10 melhores animes shounen de todos os tempos
10 melhores animes shounen de todos os tempos
Marcaram gerações!
Quem cresceu assistindo animes muito provavelmente se apaixonou por grandes clássicos do gênero shounen no caminho. Para quem não sabe do que eu estou falando, são animes voltados para o público jovem. Shounen são recheados de luta, tem um protagonista azarão que se torna bastante poderoso e fortes lições sobre o poder da amizade.
Só com a descrição já veio algum em mente, né? Nesta lista, você vai conhecer os 10 melhores animes shounen de todos os tempos!
Dragon Ball (1986-1996)
Baseado no mangá de Akira Toriyama, Dragon Ball virou anime nos anos 80 e rapidamente se tornou uma febre. Nele acompanhamos a busca do saiyajin Son Goku pelas Esferas do Dragão e conhecemos diversos guerreiros poderosos no caminho.
O anime ficou conhecido por suas lutas absurdamente elaboradas que se estendiam por diversos episódios e além dos títulos que já revelavam o que iria acontecer. Não tinha como fugir dos spoilers nessa época. O sucesso da franquia continuou em Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e, mais recentemente, Dragon Ball Super e Super Dragon Ball Heroes.
My Hero Academia (2016 - Presente)
Poucas obras seguem a fórmula shounen tão a risca, mas My Hero Academia tem todos os ingredientes de um bom shounen em abundância. Adaptado do mangá de Kōhei Horikoshi, o anime se concentra no dia a dia dos estudantes da Academia U.A. para super heróis.
O protagonista, Izuku Midoriya, é o clássico garoto sem muito talento, mas que quer se tornar um grande Herói pelo poder da determinação. O resto do elenco também é bastante carismático e temos lutas de tirar o fôlego o tempo todo. Também conhecido pelo nome japonês, Boku no Hero pode ser considerado um dos melhores shounen da nova geração.
Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009-2010)
Esse é um dos shounen da lista com o tempo mais curto de exibição, mas que mesmo com poucos episódios conseguiu marcar seu nome na história. Fullmetal Alchemist: Brotherhood é a segunda adaptação do mangá de Hiromu Arakawa, trazendo uma versão mais fiel desse universo de alquimistas.
As leis da troca equivalente ficaram no imaginário do seu público por muito tempo. O segredo de seu sucesso foi desafiar diversas convenções de seu gênero, resultando em anime bastante revolucionário. Espere momentos bem tristes e marcantes entre as grandes batalhas dos irmãos Edward e Alphonse Elric em sua busca pela Pedra Filosofal.
Jojo’s Bizarre Adventures (2012-Presente)
Quando o mangá de Jojo’s Bizarre Adventure estreou em 1987, ele foi aclamado como uma das obras mais surpreendentes do gênero shounen. Anos depois, ao ser adaptada como um anime, a série se tornou rapidamente reverenciada como um clássico cult entre o público e a crítica.
Jojo é dividido em arcos um tanto independentes que contam a história da família Joestar por diversas gerações. A temporada mais recente — Vento Aureo — adaptou a quinta parte do mangá, mostrando as aventuras de Giorno Giovanna. O anime é conhecido por seus personagens de aparência extravagante que atacam fazendo poses exageradas conhecidas como Stands. Jojo pode ser uma experiência peculiar, que não é para todos os gostos, mas a qualidade da animação e das batalhas é sem igual.
Yu-Gi-Oh! (2000-2004)
A primeira tentativa de adaptar o mangá de Kazuki Takahashi não deu muito certo. Mas depois do sucesso do jogo de cartas, Yu-Gi-Oh ganhou mais uma chance na televisão. Mesmo seguindo a fórmula shounen, o anime trouxe o seu toque especial — as típicas cenas de luta que costumam envolver socos e poderes aqui deram lugar a tensos duelos de cartas.
