8 melhores animes de garotas mágicas
8 melhores animes de garotas mágicas
As melhores histórias protagonizadas por guerreiras mágicas
Os animes shoujo são tradicionalmente conhecidos como “para garotas”, mas conquistam fãs de todos os gêneros e idades ao redor do mundo. Principalmente quando o assunto são as histórias com guerreiras mágicas que, entre laços, transformações e babados lutam com determinação de ferro para manter o mundo a salvo das forças do mal.
Cientes do sucesso desse tipo de trama, separamos uma lista com oito dos melhores títulos nessa temática para que você possa maratonar no tempo livre e ainda adicionamos um bônus. Vamos conferir juntos?
Tokyo Mew Mew
Tokyo Mew Mew foi exibido aqui no Brasil pela TV aberta sob o título “As Super Gatinhas” e muita gente deve se lembrar desse anime com saudade. A história adapta o mangá escrito por Reiko Yoshida e ilustrado por Mia Ikumi lançado em setembro de 2000.
Na história, acompanhamos a jovem Ichigo Monomiya que vai passear com seu crush em uma exposição sobre animais com risco de extinção e enfrenta um terremoto de proporções estranhas. No dia seguinte, ela começa a se comportar como um gato e acaba descobrindo que foi escolhida junto à outras duas garotas para proteger a Terra de ameaças alienígenas.
A versão animada da história foi lançada em 2002, contando com 52 episódios ao todo. Já em 2022, o anime recebeu uma readaptação chamada Tokyo Mew Mew New pelos estúdios Yumeta Company e Graphinica, diferente da primeira versão que ficou a cargo da Pierrot (Naruto e Black Clover). Essa nova versão foi, inclusive, renovada para uma segunda temporada que possui previsão de estrear em abril de 2023.
Sakura Card Captors
Outro queridinho do público que também marcou presença na TV aberta é Sakura Card Captors. O anime foi sucesso absoluto no mundo inteiro e adapta a história do mangá homônimo lançado em 1996 pelo estúdio CLAMP.
Na história, uma menina de 10 anos chamada Sakura Kinimoto encontra um livro misterioso e quando o abre, 52 cartas mágicas saem de seu interior e se espalham por sua cidade através de uma tempestade de vento. Kero, o guardião dessas cartas, informa a menina que é seu dever resgatá-las e, assim, ela se torna uma cardcaptor.
O anime esteve em exibição entre os anos de 1998 e 2000, encontrando seu fim com um total de 70 episódios. Uma segunda adaptação animada foi lançada em 2018, totalizando 22 episódios.
Puella Magi Madoka Magica
Falar de Garotas Mágicas sem citar Puella Magi Madoka Magica é uma tarefa praticamente impossível. O anime foi lançado em 2011 e ganhou popularidade rapidamente entre os fãs de animações japonesas, se tornando referência quando o assunto são guerreiras que usam magia para se transformar antes de uma batalha.
O diferencial de Madoka Magica com relação aos títulos anteriores a ele é o tom sombrio que a história traz. Muitos podem se enganar com o visual “fofinho” dos personagens, mas conforme vão se aprofundando na trama vão percebendo que o buraco é muito mais pra baixo.
O plot gira em torno de Madoka Kaname, uma estudante do Ensino Médio que um dia recebe a proposta de um bichinho muito fofinho de ter qualquer desejo seu realizado desde que ela recebesse poderes e se dispusesse a caçar bruxas. Homura Akemi, uma estudante da mesma escola que já era uma garota mágica tenta impedi-la de firmar esse contrato, mas não obtém sucesso. A partir daí, muita coisa começa a acontecer e Madoka acaba por descobrir que essa decisão vai lhe custar muito caro.
O anime possui apenas 12 episódios ao todo, mas é o suficiente para causar danos emocionais por uma vida inteira, então consuma com cautela.
Guerreiras Mágicas de Rayearth
Mas, voltando aos animes que se popularizaram no Brasil marcando presença na TV aberta, temos Guerreiras Mágicas de Rayearth. O título adaptou um mangá do estúdio CLAMP (sim, o mesmo responsável por Sakura Card Captors) e conquistou fãs ao redor de todo o mundo com uma história muito cativante.
