Os 10 melhores episódios da franquia Avatar

Capa da Publicação

Os 10 melhores episódios da franquia Avatar

Por Gus Fiaux

Uma das melhores franquias animadas das últimas décadas, Avatar voltou com tudo ao imaginário do público, seja pela série em live-action da Netflix ou pelo anúncio de novos filmes da saga animada. Através das três temporadas de A Lenda de Aang e as quatro de A Lenda de Korra, conhecemos mais de um mundo cheio de dobradores, e como o Avatar precisa manter a ordem e harmonia.

Partindo de jornadas excepcionalmente bem escritas, personagens carismáticos e cenas de ação de tirar o fôlego, ambas as séries nos deram momentos para vibrar e chorar, ao lado de heróis como AangKatara, ZukoAppa, TophKorraAsamiBolin e tantos outros. Pensando nisso, aqui reunimos os 10 melhores episódios de Avatar, tanto de A Lenda de Aang quanto A Lenda de Korra!

Imagem de capa do item

A Bandida Cega

Avatar: A Lenda de Aang (2x06)

Poucos personagens mudaram tanto as dinâmicas e a estrutura de A Lenda de Aang como Toph Beifong. Uma das personagens favoritas dos fãs (e dos animadores da série), Toph demonstra maestria em sua habilidade como dobradora de Terra, sendo inclusive a principal responsável por aperfeiçoar a técnica de dobra de metal.

Porém, seu primeiro episódio na série começa quase como uma anedota, com a Equipe Avatar viajando pelo Reino da Terra e se deparando com como a garota era "superprotegida" por seus pais, apenas para se mostrar uma baita lutadora em um ringue clandestino. Sua introdução na segunda temporada é um ponto de virada bem importante na série.

Imagem de capa do item

Zuko Sozinho

Avatar: A Lenda de Aang (2x07)

Quando foi apresentado, no primeiríssimo capítulo de A Lenda de Aang, o Príncipe Zuko era visto como uma figura odiosa e rancorosa, que queria a todo custo provar seu valor para sua família - e, no processo, capturar Aang e exterminá-lo. Aos poucos, essa imagem vai sendo quebrada, conforme ele aprende mais sobre humanidade e humildade ao lado de seu Tio Iroh.

Zuko Sozinho, o sétimo episódio da segunda temporada, é tido como um importante marco na história do personagem. No enredo, o príncipe vira amigo de um garoto cuja família o acolheu por uma noite. Conforme conta a sua história, Zuko se lembra de sua mãe e como ela era a única que o amava e entendia - e como sua "morte" o impactou.

Imagem de capa do item

Os Dias Perdidos de Appa

Avatar: A Lenda de Aang (2x16)

O décimo sexto episódio do Livro Dois de A Lenda de Aang é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos mais emocionantes de toda a série. Aqui, acompanhamos a trajetória de Appa, o bisão voador de Aang, que após ser sequestrado por Dobradores de Areia no deserto, acaba indo parar numa espécie de circo financiado pela Nação do Fogo.

Graças ao auxílio das Guerreiras Kyoshi, o bisão escapa e, uma vez ferido, tenta retornar para seu primeiro lar - o Templo de Ar do Leste, onde acha um guru que diz como ele pode encontrar Aang em Ba Sing Se. Por si só, o episódio já é excelente, mas ele fica ainda melhor quando lembramos que é fruto de uma construção de vários capítulos.

Imagem de capa do item

A Manipuladora de Fantoches

Avatar: A Lenda de Aang (3x08)

Katara sempre foi uma personagem muito querida pelos fãs e seu papel na jornada de Aang é crucial - porém, ao longo da série, vimos ela passar de uma jovem moradora da Tribo da Água do Sul para uma guerreira bem especial. E um episódio que é importantíssimo em seu desenvolvimento é o oitavo capítulo do Livro Três.

Intitulado A Manipuladora de Fantoches, o episódio mostra Katara e os seus amigos encontrando uma idosa Dobradora de Água na floresta, sem se darem conta de que ela é a "bruxa" que tem atacado vários moradores locais. Após a confrontarem, ela usa a Dobra de Sangue para imobilizá-los - e é Katara quem precisa encontrar uma forma de detê-la.

Imagem de capa do item

Os Mestres da Dominação de Fogo

Avatar: A Lenda de Aang (3x13)

Fogo foi um dos elementos mais difíceis que Aang teve de aprender a lidar. No início, o fogo era visto como uma ferramenta sinistra da Nação do Fogo, mas nesse episódio aprendemos um pouco sobre a verdadeira arte de sua dominação, conforme o Avatar e Zuko viajam para um local lendário em busca de mais conhecimento sobre esse poder antigo.

