Os 15 melhores filmes de ação de todos os tempos
Os 15 melhores filmes de ação de todos os tempos
Os melhores filmes de ação para quem curte o gênero!
Entre explosões gigantescas e perseguições eletrizantes, o gênero de ação é um dos formatos mais populares de Hollywood desde que o cinema existe. São anos de abordagens distintas que sempre apostam em filmes com momentos grandiosos, onde o protagonista precisa usar toda a sua força e coragem para vencer um terrível inimigo.
O gênero é o responsável por ter colocado no mundo diversas franquias de sucesso, como Missão: Impossível e Velozes e Furiosos, e apesar de muitas vezes ser equivocadamente resumido apenas em explosões e violência, existe uma vasta diversidade de produções de ação que entraram para a história da sétima arte por sua alta qualidade.
Assim, aqui você confere os 15 melhores filmes de ação de todos os tempos! Vale ressaltar que a lista foi feita a partir da média de aprovação dos filmes no Rotten Tomatoes. Considerações feitas, pegue seu paraquedas e vamos lá!
15 - Guerra ao Terror (2008)
Com direção de Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura), a primeira mulher a ganhar um Oscar de Melhor Direção, Guerra ao Terror é majoritariamente visto como uma produção de guerra, mas a ação está presente em cada canto do filme. O longa é estrelado por nomes como Anthony Mackie (Falcão e o Soldado Invernal), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro) e Ralph Fiennes (Harry Potter), e também levou para casa a estatueta mais importante do Oscar, em 2009, a de Melhor Filme.
Em Guerra ao Terror, acompanhamos a jornada de um esquadrão antibombas do exército americano que cumpre uma missão no Iraque. Mas, quando um erro fatal acontece, o grupo é forçado a lidar com as consequências, enquanto tentam sobreviver em um cenário de guerra.
14 - Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Quem poderia imaginar que o renascimento da franquia Mad Max, grande sucesso de público entre o final dos anos 70 e o início dos 80, entraria para a história do cinema como um dos melhores filmes de ação já feitos? Dirigido por George Miller (Mad Max), Mad Max: Estrada da Fúria contou com o protagonismo de Charlize Theron (Atômica) e Tom Hardy (Venom, Peaky Blinders) para apresentar a saga apocalíptica para uma nova geração, tornando-se tão bem-sucedida com suas sequências e visuais impressionantes que até mesmo quem não curte muito o gênero reconhece sua qualidade.
Ambientado em um mundo pós-apocalíptico, Mad Max: Estrada da Fúria segue a jornada de Max (Tom Hardy), um homem que tenta sobreviver em condições hostis até ser capturado por um tirano. É assim que ele se vê diante de uma guerra mortal iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), sua única oportunidade de sair daquele lugar com vida.
13 - A Qualquer Custo (2017)
Estrelado por Jeff Bridges (O Grande Lebowski) e Chris Pine (Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes), o filme A Qualquer Custo busca inspiração nos faroestes para contar uma história de perseguição eletrizante no meio do Texas (EUA). O longa é dirigido por David Mackenzie (Perfect Sense) e conquistou o público e a crítica por sua ótima condução da narrativa, além, claro, de boas sequências de ação.
Na trama, dois irmãos — um ex-presidiário e um pai divorciado — perdem a fazenda da família. Assim, para conseguir dar a volta por cima e se restabelecer financeiramente, os dois decidem assaltar um banco, mas um delegado vai fazer de tudo para capturá-los.
12 - Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018)
Missão: Impossível é o tipo de franquia que só melhora a cada novo filme lançado nos cinemas. Desde a estreia do primeiro longa, em 1996, Tom Cruise carrega a saga de espionagem nas costas, sempre inventando acrobacias insanas e produzindo sequências de ação de tirar o fôlego. Mas nenhuma delas causou tanto impacto quanto Missão: Impossível - Efeito Fallout, o sexto filme da história de Ethan Hunt.
Dirigido por Christopher McQuarrie, que também assumiu a direção do recém-lançado Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1, Efeito Fallout coloca o agente secreto em mais uma tarefa perigosa: desta vez, ele precisa recuperar armas nucleares antes que o inimigo destrua a civilização com elas. Mas, para que isso aconteça, alianças difíceis precisam ser feitas.