Os duelos eram muito bem executados, com as criaturas invocadas no jogo ganhando vida nas telas. Ao ouvir toda a estratégia de Yugi antes de anunciar sua próxima jogada, era difícil não acreditar no coração das cartas. O anime virou uma febre por todo mundo, tornando-se uma das franquias mais rentáveis do Japão.
Os Cavaleiros do Zodíaco (1986-1989)
Os Cavaleiros do Zodíaco é inspirado em um mangá escrito por Masami Kurumada. Na trama, cinco jovens abençoados por Atena lutam com Armaduras de Bronze que lhes concedem um poder sobre-humano para enfrentar o corrupto Mestre do Santuário. O anime fez um sucesso estrondoso nos anos 80, principalmente no Brasil.
Desde então, a série deu origem a diversos animes derivados e releituras. Em 2019, por exemplo, a Netflix lançou um reboot em computação gráfica, numa tentativa de recontar os eventos clássicos da série para uma nova geração. Mas não adianta, a versão original terá sempre um lugar especial no coração dos fãs.
Attack on Titan (2013-2021)
Attack on Titan desafia o que aprendemos a esperar de um anime shounen. Nesse universo, não dá para confiar em divisões tão definitivas como bem e mal. A cada novo episódio vamos entendendo um pouco mais sobre o que acontece por trás da trama e nossa percepção sobre os eventos muda um bocado.
O anime inspirado na obra de Hajime Isayama é ambientado em um mundo pós-apocalíptico onde parte da humanidade se isolou em cidades protegidas com muros imensos para se proteger de gigantescos monstros canibais conhecidas como Titãs. A história segue Eren Jeager numa trama amargurada de vingança contra os Titãs, uma pegada mais sombria do que o costume para um shounen.
Naruto (2002-2017)
Naruto reintroduziu toda uma geração de jovens ao universo dos animes. Chegar da escola e ligar a TV para ver e rever o arco da Academia Chunnin marcou a infância de muitos nós e abriu as portas para que conhecêssemos novos animes. Mas o que Naruto tem de tão especial?
Adaptado diretamente do mangá de Masashi Kishimoto, Naruto acompanha a história de um jovem ninja à margem da sociedade que sonha em ascender até o patamar de maior ninja da sua vila. No caminho, ele conhece outros ninjas carismáticos em uma história empolgante que sabe equilibrar bem batalhas incríveis com um humor leve e coerente...O melhor que um shounen tem a oferecer. Nem mesmo a quantidade torrencial de fillers diminui o brilho de Naruto.
Hunter x Hunter (2011-2014)
Antes de começarem as piadas sobre os hiatos Hunter X Hunter, vamos deixar bem claro que mesmo que o mangá nunca tenha um final, o anime já é um dos shonen de maior qualidade já produzidos.
Sua história se concentra na jornada do jovem Gon Freecss para se tornar um grande Hunter, como seu pai. Hunters são pessoas extremamente habilidosas que caçam tesouros, criaturas raras e até mesmo outros indivíduos. Logo no primeiro arco, em que acontece um exame para definir os novos Hunters, Gon conhece Killua e os dois seguem juntos no desenrolar da trama.
One Piece (1999-Presente)
Desde que o mundo é mundo, Monkey D. Luffy está atrás do grande tesouro One Piece. Esse é um dos shounen há mais tempo no ar, acumulando quase 1000 episódios e ainda sem previsão concreta de terminar. One Piece agradou tanto ao público por se mostrar uma caricatura sensacional da nada glamorosa vida pirata.
Parte do carisma do anime vem de seu protagonista completamente irreverente. Luffy quer se tornar o Rei dos Piratas, sem ter um plano muito sólido de como alcançar isso. Mesmo despreparado para seu objetivo, a gente acredita que ele vai conseguir, porque por trás de todo seu bom humor e inocência, escondem um guerreiro formidável que conquista os piratas mais fortes dos sete mares para o seu bando de desajustados.