Os 10 melhores filmes de 2023, até agora

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de 2023, até agora

Por Equipe Legião dos Heróis

2023 ainda não acabou, mas o ano vem se provando bastante frutífero para os fãs do cinema. Ainda que algumas grandes franquias tenham perdido lugar em bilheteria, o ano já teve diversos grandes lançamentos que caíram no gosto da crítica e do público.

Nesta lista, apresentamos 10 dos melhores filmes de 2023 até agora, ranqueados de acordo com as avaliações do Rotten Tomatoes.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia Vol. 3

O terceiro filme de Guardiões da Galáxia finalizou a trilogia da equipe comandada por James Gunn com chave de ouro. Emocionante, divertido e mostrando que ainda é possível fazer filmes de super-heróis que tenham coração, o longa é uma de nossas escolhas para os melhores do ano até agora.

No Rotten Tomatoes, o longa conta com 82% de aprovação da crítica, e o consenso dos críticos diz: “Um abraço em grupo galáctico que talvez aperte o coração um pouquinho demais, o último Guardiões da Galáxia é uma despedida carinhosa para a família de desajustados do MCU.”

Imagem de capa do item

Creed III

Mesmo sem a figura imponente de Sylvester Stallone, Creed III mostrou o que a franquia tem a oferecer de melhor. O longa foi o trabalho de estreia de Michael B. Jordan na direção, e empolgou os fãs tanto com sua ação quanto com seu lado emocional.

A média de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes é de 88%, e o consenso diz: “Finalmente saindo da sombra icônica de Rocky Balboa, a franquia Creed reafirma seu posto de campeã graças à direção do astro Michael B. Jordan e reviravolta cheia de nuance de Jonathan Majors.”

Imagem de capa do item

Barbie

Barbie mal chegou aos cinemas e já se tornou um sucesso absoluto, trazendo a boneca mais famosa do mundo para o live-action sob direção de Greta Gerwig. Inteligente, divertido e até emocionante, o filme consegue entreter sem comprometer sua mensagem.

O longa tem 89% em média de aprovação no Rotten Tomatoes, e o consenso da crítica diz: “Barbie é uma comédia visualmente deslumbrante cujo metahumor é complementado de modo inteligente pela narrativa subversiva.”

Imagem de capa do item

Polite Society

Mesclando ação, drama e comédia, Polite Society apresenta uma história divertida e tocante acompanhando a artista marcial em treinamento Ria Khan. A premissa do longa é simples: a protagonista acredita que precisa salvar sua irmã mais velha do casamento, e com a ajuda de seus amigos, tenta realizar um plano ambicioso em nome da independência e irmandade.

No Rotten Tomatoes o filme conta com média de aprovação de 91%. O consenso da crítica diz: “Polite Society joga, chuta e soca o livro de etiquetas do gênero para fora da janela, entregando um filme divertido que mescla o esplendor de Bollywood à ironia britânica.”

Imagem de capa do item

John Wick 4: Baba Yaga

O capítulo 4 de John Wick foi um sucesso estrondoso nos cinemas, já tendo inclusive garantido uma continuação. Como é costume da franquia, a ação é um ponto extremamente forte do filme, embora esteja longe de ser o único quesito em que ele se destaca.

A produção conta com média de aprovação de 94% no Rotten Tomatoes, e o consenso da crítica diz: “John Wick 4: Baba Yaga acumula mais de tudo - e sugere que, quando se trata de Keanu Reeves bem vestido e acabando com inimigos em um estilo letal inspirado em balé, isso nunca é demais.”

Imagem de capa do item

Oppenheimer

A outra metade do Barbenheimer, Oppenheimer vem sendo elogiado por ser um filme inteligente que trata de tópicos sérios, mas se destaca principalmente pela atuação fenomenal de seu elenco.

O mais novo filme de Christopher Nolan conta com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, e o consenso da crítica diz: “Oppenheimer marca mais um feito fascinante de Christopher Nolan, que se beneficia da performance forte de Cillian Murphy e visuais impressionantes.”

Imagem de capa do item

Nimona

Baseado na HQ de mesmo nome de N.D. Stevenson, Nimona passou por dificuldades e quase cancelamento antes de ser resgatada pela Netflix. O filme apresenta um mundo medieval futurista, no qual a caótica personagem titular se alia a Ballister Boldheart, um cavaleiro culpado por um crime que não cometeu. Com todo o reino contra ele, o cavaleiro aceita a metamorfa como sua ajudante, e os dois partem em uma aventura na qual as linhas entre heróis, vilões e monstros ficam cada vez mais tênues.

Com 94% de aprovação média, o consenso da crítica diz: “Tocando em uma veia emocional rica com sua animação esplêndida e alegoria sensível, Nimona é uma aventura animada profundamente adorável.”

Imagem de capa do item

Suzume

Com uma animação primorosa e uma história comovente, Suzume consegue levar o público a risadas e lágrimas com facilidade. Não à toa, o longa caiu nas graças do público, e é um dos lançamentos deste ano que vale a pena conferir.

No Rotten Tomatoes, o filme tem 96% de média de aprovação. O consenso da crítica diz: “Suzume fica um pouco abaixo do alto padrão estabelecido anteriormente pelo diretor Makoto Shinkai - mas quando o resultado é tão visualmente empolgante e emocionalmente impactante, é difícil encontrar muitas falhas.”

Imagem de capa do item

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Se o primeiro Aranhaverso havia deslumbrado o público com a qualidade de sua animação e narrativa, a sequência só elevou as expectativas ainda mais. Seja em sua construção de personagens e história, ou em seu uso magnífico de possibilidades artísticas, o longa é facilmente um dos melhores do ano, e duvidamos que perca seu lugar mesmo que 2023 ainda tenha muito a oferecer.

Com 96% de média de aprovação, o consenso da crítica no Rotten Tomatoes diz: “Tão deslumbrante visualmente e cheio de ação quanto seu antecessor, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso empolga do início à sua conclusão em um cliffhanger.”

Imagem de capa do item

Rye Lane - Um Amor Inesperado

Rye Lane - Um Amor Inesperado é um dos lançamentos notáveis deste ano que pode não ter se destacado tanto quanto os blockbusters da lista, mas certamente merece toda a atenção. O longa é uma comédia romântica que acompanha dois jovens de vinte e poucos anos após términos terríveis, que acabam se conectando e possivelmente recuperando um no outro a fé de que o amor existe.

O longa alcançou 98% em média de aprovação, e o consenso da crítica diz: “Boas notícias, fãs de comédias românticas: quem estiver procurando por uma adição ao cânone que seja esperta, divertida e dê um quentinho no coração vai achar isso tudo em Rye Lane.”