Os 10 melhores Batmóveis e veículos do Batman nos cinemas
Os 10 melhores Batmóveis e veículos do Batman nos cinemas
O Homem-Morcego sempre em grande estilo!
No ano que vem, teremos a estreia de The Batman, a mais nova aventura solo do Cavaleiro das Trevas no Universo Estendido da DC Comics. O filme está sendo muito aguardado, e recentemente, vimos as primeiras fotos do Batmóvel no longa.
O Batmóvel sempre foi um elemento importantíssimo da mitologia do herói, seja nos quadrinhos ou em outras mídias. Nos cinemas, tanto os carros quanto outros veículos do Homem-Morcego sempre foram muito influentes.
Por isso, aqui listamos os 10 melhores Batmóveis e veículos do Batman nos cinemas. Para isso, estamos contando apenas as versões em live-action, e levamos em consideração não só o visual, mas também a utilidade e suas participações em cada filme!
Créditos: Divulgação
A nova Batmoto
De onde é: The Batman (2021)
Começando pelo décimo lugar, podemos listar a Batmoto vista nas fotos do set de The Batman. A moto parece ser um pouco simples demais, ainda mais levando em conta os padrões de Bruce Wayne, apesar de ter uma parte customizada que se encaixa bem com o herói.
Pode ser um pouco injusto julgar a nova Batmoto em uma posição tão baixa nessa lista, já que só vimos fotos vazadas dos bastidores que não trazem as melhorias que vão ser empregadas na pós-produção do filme de Matt Reeves. Mas até lá, aguardamos ansiosamente.
O Batmóvel Carnavalesco
De onde é: Batman & Robin (1997)
Batman & Robin é, sem a menor sombra de dúvidas, o pior filme do herói nos cinemas. Ainda assim, o longa se destaca por ter um Batmóvel muito mais bonito que o visto em Batman: Eternamente - que nem está na lista por ser uma aberração cheia de luzes e neons.
Por outro lado, isso não significa que o segundo Batmóvel criado por Joel Schumacher não seja um veículo muito exagerado e feito claramente para vender brinquedos. Ainda assim, é um veículo deveras bonito que foi bem inspirado nas HQs e na Série Animada do Batman.
O Batwing
De onde é: Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (2016)
Em 2016, o Batman de Ben Affleck não veio armado apenas de um carro e uma série de dispositivos especiais, mas também de um jato poderoso chamado de Batwing. Com um design arrojado e uma aerodinâmica boa, a nave foi útil para que o herói resgatasse Martha Kent.
Infelizmente, a vida útil do veículo durou pouco, já que apareceu somente em uma cena de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, sem ter retornado em Liga da Justiça. Por outro lado, é um jato muito bonito e que merecia ter uma participação maior nos cinemas.
O Morcego
De onde é: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Falando em naves aéreas e jatos, não podemos nos esquecer do Morcego, o veículo apresentado no último capítulo da trilogia d'O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan. Essa nave é excepcionalmente poderosa e possui muita força bruta e poder de fogo.
O único pecado do Morcego é, definitivamente, seu visual. Além de não ter nada a ver com os Batwings das HQs - por mais que isso combine com a estética dessa trilogia -, sua funcionalidade é muito questionável, já que sua aerodinâmica parece ser, no mínimo, impossível.
Batmóvel/Knightcrawler
De onde é: Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (2016), Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça (2017)
Criado por Zack Snyder para acompanhar o Bruce de Ben Affleck, o Batmóvel apresentado pela primeira vez em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça é um veículo robusto e bonito, que traz uma boa movimentação e uma série de utilidades para o vigilante.
Por outro lado, é uma pena que a única cena em que tenha aparecido no filme de 2016 é escura e confusa, o que faz com que ele não tenha se destacado tanto quanto outros da lista. O veículo também tem uma versão "adaptada" chamada Knightcrawler, para terrenos mais acidentados.
O novo Batmóvel
De onde é: The Batman (2021)
Em quinto lugar, podemos colocar o mais novo Batmóvel a ser usado pelos heróis nos cinemas. Claro que ainda não o vimos em ação, mas seu visual parece casar muito bem com a premissa de um vigilante mais amador, já que parece nada mais que um veículo modificado e customizado.
É um carro simples, que pega bem o espírito do novo herói, e que "se encaixa" muito bem com o visual de Robert Pattinson no papel do Batman. Com sorte, poderemos ver bastante desse veículo em ação, junto com todas as suas utilidades no cinema.
Tumbler
De onde é: Batman Begins (2005), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
O Tumbler é, de longe, o Batmóvel mais útil já visto nos cinemas. Apresentado em Batman Begins, o carro parece mais um tanque de guerra do que o veículo de um super-herói. Por outro lado, seu tamanho descomunal engana, já que sua movimentação é muito articulada.
Além de poder andar de lado e escalar telhados, o Tumbler ainda conta com várias armas especiais, e é uma verdadeira fortaleza móvel para o Homem-Morcego. Infelizmente, seu visual bruto não convenceu alguns fãs, que esperavam algo mais cartunesco.
O Batmóvel Vintage
De onde é: Batman, o Homem Morcego (1966)
Esse aqui é um veículo que ficou conhecido na série de TV do Batman na década de 60. Porém, como a série ganhou um filme lançado para os cinemas em 1966, não podíamos deixá-lo de fora da lista, considerando o quão bonito e icônico é o seu visual.
Dentre todos os da lista, talvez esse seja o único que realmente parece um carro normal - ainda que alguns detalhes e esquemas de cores deixem bem claro que se trate do meio de transporte de um super-herói. Com ele, Batman e Robin são extremamente estilosos.
Bat-Pod
De onde é: Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
O Bat-Pod foi apresentado pela primeira vez em O Cavaleiro das Trevas, e é conhecida por ser uma moto especial que "sai de dentro" do Tumbler, tornando-se um veículo auxiliar. Ainda assim, ela roubou a cena no segundo filme do herói.
Além de ter um visual muito impactante, o Bat-Pod é bem veloz e dá conta de perseguições mais longas, além de ter um sistema de manobra e movimentação muito útil. Para nossa sorte, esse veículo voltou em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, dessa vez pilotado pela Mulher-Gato.
O Batmóvel Clássico
De onde é: Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992)
Em primeiríssimo lugar, obviamente está o veículo mais famoso do Batman nos cinemas. O Batmóvel dos filmes de Tim Burton é um carro com poucas utilidades especiais, mas seu visual ficou marcado na mente de muitos fãs durante anos.
Visto em Batman e em sua sequência, Batman: O Retorno, o veículo é muito bonito e parece ter saído diretamente de uma página dos quadrinhos. Além disso, ele retém uma certa elegância que cai muito bem com o lado mais playboy de Bruce Wayne.