Super Choque: 10 Melhores Episódios da Animação
Super Choque: 10 Melhores Episódios da Animação
Animação que traz tanta nostalgia.
Super Choque é uma dessas animações que marcaram toda uma geração fã de super-heróis. O desenho veio junto com uma grande leva de ótimas animações da DC, como Liga da Justiça e Batman do Futuro.
Leia mais sobre Super Choque:
Super Choque: 10 Curiosidades sobre o herói da DC
Super Choque: 10 curiosidades sobre a animação do herói
O personagem nunca teve muito destaque nos quadrinhos, mas sua série, além de muito entretenimento, traz uma qualidade que se observa até os dias de hoje, com reflexões sobre questões sociais e aventuras muito incríveis. É por isso que trazemos os 10 Melhores episódios de Super Choque:
Sua Própria Liga
Talvez o maior crossover e a maior aventura de Super Choque na série. O episódio é dividido em duas partes. A primeira traz o recrutamento de Virgil e Gear pela Liga da Justiça para resolver um problema de energia da Torre de Vigilância. Acontece que o problema se mostrou ser fruto das ações de Brainiac de tomar controle da Torre com o plano de acabar com a Terra.
Os heróis conseguem conter o vilão, mas quando tudo parecia terminar bem, na segunda parte Gear é dominado por Brainiac junto com toda Liga da Justiça, obrigando o Super Choque a enfrentá-los sozinho.
Super Choque na África
Em Super Choque na África, Virgil e sua família fazem uma viagem para Gana. Lá, o herói acaba precisando entrar em ação quando um grupo de bandidos, liderado pelo vilão leopardo Osebo, ameaça roubar um antigo tesouro da região. Super Choque, em sua tentativa de parar o vilão, acaba encontrando um herói local chamado Anansi. Os dois precisam unir suas forças para interferir nos planos do vilão e salvar diversas vidas postas em perigo por ele. Em dado momento do episódio, Virgil revela que no país ele se sente mais próximo de suas origens e uma pessoa, ao invés de uma minoria. Em uma conversa com Anansi, Super Choque acaba dizendo como nos Estados Unidos existem poucos heróis negros. É um episódio que traz grandes questões sociais para a mitologia do personagem.
Choque do Futuro
Super Choque é acidentalmente enviado 40 anos no futuro enquanto tenta ajudar Batman e Robin. Ele acaba na Batcaverna e luta contra Terry McGinnis, o Batman do Futuro. Bruce Wayne, separa os dois heróis e diz que ambos precisarão trabalhar juntos. A missão deles é resgatar um dos maiores heróis daquele momento: O Super Choque.
Mesmo que brevemente, neste episódio podemos ter uma ideia de como Virgil irá amadurecer seus poderes e se tornar um heróis ainda mais poderoso, conseguir derrotar muitos inimigos de uma só vez. Essa versão do herói ainda aparece de novo em Liga da Justiça Sem Limites
Choque no Sistema
O episódio que tornou toda a série possível traz tudo o que essa animação iria fazer nos próximos anos. Em Choque no Sistema acompanhamos a origem do personagem ao ganhar seus poderes. Virgil é chamado para participar de uma gangue, para conseguir proteger a si mesmo. Ele recusa pois sua mãe foi morta por conta da violência das gangues e, como bom super-herói, Virgil tem uma conduta moral forte proveniente de seus traumas. Porém, ele não consegue dizer não e acaba se encontrando com a gangue que acaba entrando em uma troca de tiros com a polícia. Os tiros acertam canos de gás que se espalham por todo local. O gás acabou por dar poderes a ele, e diversos outros cidadãos de Dakota, então Virgil, com ajuda de seu melhor amigo Richie, decide adotar um uniforme e usar seus poderes para o bem com o nome de Super Choque!
Sequestrado
Penúltimo episódio da série traz a vilã *Omnara como a grande ameaça para o herói. Ela trabalha para as Indústrias Alva usando tecnologia para espionar Super Choque a pedido de seu chefe, Edwin Alva. No entanto, ela acaba sendo demitida em função de Alva e Super Choque terem resolvido seus desentendimentos. A vilã, então, descobre a identidade do herói e chantageia ele o obrigando a roubar os equipamentos de Alva com o fim de ter controle de toda tecnologia. Para fazer isso, Omnara sequestra o pai do herói que logo entende o que está em jogo ali e que seu filho é o Super Choque.