No distante Templo dos Guerreiros do Sol, os dois rivais - que, agora, são aliados - encontram antigos dobradores, além de conhecerem dois Dragões Lendários. Além de ser um episódio bonito e emocionante que "redime" os dobradores de fogo e seu uso do elemento, é ainda um momento crucial na vida de Zuko, que jura lealdade ao Avatar.

Imagem de capa do item

O Cometa Sozin

Avatar: A Lenda de Aang (3x18-21)

Estamos trapaceando um pouco aqui, afinal, o final da terceira temporada é composto não só por um episódio, mas por um grande encerramento em 4 partes. Em O Cometa Sozin, temos um pouco de tudo - desde cenas de luta épicas a uma aparição da Tartaruga-Leão, além da disputal final entre Aang e o Senhor do Fogo Ozai.

Juntos, os quatro episódios conseguem funcionar como uma história única e bem fluida, fornecendo desfechos satisfatórios para todos os personagens - desde a forma como Aang derrota Ozai em combate até a épica batalha de Zuko e Katara contra Azula. Mais do que isso, é um desfecho que inspira esperança e dá início à chegada de dias melhores para esse mundo.

Imagem de capa do item

Fim de Jogo

Avatar: A Lenda de Korra (1x12)

O Livro Um de A Lenda de Korra fez um ótimo trabalho estabelecendo não só a nova Avatar, mas como esse mundo mudou desde A Lenda de Aang. Conhecemos mais da família de Aang, vemos como Korra precisou abdicar de algumas certezas para assumir suas responsabilidades e tivemos um vilão ameaçador em Amon.

É claro, isso leva a um final poderoso, onde Amon sequestra Tenzin e sua família, enquanto planeja eliminar todos os dobradores do mundo. E isso acaba sendo frustrado quando a Equipe Avatar entra em ação - mas não sem sua reviravolta final, já que Korra tem sua dobra retirada por Amon. É um final bem interessante, que subverte várias das nossas expectativas.

Imagem de capa do item

Primórdios

Avatar: A Lenda de Korra (2x07-08)

A segunda temporada de A Lenda de Korra é tida por muitos como um dos pontos mais baixos de toda a franquia, seja pela narrativa truncada ou até pela animação, que exibiu uma nítida queda em sua qualidade. Porém, apesar de um começo bem exaustivo, o Livro Dois acaba recuperando sua força em dois episódios sobre Wan, o primeiro Avatar.

Com um estilo de animação diferente do resto da série e um mergulho ainda mais profundo na mitologia da franquia, esses dois capítulos mostram não só o papel do Avatar no mundo, como também definem duas "presenças" muito importantes - Raava e Vaatu, espíritos que funcionam alegoricamente como "deus" e o "diabo" desse universo.

Imagem de capa do item

O Veneno da Lótus Vermelha

Avatar: A Lenda de Korra (3x13)

Após uma temporada fraca, o Livro Três de A Lenda de Korra recupera o fôlego e apresenta um dos vilões mais adorados da franquia, o anarquista Zaheer, que lidera a Lótus Vermelha, organização terrorista formada por vários criminosos. Seu plano é matar a Avatar e dar ao mundo a chance de se livrar de seus ídolos, e isso nos leva a um final devastador.

Na trama, vemos os Nômades do Ar em ação - sim, na série, eles voltam a ser uma nação completa - e uma batalha eletrizante contra Zaheer e todos os seus cúmplices. Porém, Korra acaba sendo infectada com um veneno que lhe causa um estrago profundo. É um ponto altíssimo na série e um ponto muito baixo na vida de Korra, o que só dita o tom para o quarto e último ano.

Imagem de capa do item

Korra Sozinha

Avatar: A Lenda de Korra (4x02)

O 2º episódio do Livro Quatro de A Lenda de Korra é, com certeza, um dos melhores de toda a série. Ambientado três anos após o final do Livro Três, aqui vemos como foi o processo de reabilitação de Korra em uma jornada de cura e autodescoberta, enquanto novas ameaças surgem no mundo. Para ficar ainda melhor, temos a participação de Toph Beifong.

O nome do capítulo não é uma coincidência. Muito do que vemos aqui é um reflexo da jornada do Príncipe da Nação do Fogo em "Zuko Sozinho", e é bem interessante ver alguém tão poderosa quanto uma Avatar ferida pelo seu próprio "fracasso" e assombrada por uma versão de si mesma. Mais que o primeiro episódio da temporada, é um começo perfeito para a aventura final de Korra.