Os 10 melhores filmes de 2023

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de 2023

Por Equipe Legião dos Heróis

Para quem não saiu da frente das telonas em 2023, o ano foi bastante especial para o cinema. Entre sequências bastante aguardadas e filmes inéditos que surpreenderam o público, 2023 foi um ano muito significativo para a sétima arte.

Logo, chegou o momento de olharmos para trás e relembrarmos os principais destaques do ano: aqui, selecionamos os 10 melhores filmes de 2023!

Vale ressaltar que, na lista, constam apenas filmes que já foram oficialmente exibidos no Brasil em 2023, incluindo estreias em festivais de cinema em território nacional. Aqueles que chegaram aos cinemas mundiais neste ano mas ainda não foram exibidos sob nenhuma circunstância no país, não foram considerados.

Imagem de capa do item

Barbie

Não tem jeito, o ano foi da boneca mais famosa do mundo. Com direção de Greta Gerwig, o live-action de Barbie pode até ter causado torcidas de narizes quando foi anunciado, mas o filme é a prova de que, em boas mãos, poderia conquistar o público e a crítica especializada com seus visuais cor-de-rosa, um elenco extremamente carismático e uma narrativa envolvente.

Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, Barbie acompanha a boneca em uma aventura por autodescoberta no mundo real. Com comentários ácidos e momentos icônicos, o lançamento do filme foi um dos momentos mais marcantes do cinema em 2023.

Imagem de capa do item

Oppenheimer

Christopher Nolan e seu drama histórico de três horas também marcaram o ano de 2023. Oppenheimer chegou aos cinemas no mesmo dia que Barbie, provocando uma verdadeira comoção nas telonas ao redor do mundo e arrancando muitos elogios da crítica especializada. Não é à toa, então, que ele faz parte dos melhores do ano.

Com uma performance marcante de Cillian Murphy, Oppenheimer conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico que é considerado o pai da bomba atômica. Na trama, seguimos suas tentativas de ganhar uma corrida nuclear durante a Segunda Guerra Mundial, assim como as repercussões de sua perigosa criação.

Imagem de capa do item

Assassinos da Lua das Flores

O retorno de Martin Scorsese às telonas também merece um troféu de melhores do ano. Com Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Robert De Niro no elenco, o filme mostra um cineasta que não tem medo de reinventar sua própria arte, trazendo discussões sobre mortalidade e um grande respeito pela temática apresentada.

Inspirado no livro do jornalista David Grann, Assassino da Lua das Flores conta a história real de misteriosos assassinatos de membros da tribo osage na década de 1920, nos EUA, e como os trágicos acontecimentos acabam impulsionando a primeira grande investigação do recém-criado FBI.

Imagem de capa do item

John Wick 4: Baba Yaga

Provando que é uma das franquias de ação mais bem-sucedidas da atualidade, John Wick 4: Baba Yaga chegou aos cinemas no início de 2023 para consolidar o filme definitivo da saga estrelada por Keanu Reeves. Com quase três horas de duração, o novo desafio do assassino de aluguel conta com algumas das sequências mais intensas, bem coreografadas e insanas dessa jornada de quatro longas-metragens.

Com um prêmio por sua cabeça na ativa, John Wick retorna em Baba Yaga para tentar derrotar a Alta Cúpula, ganhando assim sua liberdade. Mas, para conseguir isso, o assassino precisa vencer seus inimigos, que são ainda mais poderosos do que ele já imaginava, e fazer alianças inusitadas enquanto tenta derrotar a morte.

Imagem de capa do item

Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1

2023 foi um ano e tanto para o gênero de ação, e Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte 1 é uma excelente prova disso. A franquia que leva o rosto de Tom Cruise voltou com tudo neste ano, arrancando inúmeros elogios do público e da crítica especializada.

Dando continuidade às missões impossíveis de Ethan Hunt (Tom Cruise), a primeira parte de Acerto de Contas coloca o agente secreto diante de uma ameaça nunca antes vista. Enquanto tenta impedir que a humanidade sofra as piores consequências dessa nova investida, Hunt ainda luta contra o próprio passado e protagoniza algumas das sequências de ação mais interessantes, explosivas e insanas da franquia.

