10 melhores animes de romance
10 melhores animes de romance
Com o dia dos namorados chegando conheça 10 animes de romance que merecem sua atenção!
Apesar do grande público que consome anime ser mais focado em obras shounen ou seinen, um outro gênero crescente que se destaca – principalmente no Japão – é o shoujo, ainda mais se ele for um romance carregado de drama. Apesar de um certo preconceito em relação a esse estilo de história, o público que se interessa tem aumentado consideravelmente ao redor do mundo e cada vez mais animes assim tem se destacado.
Por isso, trouxemos 10 títulos românticos que valem a pena você conferir e conhecer!
Given
Given é um anime de 11 episódios baseado no mangá de mesmo título escrito e ilustrado por Natsuzki Kizu.
Com uma trama simples, somos apresentados a Ritsuka: um jovem guitarrista talentoso que um dia conhece Mafuyu, um jovem com uma guitarra que não sabe usar. Ritsuka então começa a ensinar Mafuyu e, após ouvi-lo cantar, convidou o guitarrista iniciante para se tornar o vocalista de sua banda.
Com a oportunidade do primeiro show, todos da banda estão se dedicando para conseguir apresentar seu melhor. É a partir dessa relação que surge o romance entre os dois rapazes, já que se trata de um yaoi (termo que define produções com foco em relacionamentos homoafetivos) bem fofo e dramático.
Vampire Knight
Vampire Knight é uma série de mangá shoujo escrita e ilustrada por Hino Matsuri, adaptada para anime em 2008, se dividindo em duas temporadas, cada uma com 13 episódios.
Como o nome sugere, essa é uma história para quem gosta de vampiros. A trama se passa dentro de um internato de alta classe chamado Cross Academy e nele há uma estrutura educacional que separa os alunos do dia e os da noite.
Porém, essa divisão é feita porque os alunos noturnos são vampiros e a separação esses dois grupos é bem rígida. Para garantir que a transição entre dia e noite será suave e que os vampiros não farão mal aos humanos, dois alunos guardam o período do fim da tarde: Yuuki Cross e Zero Kiryuu.
Yuuki acredita que os vampiros podem ser seres bons, mas Zero não está disposto a gostar desses seres...
Fruits Basket
Também conhecido como Furuba, Fruits Basket é um shoujo escrito e ilustrado por Natsuki Takaya, adaptada para anime em duas versões: a de 2001 com 26 episódios e a de 2019, que adaptou todo o mangá em 2 temporadas com 63 episódios.
Nessa história o romance também é um plano de fundo para um enredo maior. Aqui, Tohru Honda é uma jovem que após um incidente precisa morar com seu avô paterno. Porém, a casa de seu avô está em reforma e ela precisa de outro lugar temporário para ficar.
Assim, ela acaba indo morar em uma barraca numa área próxima de onde seus colegas de turma - Yuki Souma e seu primo, Shigure - moram. Mas outro problema acontece e obriga a jovem a morar com os dois rapazes, se envolvendo em um segredo de família relacionado a transformações em animais, magia e horóscopo chinês.
Love Stage!!
Love Stage é mais uma série de mangás yaoi japonês, escrito por Eiki Eiki e ilustrado por Taishi Zaō. Sua adaptação para anime tem o total de 10 episódios e fãs se perguntam se ainda haverá uma sequência além do OVA.
Nessa história conhecemos Izumi Sena, um jovem de 18 anos que sonha em ser um mangaká de sucesso (apesar de não ter muito talento pra isso). Ao mesmo tempo, sua família são pessoas de sucesso e Izumi também já trabalhou como ator (em um papel feminino), mas por conta de um erro ao vivo ele não seguiu na carreira.
Também conhecemos Ryoma Ichijo, um jovem ator que trabalhou com Izumi a 10 anos atrás quando ele fez esse papel feminino. Mesmo se apaixonando por achar que ele era uma garota, Ryoma percebe que o sentimento não mudou após descobrir que Sena é um homem.
Komi-san Can’t Communicate
Komi-san Can’t Communicate, ou Komi-san Wa Comyushou Desu é um mangá original de Tomohito Oda e está sendo adaptado para anime no catálogo da Netflix, atualmente em sua segunda temporada.