11 - Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso é um grande exemplo de filme de super-herói que, além de saber usar tropos do gênero de um jeito inteligente, soube como construir cenas de ação empolgantes e visualmente impressionantes. A animação que apresentou Miles Morales ao mundo conquistou o público em 2018 com uma história envolvente, construindo um universo de Teiosos que culminou no incrível Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, a sequência que chegou aos cinemas neste ano.
Com direção de Rodney Rothman (Anjos da Lei 2), Peter Ramsey (A Origem dos Guardiões) e Bob Persichetti (O Gato de Botas), Homem-Aranha no Aranhaverso conta a história de Miles Morales, um adolescente que, da noite para o dia, descobre que tem poderes aracnídeos. Até que a abertura de um portal interdimensional o leva diretamente para o Aranhaverso, um multiverso onde diferentes versões do Teioso passam a coexistir para enfrentar um terrível vilão.
10 - Os Tigres de Papel (2020)
Os Tigres de Papel, filme de estreia do diretor Bao Tran, é praticamente uma pérola escondida do gênero de ação que conseguiu extrapolar as expectativas do público. Unido ação e comédia, o longa foi produzido por Yuji Okumoto, conhecido por suas participações na franquia Karatê Kid e na série Cobra Kai, e conta com impressionantes sequências voltadas para as artes marciais.
No filme, três ex-prodígios do Kung Fu precisam se juntar, mesmo que já não tenham mais a vivacidade de antigamente, para derrotar o assassino de seu mestre. A produção teve uma recepção extremamente positiva da crítica, conquistando uma posição de destaque em listas de melhores filmes de ação do cinema.
9 - O Tigre e o Dragão (2000)
Com direção de Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain), o filme OTigre e o Dragão é um dos filmes mais populares de ação dos anos 2000, e ele não poderia ficar de fora desta lista. Estrelado por Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo), o longa é a combinação perfeita de excelentes sequências de batalhas com cenários impressionantes, além de contar com uma forte presença das artes marciais.
Ambientado no século XIX, durante a dinastia chinesa Qing, O Tigre e o Dragão acompanha a intensa busca por uma espada roubada depois que um guerreiro a entrega à sua amante para que ela a mantenha em lugar seguro. Mas é quando as coisas acabam dando errado que grandes perigos surgem no meio do caminho.
8 - Aliens: O Resgate (1986)
O Aliens de 1979 pode até ser um filme impressionante, mas sua sequência, Aliens: O Resgate consegue ser ainda melhor do que a obra original. Dirigida e coescrita por James Cameron (Avatar), a produção é uma ótima mistura entre ficção científica, terror e ação, o que garantiu sequências de tirar o fôlego e muita emoção ao longo da narrativa.
Na trama, a única sobrevivente de uma tragédia espacial acorda depois de passar 57 anos dormindo apenas para descobrir que o local onde sua nave foi parar acabou sendo colonizado por alienígenas. Logo, ela decide retornar para lá e, assim, salvar todos os reféns.
7 - 007 Contra Goldfinger (1964)
Sean Connery fez história em Hollywood quando viveu James Bond na franquia 007, mas nenhum longa de seu período como o agente secreto se compara ao que 007 Contra Goldfinger conseguiu alcançar. Com sequências de ação muito bem executadas, o longa foi o responsável por consolidar ainda mais o universo de Bond tal qual o conhecemos hoje, tornando-se um dos filmes de ação mais populares e bem-feitos da história do cinema.
Em 007 Contra Goldfinger, James Bond precisa boicotar o plano de um magnata chamado Goldfinger, que tem como grande objetivo destruir uma reserva de ouro americana. Com uma ajuda especial da secretária do antagonista, Bond se infiltra no grupo de criminosos para descobrir mais detalhes do plano.
6 - A Era da Escuridão (2016)
Com direção de Jee-Woon Kim (O Gosto da Vingança), o filme A Era da Escuridão é uma produção sul-coreana estrelada por Gong Yoo (Round 6) e Song Kang-ho (Parasita) que conquistou a crítica especializada e o público com suas eletrizantes sequências de ação e uma ótima ambientação histórica. Além disso, o desenvolvimento de seus personagens é muito bem construído, levando uma maior dramaticidade e profundidade à trama.
