suas fantasias mais obscuras sem sofrer consequências. Mas, quando as máquinas começam a tomar consciência, uma verdadeira revolução se inicia.
Criada por Jonathan Nolan (Interestelar) e Lisa Joy (Caminhos da Memória), Westworld conquistou sete prêmios do Emmy. A série é estrelada por Evan Rachel Wood (Across the Universe), Thandiwe Newton (Missão: Impossível 2), Jeffrey Wright (Batman) e Ed Harris (Top Gun: Maverick).
Robocop: O Policial do Futuro (1987)
Robocop: O Policial do Futuro é um clássico dos anos 80 que, por mais divertido que possa parecer com suas cenas de ação, também traz questionamentos interessantes sobre o uso da Inteligência Artificial por seres humanos. Dirigido por Paul Verhoeven (Instinto Selvagem), o longa é estrelado por Peter Weller (As Aventuras de Buckaroo Banzai) e Nancy Allen (Vestida Para Matar), e levanta uma ótima reflexão sobre questões éticas e como a IA pode ser perigosa para o futuro da humanidade.
Na trama, um policial morto em combate é transformado em um ciborgue pela empresa que dirige a força policial na cidade de Detroit (EUA), com o intuito de usá-lo na luta contra o crime. Contudo, o homem-máquina passa a ser assombrado por suas lembranças, que o levam a buscar vingança.
Minority Report: A Nova Lei (2002)
Com direção de Steven Spielberg e estrelado por Tom Cruise (Missão: Impossível), o filme Minority Report: A Nova Lei usa a Inteligência Artificial para fazer uma reflexão sobre o uso da ciência de dados no mundo. Inspirado em um conto do escritor Philip K. Dick, o longa de ficção científica é ambientado no ano de 2054, onde um sistema de última geração prevê quando crimes irão acontecer, o que faz com que a taxa de assassinatos seja nula.
Mas quando o detetive John Anderton (Tom Cruise), um dos agentes mais notáveis do combate ao crime, descobre que a máquina previu um assassinato que será cometido por ele, o homem passa a duvidar da confiabilidade do sistema.
Além de Cruise, Minority Report: A Nova Lei tem Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), Samantha Morton (A Baleia) e Max von Sydow (O Sétimo Selo) no elenco.
Electric Dreams (2017)
Inspirada em contos do escritor Philip K. Dick, a série Electric Dreams é uma produção antológica do Amazon Prime Video que explora a relação da humanidade com a tecnologia, em um mundo onde a IA ultrapassa todos os limites da imaginação.
Com a participação de atores como Bryan Cranston (Breaking Bad), Richard Madden (Game of Thrones), Janelle Monáe (Glass Onion: Um Mistério Knives Out) e Anna Paquin (True Blood), cada episódio do programa trata de temáticas distintas envolvendo o uso da tecnologia, questionando a própria realidade e as consequências que essas ferramentas podem ter no futuro.
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
O clássico dos clássicos quando o assunto é ficção científica, 2001: Uma Odisseia no Espaço certamente não poderia ficar de fora desta lista. Dirigido por Stanley Kubrick (O Iluminado) e inspirado no conto A Sentinela do escritor Arthur C. Clarke, o longa deixou sua marca na história do cinema, sendo considerado por muitos como um melhores e mais influentes filmes já feitos.
Em 2001: Uma Odisseia no Espaço, um astronauta é enviado em uma perigosa missão espacial para investigar um misterioso monolito. Mas, quando o computador que comanda a nave começa a apresentar um comportamento esquisito, as coisas acabam ficando extremamente complicadas.
Com Keir Dullea (2010: O Ano Em Que Faremos Contato) e Gary Lockwood (O Segredo Íntimo de Lola) no elenco, 2001 tem uma das trilhas sonoras mais icônicas de todos os tempos e trata de temáticas como existencialismo, evolução e as consequências do uso de IA.
Matrix (1999)
Outro clássico da ficção científica que faz uma impressionante reflexão sobre a relação entre seres humanos e Inteligência Artificial é Matrix. Dirigido pelas Irmãs Wachowski (Speed Racer), o filme foi um marco da virada do milênio, tornando-se conhecido por seu visual cyberpunk, pelas clássicas vestimentas de couro e pelo pioneirismo em técnicas de efeitos visuais, como a bullet time.
Estrelado por Keanu Reeves (John Wick), Carrie-Anne Moss (Amnésia) e Laurence Fishburne (John Wick), Matrix acompanha a história de Neo, um programador que, após descobrir que vive em uma realidade simulada por um computador, entra em uma rebelião para impedir o controle total das máquinas, seres sencientes que dominam o mundo real a partir de um universo ilusório.
O Matrix de 1999 foi apenas o ponto de partida para a jornada de Neo. Além do filme que deu início a esse universo, a franquia conta com mais três filmes: Matrix Reloaded (2003), Matrix Revolutions (2003) e Matrix Resurrections (2021).
Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
Estrelado por Harrison Ford (Indiana Jones, Star Wars), Blade Runner: O Caçador de Androides é mais um grande clássico da ficção científica que fala sobre os perigos da Inteligência Artificial. O filme de Ridley Scott (Alien: O 8º Passageiro) é baseado no livro Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, do escritor Philip K. Dick, que se passa durante o ano de 2019, em uma Los Angeles distópica.
Na trama, acompanhamos a jornada do ex-policial Rick Deckard (Harrison Ford), que é acionado para caçar um grupo fugitivo de Replicantes, uma espécie de clone robótico de humanos que são escravizados em colônias fora da Terra.
Com reflexões existencialistas e tecnológicas, Blade Runner é um grande expoente do gênero e até ganhou uma continuação em 2017 pelas mãos de Denis Villeneuve (Duna): Blade Runner 2049, filme estrelado por Ryan Gosling (La La Land) e Harrison Ford que se aprofunda ainda mais nos debates envolvendo IA.