Imagem de capa do item

Segredos de um Escândalo

Apesar de só ganhar um lançamento nacional em janeiro de 2024, Segredos de um Escândalo, novo filme de Todd Haynes, fez sua estreia em território nacional no Festival do Rio, em outubro, por isso ele não pode ficar de fora desta lista. Protagonizado por Julianne Moore e Natalie Portman, o filme caminha por discussões desconfortáveis e complexas para contar uma história que beira ao absurdo à medida que detalhes vão sendo revelados.

Com performances impressionantes de Moore e Portman, Segredos de um Escândalo acompanha a chegada de uma atriz no lar de um casal que, há 20 anos, marcou presença nas manchetes de jornais e revistas do país de um jeito bastante controverso. Com a artista presente em suas vidas para fazer pesquisas para um filme sobre o que aconteceu, o relacionamento dos dois começa a estremecer sob a pressão constante.

Imagem de capa do item

Pobres Criaturas

Outro filme que estreou no Festival do Rio deste ano e que não pode ficar de fora desta lista de jeito nenhum é Pobres Criaturas. Dirigido por Yorgos Lanthimos, o filme chega oficialmente aos cinemas do país apenas em fevereiro de 2024, mas sua comoção em 2023 foi tanta que é impossível não mencioná-lo na lista de melhores do ano.

Estrelado por Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe, Pobres Criaturas é quase um Frankenstein moderno. Na trama, a jovem Bella Baxter (Emma Stone) volta à vida graças aos esforços de um cientista, partindo em uma jornada por liberdade e aceitação para conhecer o mundo.

Marcando presença em diversas listas de melhores filmes de 2023, o filme de Lanthimos usa toda a bizarrice do estilo do cineasta para explorar de maneira provocativa uma premissa já tão conhecida da ficção.

Imagem de capa do item

Anatomia de Uma Queda

Com estreia na Mostra de Cinema de São Paulo deste ano, Anatomia de Uma Queda vem chamando bastante atenção desde que ganhou a disputada Palma de Ouro, prêmio mais importante do Festival de Cannes, em 2023. Dirigido pela francesa Justine Triet, o filme acompanha Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã que vive em uma pequena cidade nos Alpes. Até que seu marido é encontrado morto, e a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio cuja principal suspeita é ela.

Não foi por acaso que Anatomia de Uma Queda conquistou a crítica especializada e o público. Além da impressionante performance de Sandra Hüller e da excelente direção de Triet, a jornada psicológica em que a trama nos leva vai muito além das investigações criminais, revelando muito mais sobre seus personagens por meio de detalhes e nuances.

Imagem de capa do item

Monster

O retorno do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda às telonas é mais um lançamento marcante de 2023. Premiado em Cannes, Monster é um suspense devastador que acompanha a história de uma mãe que, após descobrir que um professor é responsável pela súbita mudança de comportamento de seu filho, passa a investigar o que realmente está acontecendo.

Com o estilo sensível de Kore-eda, Monster leva o espectador em uma jornada emocionante, trágica e surpreendente que deixa nas mãos do público a “responsabilidade” de montar as peças desse complicado quebra-cabeça. Com certeza, um dos filmes mais interessantes e cativantes de 2023.

Imagem de capa do item

Godzilla Minus One

Encerrando 2023 com chave de ouro, Godzilla Minus One chegou às salas de cinema nacionais para mostrar que ele não é apenas um simples filme sobre monstros. Trazendo toda a comoção por trás da influência do Godzilla na cultura pop, o longa do diretor japonês Takashi Yamazaki vem arrancando tantos elogios da crítica especializada e do público que é praticamente impossível não ficar curioso com a produção, mesmo que você nunca tenha embarcado nas aventuras do Gojira.

Em Godzilla Minus One, o Japão passa por um momento delicado após a devastação da Segunda Guerra Mundial. Porém, as coisas pioram quando o Godzilla começa a aterrorizar o país.