As 10 melhores atuações de filmes e séries de 2023
As 10 melhores atuações de filmes e séries de 2023
As melhores performances do ano!
2023 finalmente está chegando ao fim, o que significa que é o momento de relembrarmos alguns momentos marcantes da indústria cinematográfica e televisiva. Diversos filmes e várias séries conquistaram a nossa atenção durante o ano, especialmente pelas performances impactantes de seus atores.
Por isso, nesta lista, selecionamos as 10 melhores atuações de filmes e séries de 2023. Você tem uma favorita? Não esqueça de comentar!
Vale ressaltar também que a lista leva em consideração apenas filmes e séries que já foram lançados no Brasil neste ano. Considerações feitas, vamos lá!
Lily Gladstone - Assassinos da Lua das Flores
Um nome que vem sendo bastante lembrado em conversas sobre o Oscar 2024 é o de Lily Gladstone. A atriz conquistou uma enxurrada de elogios da crítica especializada e do público por sua performance em Assassinos da Lua das Flores, o novo filme de Martin Scorsese, e é justamente por seu incrível trabalho no longa que ela merece uma posição de destaque nesta lista.
Conhecida por First Cow: A Primeira Vaca da América (2019), Gladstone é um dos grandes destaques de Assassino da Lua das Flores. Na trama, ela interpreta a osage Mollie Burkhart, o fio condutor da narrativa que recebe uma dedicação impressionante da atriz, que consegue demonstrar mesmo através de gestos e olhares toda a complexidade da personagem.
Cillian Murphy - Oppenheimer
Esbanjando talento por onde quer que passe, Cillian Murphy roubou todos os holofotes para si ao interpretar o pai da bomba atômica em Oppenheimer, filme de Christopher Nolan que se tornou um dos grandes sucessos de 2023 após seu lançamento nos cinemas.
Conhecido por ter vivido o frio e calculista Thomas Shelby em Peaky Blinders, o ator é mais um nome que vem recebendo menções em conversas sobre o Oscar. Tudo isso porque sua performance em Oppenheimer não somente é uma das melhores do ano, como também é uma das mais impressionantes da carreira de Murphy. Sem dúvida, uma das atuações mais interessantes e precisas de 2023.
Kieran Culkin - Succession
Não tem jeito: a quarta e última temporada de Succession foi o grande momento televisivo de 2023. Até mesmo quem nunca tinha ouvido falar sobre a série percebeu a intensa comoção ao redor do programa da HBO na época de sua exibição, e se tem uma pessoa que não perdeu tempo em entregar uma das melhores performances do ano foi o ator Kieran Culkin.
Na série, Culkin viveu Roman Roy, o filho do magnata que comandava a Waystar Royco. Com seus comentários sarcásticos e um tanto quanto bizarros, Roman ganhou uma nova camada de complexidade na última temporada do seriado, e o ator aproveitou cada segundo seu em cena para fazer uma excelente atuação.
Aqui, vale uma menção honrosa também para todo o elenco da quarta temporada de Succession que, assim como Culkin, fizeram um trabalho espetacular para encerrar o programa em grande estilo.
Jeremy Allen White - O Urso
A dramédia O Urso tem apenas duas temporadas, mas isso já foi o suficiente para que o ator Jeremy Allen White mostrasse todo seu talento ao interpretar o chef de cozinha Carmy. O segundo capítulo chegou ao streaming neste ano para dar continuidade à história conturbada do protagonista, explorando suas relações pessoais e sua intensa dedicação ao trabalho no novo restaurante.
White, que também é conhecido na indústria televisiva por seu ótimo papel na série Shameless, já recebeu indicações a renomadas premiações do ramo, como o Emmy, por sua atuação em O Urso, repetindo o sucesso com a segunda temporada do programa.
Jennifer Lawrence - Que Horas Eu Te Pego?