A história gira ao redor de Komi, uma jovem que é nova em um colégio e chama muita atenção por sua beleza e presença, mas tem um problema: Komi tem distúrbios de comunicação. É assim que ela conhece Tadano, um jovem da mesma turma que, a partir de conversas numa lousa, descobre que a garota não consegue conversar com as pessoas.
Apesar de ser uma história fofa pela busca de Komi por 100 amigos, o clima entre Tadano e Komi fica visível de forma leve e divertida graças ao enredo.
Violet Evergarden
Essa é uma série de light novels japonesa escrita por Kana Akatsuki e ilustrada por Akiko Takase, premiada na categoria de romance do Kyoto Animation Award em 2014. Além da adaptação para anime em 13 episódios, a obra também conta com 2 filmes sobre a trama.
Nós acompanhamos Violet Evergarden em sua jornada de reintegração social, pois a garota era um soldado durante a guerra que chegou ao fim. Ela começa a trabalhar como uma Auto Memory Dolls, escrevendo cartas para outras pessoas.
Enquanto enfrenta os desafios de ser um soldado sem sentimentos, a garota busca entender as últimas palavras de seu mentor, Major Gilbert, que lhe disse "eu te amo".
Kimi no na wa
Conhecido no Ocidente como Your Name, Kimi no na wa é um filme de anime realizado e escrito por Makoto Shinkai, animado pelo estúdio CoMix Wave Films.
A obra conta a história de Mitsuha, uma garota do interior que vive com sua família produzindo saque, mas é louca para abandonar essa vida. Enquanto isso, Taki é um jovem que vive em Tóquio e misteriosamente os dois começam a "trocar de corpo". Tudo parecia sonho na cabeça deles, até que as famílias comentaram sobre seus comportamentos esquisitos.
Assim, os dois decidem começar a trocar bilhetes, até que um dia Mitsuha para de responder e Taki decide ir até o vilarejo da garota para saber o que havia acontecido. Após uma péssima descoberta, Taki se sente ainda mais motivado em sua pesquisa.
Kaguya-sama: Love is War
Kaguya-sama: Love is War é uma comédia romântica criada por Aka Akasaka e publicada atualmente na Young Jump. A Arte da Guerra, de Sun Tzu inspirou diversos governantes, mas esse anime mostra que o amor também pode ser um campo de batalha.
Nessa comédia romântica, acompanhamos Kaguya e Miyuki, dois jovens apaixonados mas que tem uma visão deturpada do amor: para eles, em relações existe sempre um parceiro que se submete às vontades do outro.
Para saírem por cima, ambos os jovens armam estratégias para que sua paquera se declare primeiro!
Palavras que Borbulham como Refrigerante
Esse filme da Netflix foi roterizado por Dai Sato e dirigido por Kyohei Ishiguro. Nessa história repleta de romance, acompanhamos dois jovens: "Cerejinha" e "Sorrizinho". Ambos têm grandes dificuldades para se relacionar.
Ele é um jovem que sempre anda com seus fones e ama poemas haiku, enquanto ela é uma garota tímida que vive de máscara para esconder seus dentes grandes, mas ao mesmo tempo é um fenômeno na internet.
Eles se juntam para ajudar um senhor a relembrar seu grande amor e ao mesmo tempo também se apaixonam em uma trama que arrancou lágrimas de muitos.
Koe no Katachi
Koe no Katachi, ou como conhecemos no Brasil: A Voz do Silêncio, é uma obra de Yoshitoki Oima e foi adaptada para filme pelo estúdio Kyoto Animation. Esse se tornou uma das principais referências de filme de anime com esse contexto romântico, apesar desse não ser o foco.
Na história nós conhecemos Nishimiya Shoko, uma garotinha com deficiência auditiva que entra em um colégio novo, mas acaba sofrendo bullying de Ishida Shoya, um garoto da mesma turma. Muitas coisas pesadas acontecem e a garotinha é transferida de colégio, deixando os dois sem se ver por anos.
O tempo passa e Ishida começa a sofrer bullying depois de tudo o que fez, acabando como um adolescente solitário. Eles se reencontram neste período e entre pedidos de desculpas e uma reaproximação, o romance vira plano de fundo diante de discussões relevantes.