10 melhores jogos de luta da Marvel

Capa da Publicação

10 melhores jogos de luta da Marvel

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Bem antes do Universo Cinematográfico da Marvel ser um grande sucesso com sua infinidade de filmes e séries, os personagens da Marvel eram bem populares fora dos HQs com seus desenhos e vídeo games. Principalmente na década de 90 era comum ver jogos de luta com esses personagens, seja focado somente nos X-Men ou trazendo outros heróis icônicos como o Homem-Aranha.

Nesta lista você confere os 10 melhores jogos de luta da Marvel!

Imagem de capa do item

X-Men: Mutant Academy 2

X-Men: Mutant Academy 2 é um jogo lançado para o PlayStation 1 em 2001 e trazia vários personagens populares da franquia com visuais em 3D e um sistema de batalha bem melhor que o antecessor, que foi massacrado pela crítica. Entre os personagens estavam os de mais destaque como Wolverine, Magneto e Vampira, mas também mutantes como o Groxo e Destrutor.

Como a maior parte dos jogos de luta dessa época, ele não apresenta uma grande história, trazendo um pequeno vídeo de conclusão ao completar o modo Arcade com os mutantes. Outro destaque é a possibilidade de desbloquear novos visuais para os personagens, dando mais objetivos para o jogador concluir.

Imagem de capa do item

Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects

Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects é um jogo lançado para o PlayStation 2 em 2005 que trazia além de uma história original, personagens criados somente para a produção, em um grupo chamado de Imperfects. Ele traz mais de 15 personagens jogáveis, entre rostos já conhecidos e alguns um pouco menos.

Sua jogabilidade era bem diferente já que trazia lutas em cenários 3D. O seu destaque além dos golpes especiais que na época era muito bonito eram os cenários, que podiam ser destruídos no meio do confronto, o que dá um pouco mais de imersão e diversão aos jogadores.

Imagem de capa do item

Marvel vs capcom infinite

Marvel vs. Capcom Infinite é a produção mais recente e também a menos elogiada da franquia de crossover. O jogo foi lançado em 2017 e trazia um elenco de personagens que foi duramente criticado, principalmente o lado da Marvel que não apresentava nenhum X-Men, mesmo que alguns como Wolverine sempre estiveram nos jogos de luta.

Além do elenco, outra grande mudança foi nas lutas que agora eram somente 2 contra 2 e traziam uma mecânica única: as Joias do Infinito. Junto com a escolha do personagem, cada jogador escolhia uma das 6 joias que concediam poderes diferentes durante a partida, seja prender seu inimigo em um cubo por alguns segundos ou aumentar sua velocidade. O sistema atraiu alguns novos jogadores, mas o jogo logo foi deixado de lado.

Imagem de capa do item

Marvel Contest of Champions

Marvel Contest of Champions é um dos jogos mobile da Marvel mais duradouro, sendo lançado em 2014 e na ativa até hoje. Por ser um jogo de celular ele traz combates com comandos simples, mas que mantém o jogador entretido enquanto derrota seus adversários, seja nos modos single player ou nos confrontos contra outros jogadores.

O destaque do jogo está na quantidade de personagens que atualmente tem mais de 200. Eles variam entre os mais populares como Homem de Ferro e Capitão América e outros menos queridos como a Guilhotina. A variedade também está em versões diferentes dos heróis como Deadpool da X-Force ou até mesmo Venompool, com golpes diferentes cada uma das variações.

Imagem de capa do item

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes

Depois de brincar com a ideia em dois jogos, a Capcom finalmente traz Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes em 1998. Ele trazia muitos personagens que já estavam presentes em jogos anteriores e alguns novos como War Machine e Venom.

Cada jogador pode escolher dois lutadores no elenco com 15 personagens e vence quem derrotar ambos. Marvel vs. Capcom trazia também um sistema de assistência especial, onde era possível escolher personagens que não eram jogáveis como Thor ou Colossus para auxiliar no combate.

Imagem de capa do item

X-Men: Children of the Atom

X-Men: Children of the Atom foi o primeiro jogo de luta da Marvel a ser desenvolvido pela Capcom, que se transformou em uma parceria duradoura e com muitos sucessos. A produção lançada para Arcade e Sega Saturn tinha um elenco de 10 personagens, entre eles Wolverine, Psylocke e Espiral.

O jogo trazia muito de Street Fighter II e Darkstalker com algumas adições marcantes. A primeira são combos longos que também podem ser realizados no ar e a habilidade de utilizar um super pulo, algo que aparece em diversos outros jogos de luta da Marvel.

Imagem de capa do item

Marvel Super Heroes

Após o sucesso de X-Men: Children of the Atom a Capcom resolveu trazer mais personagens da Marvel para batalhar em Marvel Super Heroes, lançado em 1995. Ele se inspira na Saga do Infinito para colocar heróis e vilões batalhando para coletar as seis Joias do Infinito.

Por ter sido lançado tão perto do jogo de X-Men, ele traz muitas mecânicas similares mas adiciona as joias em sua jogabilidade. Ao cumprir alguns requisitos, como acertar o primeiro ataque em uma luta, o jogador recebe uma das 6 joias e pode utilizar durante o confronto para ganhar vantagens. Um outro detalhe importante é que certos personagens ganhavam mais habilidades ao utilizar certas joias, como por exemplo, Homem-Aranha que criava um clone ao usar a Joia do Poder.

Imagem de capa do item

Ultimate Marvel vs. Capcom 3

Ultimate Marvel vs. Capcom 3 é a versão definitiva do terceiro jogo que foi lançado em 2011, alguns meses depois da versão original. Ela trazia ainda mais personagens, totalizando 36 com algumas novidades como Jill Valentine que agora apresentava o visual de Resident Evil 5 e a presença de alguns heróis da Marvel que vieram a ser populares anos depois, como Rocket Racoon.

O jogo mantém a ideia da produção anterior de batalhas 3 contra 3, só que agora um pouco mais simples de se aprender em relação ao segundo jogo. Uma outra funcionalidade nova é o X-Factor, uma habilidade especial que só pode ser ativada uma vez durante a partida. Ela aumenta a velocidade e o poder dos personagens por alguns segundos, dando uma chance ao jogador que está perdendo para conseguir virar o jogo.

Imagem de capa do item

Marvel Super Heroes vs. Street Fighter

Marvel Super Heroes vs. Street Fighter veio um ano antes do primeiro Marvel vs. Capcom e trazia novos sprites para os personagens, deixando seus visuais ainda mais impressionantes. Esse é o segundo jogo que traz heróis da Marvel enfrentando os icônicos personagens da Capcom.

O jogo retira boa parte dos X-Men que estavam presentes nos jogos anteriores dando espaço para personagens como Blackheart e Shuma-Gorath. O jogo ganhou a reputação de ser um pouco quebrado por vários personagens terem acesso a combos infinitos, o que pode afastar alguns jogadores.

Imagem de capa do item

Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes

Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes foi lançado em 2000 e trazia mais uma vez os heróis e vilões da Marvel lutando contra os personagens da Capcom. Ele traz batalhas onde cada jogador escolhe três personagens diferentes e vence quem derrotar todos eles.

Marvel vs. Capcom 2 é considerado até hoje um dos melhores jogos de luta, sendo jogado competitivamente até hoje, com batalhas frenéticas e combos difíceis de serem executados. Seu principal destaque está na variedade de personagens, trazendo no total 56 lutadores, alguns já disponíveis desde o começo e outros que precisavam ser desbloqueados.