O anime foi lançado originalmente em 1994 e segue um trio de estudantes colegiais que acaba sendo transportadas para um mundo fantástico repleto de criaturas mágicas. Lá elas também recebem a responsabilidade de salvar essa nova terra de um colapso iminente. O anime encontrou fim com 20 episódios.
Kill la Kill
Kill la Kill é um anime com uma pegada bem diferente dos que os otakus estavam acostumados quando o assunto era garotas mágicas. A trama é carregada de comédia e quase nunca se leva a sério, o próprio figurino da garota principal não é carregado de lacinhos e babados como era de se esperar de algo dessa temática.
Na trama, acompanhamos Ryuko Matoi, uma estudante colegial que é transferida para uma escola controlada pelo conselho estudantil, liderado pela filha de uma magnata de um grande conglomerado da moda. Ryuko, no entanto, está procurando por vingança pela morte de seu pai e irá desafiar o conselho estudantil para alcançar seus objetivos.
O anime foi lançado em 2013, adaptado pelo estúdio Trigger. Chegou ao fim em março de 2014 com um total de 24 episódios.
Sailor Moon
Conhecido pelo público como “o pai do gênero Mahou Shoujo, Sailor Moon não poderia faltar nessa lista. O anime que adapta o mangá escrito e ilustrado por Naoko Takeuchi caminhou em 1992 para que os títulos posteriores pudessem andar com maior tranquilidade.
A história acompanha uma colegial desajeitada chamada Usagi Tsukino, nome que foi adaptado na versão brasileira para Serena. Ela vivia uma vida normal com seus pais e seu irmão mais novo até que um dia, a caminho da escola, encontrou uma gatinha falante chamada Luna e recebeu dela a incumbência de se tornar uma guerreira e proteger a Terra.
O anime clássico possui cinco temporadas divididas em fases distintas: Sailor Moon, Sailor Moon R, Sailor Moon S, Sailor Moon SuperS e Sailor Moon Stars. Posteriormente, em 2014, uma nova adaptação chamada Sailor Moon Crystal foi lançada no intuito de seguir de forma mais fiel o mangá.
Shoujo Kakumei Utena
Outro clássico do gênero Mahou Shoujo é Utena, anime lançado originalmente em 1997 faz parte de uma franquia idealizada pelo grupo Be-Papas que inclui também um mangá escrito e ilustrado por Chiho Saito publicado em 1996. A história também segue uma linha diferente de seus colegas de gênero, o que foi um diferencial e tanto para a época.
Nele, a jovem Utena Tenjou possui o sonho de se tornar um príncipe um dia. Ela recebeu um anel de sinete em formato de uma rosa de um príncipe viajante que prometeu encontra-la novamente no futuro e é por conta do comportamento nobre do rapaz que ela deseja se inspirar nele. Com o tempo, a garota se vê envolvida em uma série de duelos de espada em prol de receber a mão de Anthy Himemiya em casamento. Essa garota misteriosa e conhecida como “A Noiva da Rosa” e possui o poder de revolucionar o mundo.
O anime foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tendo encontrado seu fim em 1997 com um total de 39 episódios.
Super Pig
O anime lançado em 1995 que também esteve presente na TV brasileira pela FOX Kids e pela Rede Globo. A história segue Kassie Carlen (Karin Kokubo na versão original). Uma colegial aparentemente comum que, em uma de suas idas para a escola, encontra um estranho porco em seu caminho.
Acontece que o porco, na verdade, é um alienígena que entrega a menina um artefato que a permite se transformar em uma super-heroína e agora cabe a ela proteger o mundo de forças malignas, sem negligenciar o dever de casa, obviamente.
O anime encontrou seu fim com 51 episódios ao todo, estando em exibição de 1994 até agosto de 1995.
Bônus: Cute High Earth Defense Club Love!
Apesar de não focar em um grupo de garotas de lacinhos defendendo a terra por aí, o anime possui uma temática exatamente igual a dos títulos mais conhecidos do gênero Mahou Shoujo, só que é protagonizado por garotos.
Binan Kōkō Chikyū Bōei-bu Love!, como é conhecido originalmente, é uma série animada lançada em 2015 que adapta o mangá escrito e ilustrado pelo artista Umatami Kurari. Nele, um grupo de estudantes esbarra com um bichinho rosa muito fofinho que lhes dá a missão de proteger as pessoas como garotos mágicos.
O anime foi finalizado com apenas uma temporada, totalizando apenas doze divertidíssimos episódios.