Congelados
Neste episódio especial de Natal, Super Choque entra em uma aventura bastante emocional com uma garota chamada Permafrost. A jovem é uma meta-humana sem-teto com poderes de controlar o gelo que está causando muitos problemas na cidade de Dakota em plena véspera de Natal. Super Choque tenta dar conta dos problemas gerados pela garota enquanto precisa ir de uma festa à outra. Acontece que Permafrost não consegue controlar seus poderes por conta de um trauma causado pelo assassinato de sua mãe. A descontrole aumenta mais ainda quando ela é ignorada ao pedir dinheiro ou comida. Super Choque consegue conversar com a garota e a convence a ir ao programa de sem-tetos da igreja. Os dois aprendem, então, o verdadeiro significado do Natal.
Filhos dos Pais
Depois de Virgil reclamar a Richie sobre o tanto de tempo que ele passa em sua casa, os dois decidem então saírem juntos para a casa de Richie. Acontece que o melhor amigo de Super Choque evitava esse tipo de situação por conta do comportamento racista que seu pai tem constantemente. Durante o jantar isso acontece bastante fazendo com que Virgil vá embora e Richie discuta com seu pai e fugindo de casa. Acontece que ele acaba sendo capturado por Ebon e o pai de Richie precisa engolir sua ignorância a fim de salvar o filho, pedindo ajuda para o Sr. Hawkins, pai de Virgil, e do próprio Super Choque. O episódio toca de forma muito inteligente e também delicada na questão do racismo, sem amaciar, mas sem o tornar demasiado caricaturado.
Herói Caído
O desenho da Liga da Justiça, da mesma época de Super Choque, trouxe John Stewart para ser o Lanterna Verde, abrindo mão do Hal Jordan na equipe. O personagem se firmou e para uma geração inteira, incluindo Virgil Hawkins, John Stewart é o Lanterna Verde. Super Choque, então, fica totalmente vendo que o herói que era seu ídolo está cometendo inúmeros crimes na cidade de Dakota, fazendo inclusive os dois entrarem em combate. Acontece que tudo era um plano de Sinistro para denegrir a imagem do herói na Terra. Sendo assim, Super Choque e Gear se juntam ao Lanterna Verde para derrotar o vilão.
Flashback
Super Choque perdeu sua mãe pela violência das gangues. Em Flashback, Super Choque e Gear conhecem uma meta-humana chamada Nina Crocker. A personagem tem a habilidade de viajar no tempo, mas não a capacidade de controlar isso. Sendo assim, Richie cria um aparelho que auxilia nisso. Acontece que ele é roubado por Ebon e, durante a tentativa de recuperação, Virgil queima seus circuitos e eles acabam voltando cinco anos no tempo, época em que a mãe de Super Choque foi morta. Nessa aventura o personagem tenta salvar sua mãe da violência das gangues, mas diversos acontecimentos atrapalham o herói realizar seu objetivo. Isso o faz perceber que é impossível mudar o passado e ele consegue chegar a um acordo com sua mãe. O herói aprende a necessidade de seguir em frente, aceitando o luto e aprendendo a preservar a memória daqueles que você ama.
Jimmy
Jimmy Osgood é um garoto bastante atormentado pelos valentões da escola. Por mais que Virgil e Richie tenham tentado o ajudar, eles se afastaram quando o personagem mostrou a arma de seu pai para eles. Os problemas de Jimmy continuaram e os valentões não saíram do seu pé, o que fez o garoto levar a arma para a escola e dispara contra eles. Claro que isso não poderia resultar em algo bom e acaba que quem leva o tiro é Richie. O susto passa, o tiro apenas atingiu sua perna de forma não-letal. Mas Super-Choque dessa vez invés de lidar com grandes inimigos precisa lidar com o choque e a culpa, por não ter impedido o que aconteceu, com uma psicóloga. Com certeza um dos episódios mais fortes do desenho, trazendo o assunto sobre bullying e violência por armas de fogo de forma bastante crua incluindo estatísticas sobre a violência armada e sugestões sobre segurança e esforços contra o bullying.
Gostaram da lista? Seu episódio favorito ficou de fora? Comente!
Veja também:
10 fatos e curiosidade sobre o desenho do Super Choque!