Os 15 melhores filmes de fantasia já feitos
Os 15 melhores filmes de fantasia já feitos
O melhor que o gênero fantástico tem para oferecer!
Criaturas mágicas, universos encantados e aventuras épicas. Esses são apenas alguns ingredientes que fazem parte do gênero fantasia, um dos mais interessantes da ficção. O cinema, por exemplo, está repleto de ótimas produções que nos proporcionam uma intensa fuga da realidade a partir de mundos extraordinários e ideais que parecem vindas de um sonho.
Foi pensando nisso que fizemos uma seleção especial dos 15 melhores filmes de fantasia já feitos ao longo da história do cinema. Vale ressaltar que animações não foram consideradas para a construção desta lista.
Seu filme favorito do gênero apareceu por aqui? Não esqueça de comentar!
Trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003)
Onde assistir: HBO Max.
Sim, aqui tem três filmes em um item, mas é por uma boa causa. Afinal, a trilogia O Senhor dos Anéis é uma das melhores coisas que a fantasia tem para oferecer. Criada pelo escritor J. R. R. Tolkien, a saga épica chegou às telas do cinema por meio do comando do diretor Peter Jackson para contar a história de Frodo Bolseiro, um Hobbit que recebe a perigosa missão de destruir o poderoso Um Anel antes que ele caia nas mãos erradas.
A trilogia é composta pelos filmes A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei, todos baseados na obra literária de Tolkien. Com nomes como Elijah Wood, Viggo Mortensen, Ian McKellen, Orlando Bloom e Hugo Weaving, O Senhor dos Anéis é uma das obras de fantasia mais empolgantes e fantásticas da cultura pop.
O Labirinto do Fauno (2006)
Onde assistir: Claro Vídeo.
O Labirinto do Fauno também é um grande clássico do gênero fantasia. Dirigido por Guillermo del Toro, a trama é ambientada na Espanha durante a década de 1940, e acompanha Ofélia (Ivana Baquero), uma garota de 10 anos que vive com sua mãe grávida e o padrasto tirânico.
A jovem se sente muito sozinha até que ela encontra um labirinto antigo onde conhece um fauno misterioso, que alega saber o destino da menina. Assim, para que ela consiga encontrar seu verdadeiro pai, Ofélia vai precisar completar três tarefas extremamente perigosas.
O Mágico de Oz (1939)
Onde assistir: HBO Max, Google Play, YouTube e Apple TV.
O Mágico de Oz, sem dúvida, é um dos maiores clássicos da história do cinema e não somente do gênero fantástico. A história de Dorothy e seu cachorrinho Totó passou de geração em geração até ficar imortalizada no imaginário do público e na própria cultura pop.
Embora tenha ganhado outras adaptações ao longo dos anos, o filme de 1939 ainda segue como a principal referência quando falamos sobre O Mágico de Oz no audiovisual. Com direção de Victor Fleming, o longa é protagonizado pela icônica Judy Garland e acompanha a história da jovem que acaba sendo levada para a terra de Oz depois que a fazenda de seus avós é destruída por um ciclone. Na Cidade Esmeralda, Dorothy conta com a ajuda do Espantalho, do Homem de Lata e do Leão Covarde para conseguir retornar para casa.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Onde assistir: HBO Max.
Não dá para falar sobre fantasia sem lembrar de Harry Potter. Um dos maiores fenômenos literários de sua geração, a saga do Menino Que Sobreviveu comoveu multidões de fãs desde a estreia do primeiro livro, ganhando proporções ainda maiores quando a adaptação de A Pedra Filosofal chegou aos cinemas.
Mas é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban que de fato merece uma menção pra lá de honrosa aqui. O terceiro filme da saga é dirigido por Alfonso Cuarón, que garantiu um tom mais sombrio ao Mundo Bruxo com a ameaça de Sirius Black. Após 12 anos encarcerado em Azkaban, Black consegue escapar e parte em busca de Harry, instaurando uma aura de medo em Hogwarts.
Jumanji (1995)
Onde assistir: Netflix, HBO Max, Star+, Paramount+, Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.
Hoje em dia, Jumanji já é uma franquia bem estabelecida na indústria cinematográfica. Mas o primeiro longa, que contou com o inesquecível Robin Williams no elenco, ainda segue como o mais icônico da saga.
Dirigido por Joe Johnston, a história acompanha a jornada de duas crianças que, após encontrarem um jogo de tabuleiro, libertam Alan Parrish, um homem que desapareceu quando era menino após ser sugado para dentro do jogo há 26 anos. A única maneira dele conseguir conquistar sua liberdade é finalizar o game, algo que colocará os três em uma jornada perigosa.
A História Sem Fim (1984)
Onde assistir: HBO Max.
A História Sem Fim fez parte da infância de muita gente e, sem dúvida, não poderia ficar de fora desta lista. Dirigido por Wolfgang Petersen, o filme acompanha a história de Bastian (Barret Oliver), um garoto que usa sua imaginação para fugir da realidade. Até que um dia ele encontra um livro misterioso que o leva para um mundo chamado Fantasia, um lugar onde a escuridão está destruindo tudo e que precisa desesperadamente de um herói.
Mary Poppins (1964)
Onde assistir: Disney+.