O longa se passa durante a década de 1920, período em que a ocupação japonesa da Coreia e da China acontecia. Ali, guerreiros e agentes japoneses enfrentam forças maiores para tentar contrabandear explosivos para a fronteira, usando métodos violentos para alcançar seus objetivos.
5 - O Sequestro do Metrô (1974)
Dirigido por Joseph Sargent (Tubarão: A Vingança), o filme O Sequestro do Metrô é um clássico dos anos 1970 que combina ação e thriller como ninguém. O longa fez um baita sucesso naquela época, conquistando a aprovação da crítica e do público por apresentar uma história envolvente cuja principal ambientação era dentro de um metrô.
Na trama, um grupo de criminosos sequestra um vagão de metrô em Nova York ameaçando matar um passageiro por minuto a não ser que recebam um milhão de dólares dentro de uma hora. Enquanto isso, um policial mal-humorado tenta lidar com suas tarefas do dia a dia até se envolver com o ocorrido.
4 - As Aventuras de Robin Hood (1938)
As Aventuras de Robin Hood é uma das adaptações mais bem-sucedidas da clássica história de Robin Hood, um herói fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres. Estrelado por Errol Flynn (O Capitão Blood) e Olivia de Havilland (... E o Vento Levou), o longa levou para as telonas da década de 1930 toda a magia e atmosfera aventuresca da história original, garantindo ótimos momentos de ação.
No filme, quando o rei da Inglaterra é sequestrado, o príncipe decide usurpar o trono para favorecer uma invasão dos normandos no país. Contudo, o nobre Robin Hood reúne um grupo de rebeldes para impedir que isso aconteça, enquanto cumpre seu papel de benfeitor ajudando os mais pobres.
3 - O Exterminador do Futuro (1984)
Um grande expoente do cinema dos anos 80, O Exterminador do Futuro é uma das franquias mais famosas da cultura pop, e o filme que deu início a tudo isso com certeza merece uma posição de destaque entre os melhores filmes de ação de todos os tempos. Dirigido por James Cameron e estrelado por Arnold Schwarzenegger (O Predador), o longa une ficção científica e ação, e fez tanto sucesso na época de seu lançamento que segue até os dias de hoje servindo como influência para muitas produções do gênero.
Com excelentes sequências de ação comandadas por Cameron, O Exterminador do Futuro conta a história de um ciborgue assassino que, disfarçado de ser humano, viaja de 2029 para 1984 com o objetivo de matar Sarah Connor (Linda Hamilton), a mãe de um rebelde que lutará contra as máquinas no futuro.
2 - Um Condenado à Morte Escapou (1956)
Um Condenado à Morte Escapou é um consagrado filme de guerra do diretor Robert Bresson (O Batedor de Carteiras) que usa uma excelente construção da tensão para contar a história de um ativista da resistência francesa que se torna refém de nazistas. Estrelado por François Leterrier (Golpes da Vida), o longa segue sendo um exemplo do gênero, especialmente pela excelência do trabalho do diretor francês.
Como dito, o filme acompanha a jornada de um ativista francês que, após ser pego por nazistas, é condenado à morte. Encarcerado, o jovem passa o seu tempo planejando uma fuga até que ele ganha um companheiro de cela. Só resta, para ele, descobrir se ele pode ser um aliado ou um possível espião.
1 - Os Sete Samurais (1954)
Akira Kurosawa não é considerado um dos diretores mais importantes do cinema à toa. Influente cineasta japonês, Kurosawa construiu uma carreira recheada de filmes excelentes, como Os Sete Samurais, um épico do gênero de ação que é visto como sua grande obra-prima.
Com personagens memoráveis, sequências de batalhas de tirar o fôlego e uma história envolvente, Os Sete Samurais acompanha uma grande guerra que acontece em uma vila japonesa depois que um samurai aceita proteger o local contra a ação de bandidos. Para ajudá-lo nessa tarefa, ele convida mais seis samurais, que ensinam ao povoado como eles podem se defender.