Vencedora de um Oscar, Jennifer Lawrence tem uma das carreiras mais bem-sucedidas de Hollywood, e a atriz já demonstrou diversas vezes que é extremamente versátil. Logo, não é uma surpresa que sua performance na comédia Que Horas Eu Te Pego? tenha conquistado um grande apelo da crítica e do público.
Na trama, Lawrence interpreta uma mulher que, desesperada para conseguir dinheiro, aceita namorar o filho introvertido de 19 anos de um casal rico. Em uma comédia que retoma a mesma energia de obras cinematográficas do gênero no começo dos anos 2000, a atriz mostra sua versatilidade com um papel divertido e carismático, comprovando seu talento para o formato.
Ryan Gosling - Barbie
Repleto de momentos icônicos e comentários irônicos, Barbie foi um dos filmes mais comentados de 2023. Com direção de Greta Gerwig, o longa também está recheado de performances especiais, como a de Ryan Gosling, que roubou todos os holofotes para si ao interpretar o boneco Ken na produção.
Demonstrando todo seu talento para a comédia, Gosling protagonizou algumas das melhores sequências de Barbie, como a performance da canção I’m Just Ken, por exemplo, transcendendo seu papel coadjuvante na trama.
Carla Gugino - A Queda da Casa de Usher
Em mais uma parceria com Mike Flanagan, a atriz Carla Gugino conseguiu exceder as expectativas (que já estavam altas) na minissérie A Queda da Casa de Usher. Inspirado no conto homônimo do escritor Edgar Allan Poe, a produção da Netflix foi um grande acerto da gigante do streaming, e a performance de Gugino certamente colaborou para que isso acontecesse.
Misturando elementos de histórias de Poe, A Queda da Casa de Usher coloca Gugino em um papel misterioso e desconcertante que faz a atriz se sobressair por demonstrar um grande controle do que tem em mãos. Certamente, uma das performances mais interessantes de 2023.
Steven Yeun - Treta
Há tempos que Steven Yeun saiu da sombra de seu popular personagem em The Walking Dead, justamente pelo ator vir apresentando, cada vez mais, trabalhos impressionantes em sua carreira. Um deles é Treta, série de sucesso da Netflix em parceria com a produtora A24 que chegou ao streaming neste ano.
Na trama, Yeun interpreta Danny, um homem desajustado e falido que, após sofrer um incidente no trânsito, passa a viver situações absurdas impulsionadas por sua fúria e desejos mais sombrios. Ao lado de Ali Wong, o ator faz um trabalho excelente ao interpretar um personagem complexo e emocionalmente sobrecarregado, sempre com um domínio excelente em cena.
Michael Fassbender - O Assassino
O retorno de David Fincher com o thriller O Assassino também rendeu boas performances para o ano de 2023. O grande destaque fica para Michael Fassbender, o intérprete do assassino de aluguel que protagoniza a trama.
Com uma performance extremamente metódica, Fassbender faz um excelente trabalho em demonstrar a complexidade de seu personagem, algo que eleva ainda mais a qualidade do novo filme de Fincher.
Rachel Weisz - Gêmeas: Mórbida Semelhança
Inspirada no filme Gêmeos: Mórbida Semelhança (1988), do diretor David Cronenberg, a série Gêmeas: Mórbida Semelhança chegou ao Prime Video com uma nova interpretação da história, desta vez sob comando da atriz Rachel Weisz. Na trama, a atriz interpreta gêmeas, duas renomadas cirurgiãs que embarcam em uma missão para revolucionar a saúde feminina.
Ao viver duas personagens fisicamente semelhantes mas psicologicamente distintas, Weisz faz um trabalho louvável de captar sua atenção a cada segundo da narrativa. Por mais exigente e difícil que possa parecer o trabalho, já que ela precisa se esforçar o dobro no programa, a atriz sabe equilibrar muito bem o contraste de cada uma das gêmeas, entregando uma das atuações mais interessantes do ano.