Outro clássico que marcou gerações foi Mary Poppins. Estrelado por Julie Andrews, o musical é um grande marco da cultura pop e também é um ótimo representante do gênero de fantasia.
A trama é ambientada no ano 1910, em Londres, onde um banqueiro rígido está em busca de uma governanta para cuidar de seus filhos. É assim que Mary Poppins surge na vida deles, uma babá com poderes mágicos que está empenhada em transformar a triste rotina da família.
Os Contos da Lua Vaga (1953)
Onde assistir: Belas Artes à La Carte.
Os Contos da Lua Vaga é um clássico do cinema japonês dirigido por Kenji Mizoguchi. Ambientado no século XVI durante uma guerra civil, o filme acompanha dois irmãos fazendeiros que veem seus destinos serem separados quando um deles decide se tornar samurai. Já o outro, que quer enriquecer com o comércio, acaba se vendo diante de um fantasma quando é recebido em um palácio.
A Princesa Prometida (1987)
Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.
Além de ser um queridinho de muita gente, o filme A Princesa Prometida também é um ótimo exemplo do gênero fantástico. Com direção de Rob Reiner, a produção é praticamente um conto de fadas que acompanha a princesa Buttercup (Robin Wright), que acredita que seu amor verdadeiro morreu. Logo, ela decide se casar com um príncipe, mas acaba sendo raptada por uma gangue no dia do casamento. É assim que ela descobre que um dos criminosos é o jovem camponês por quem ela se apaixonou.
Excalibur (1981)
Onde assistir: O filme não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Falando de fantasia, não dá para esquecer Excalibur, filme baseado na icônica lenda inglesa do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. A produção tem direção de John Boorman e basicamente acompanha a trajetória de Arthur (Nigel Terry) depois que ele assumiu o trono e recebeu a espada mágica de Excalibur. Com a ajuda do mago Merlin (Nicol Williamson), Arthur reúne os cavaleiros para unificar o país enquanto enfrenta enormes desafios.
Orfeu (1950)
Onde assistir: O filme não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Dirigido pelo cineasta francês Jean Cocteau, o filme Orfeu acompanha a figura que dá título ao longa, um poeta famoso e entediado que se apaixona de forma obsessiva por uma princesa: a Morte (Maria Casarès). O problema é que sua esposa Eurídice (Marie Déa) acaba morrendo após uma armação da princesa, levando Orfeu até o mundo inferior para tentar resgatá-la.
A Bela e a Fera (1946)
Onde assistir: O filme não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Outra obra dirigida por Jean Cocteau que, com certeza, faz parte dos melhores filmes de fantasia já feitos é sua adaptação em live-action de A Bela e a Fera. O filme cria toda a atmosfera mágica do famoso conto de fadas que acompanha a história de Bela, uma garota humilde que é obrigada a viver com uma fera terrível após seu pai roubar uma rosa do castelo da criatura.
Além de ser considerada uma das melhores adaptações já feitas na história do cinema, o filme de Cocteau também foi um marco no gênero fantástico por contar com uma produção extraordinária e digna de uma boa narrativa de fantasia.
O Sétimo Selo (1957)
Onde assistir: Telecine.
Um dos filmes mais consagrados do cineasta sueco Ingmar Bergman, O Sétimo Selo é uma obra-prima do gênero de fantasia. Na trama, um cavaleiro retorna para seu país depois do fim das Cruzadas apenas para encontrá-lo devastado pela peste.
Assim, sua fé fica extremamente abalada até que a Morte surge na sua frente para levá-lo, já que tinha chegado a sua hora de partir. Para ganhar tempo, o cavaleiro convida a Morte para um jogo de xadrez, que decidirá o seu futuro dependendo de quem vencer a partida.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)
Onde assistir: HBO Max, YouTube, Google Play e Apple TV.
Inspirado no conto do escritor Roald Dahl, o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate também já está gravado no imaginário do público. Seja através do excêntrico Willy Wonka ou dos Oompa Loompas, a contribuição do longa de 1971 ao gênero não pode ser esquecido, mesmo que o remake de 2005 seja mais popular.
No filme, acompanhamos um garoto humilde que tem a oportunidade de conhecer a famosa fábrica de chocolate de Willy Wonka, juntamente com um grupo de ganhadores da competição que lhes concederia uma visita guiada pelo local. Repleta de mistérios, a fábrica esconde segredos inusitados e levará os vencedores em uma jornada inesquecível.
Feitiço do Tempo (1993)
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play, Apple TV e YouTube.
Feitiço do Tempo não é um filme de um gênero só. Isso porque, além de fazer parte da fantasia, ele também pode ser encaixado em outros formatos como a ficção científica e até mesmo a comédia. Ainda assim, em sua essência ainda prevalece o gênero fantástico, por isso o longa não poderia ficar de fora desta lista.
Dirigido por Harold Ramis, Feitiço do Tempo acompanha a jornada de Phil (Bill Murray), um meteorologista de um canal de televisão que vai para uma cidade pequena para fazer uma matéria sobre o Dia da Marmota. Mas o que era para ser uma simples tarefa de trabalho acaba se tornando algo maior: Phil fica preso em uma espécie de túnel do tempo, onde passa a reviver o mesmo dia indefinidamente.