Universo Cinematográfico Marvel: Os 10 trajes mais fiéis aos quadrinhos até agora
Universo Cinematográfico Marvel: Os 10 trajes mais fiéis aos quadrinhos até agora
Alguns trajes do MCU ficaram super fiéis aos quadrinhos da Marvel! Confira os melhores.
Por mais de dez anos, o Universo Cinematográfico da Marvel se consolidou como uma das franquias mais populares de Hollywood. Os filmes fazem bilheterias estrondosas e já fazem parte de um imaginário popular, ao mesmo tempo em que fãs de todas as faixas etárias são contemplados com histórias sobre heróis inspiradores e humanizados.
E boa parte do que faz o MCU ser tão popular é a forma como ele adapta ou reimagina os quadrinhos da Marvel Comics, seja através de histórias que vieram direto das HQs ou até mesmo os visuais, quase sempre muito parecidos com o que vemos nas páginas. E é com isso em mente que listamos aqui os 10 trajes mais fiéis às HQs no MCU – ao menos, até agora!
Capitão América (Vingadores: Ultimato)
O primeiro item da nossa lista é dedicado a Steve Rogers, a Sentinela da Liberdade. O Capitão América é conhecido como o Primeiro Vingador e ao longo dos anos, teve vários trajes e visuais que ilustravam muito bem seu papel como um dos maiores defensores da Terra, lutando e liderando outros heróis para livrar o mundo de grandes ameaças.
Curiosamente, seu traje mais fiel às HQs veio justo em sua última participação no MCU, em Vingadores: Ultimato. Aqui, vemos um Capitão América heroico disposto a tudo para reverter as ações de Thanos - e até mesmo seu traje reflete isso, seja nas cores mais vivas, nas linhas mais graciosas e até nas "escamas" que são clássicas dos trajes do herói nos quadrinhos.
Thor (Thor)
Outro herói da "trindade" que precisa ser reconhecido é o Leão de Asgard, o Deus do Trovão. Thor Odinson começou nos filmes como um arrogante e mimado asgardiano que precisa vir até a Terra para aprender um pouco de humildade e altruísmo. E em seu primeiro filme, tem o traje mais fiel que já vimos na sua franquia solo.
Há muitos elementos aqui que parecem ter saído diretamente das HQs mais clássicas do personagem - como, por exemplo, os braços cobertos por essas placas metálicas. A capa é esvoaçante, mas também passa um certo teor de realeza. A nossa única tristeza fica por conta do elmo, que foi completamente esquecido nos cinemas - apesar dele ainda usar em alguns momentos aqui.
Homem de Ferro (Homem de Ferro)
Para fechar o trio dos "principais" heróis da Marvel, nós não podemos nos esquecer do Homem de Ferro. Ao longo dos anos, o personagem já teve mais de cinquenta armaduras nos cinemas, mas é no primeiro filme que estão as adaptações mais fiéis de trajes dos quadrinhos, especialmente se levarmos em conta a reformulação do herói durante a fase Extremis.
O visual certamente é um pouco diferente para dar um ar mais realista à obra, mas a armadura traz vários dos elementos clássicos dos quadrinhos, tanto em sua usabilidade quando em estilo. Nesse caso, estamos falando da Mark III, o terceiro exoesqueleto mecânico criado por Tony Stark e o primeiro em que ele adota o padrão de cores vermelho e dourado.
Viúva Negra (Homem de Ferro 2)
Ainda na Fase Um do Universo Cinematográfico da Marvel, nós tivemos a inclusão de vários personagens que seriam fundamentais para a construção dos Vingadores. Uma dessas figuras foi a Viúva Negra, que surge em toda sua glória em Homem de Ferro 2, como uma agente da S.H.I.E.L.D. disfarçada de assistente e secretária de Tony Stark.
Embora a personagem tenha recebido vários visuais diferentes ao longo dos anos, é aqui que ela tem um traje mais próximo aos quadrinhos - um único uniforme preto, com poucos detalhes. Para deixar ainda melhor, alguns cintos de utilidade e os icônicos "ferrões" da Viúva Negra, que são capazes de atirar projéteis de eletricidade para paralisar os adversários da heroína.
Soldado Invernal (Capitão América: O Soldado Invernal)
Em 2014, a Marvel Studios entregou seu projeto mais ousado até então em Capitão América: O Soldado Invernal. O longa deixava de lado o teor mais fantasioso dos filmes de super-heróis para apresentar um thriller de política bem intrigante, enquanto Steve Rogers descobre a verdade sobre o que aconteceu com seu amigo de longa data, Bucky Barnes.
E devemos dizer que o traje do Soldado Invernal é outro que impressiona pelo nível de fidelidade aos quadrinhos. Embora a tradicional máscara tenha sido substituída por outra (que cobre a boca em vez dos olhos), o resto do visual é idêntico, com direito ao braço mecânico prateado com o detalhe de uma estrela vermelha e uma roupa mais tática e pesada.
Doutor Estranho (Doutor Estranho)
Veja bem, de todos os trajes da lista, o do Doutor Estranho em seu filme solo certamente é o que mais traz diferenças em relação à sua contraparte da Marvel Comics. Contudo, esse é o mais perfeito caso de como dá para fazer uma reformulação na hora de adaptar algo sem perder a essência do material original, trazendo uma fidelidade conceitual.
O traje tem todos os elementos que consagraram o Mago Supremo nas HQs - a camisa azul esvoaçante, o manto vermelho capaz de fazê-lo levitar e até mesmo as luvas amarelas (isto é, na cena pós-créditos do filme). Além disso tudo, é um traje que cai muito bem para um Mestre das Artes Místicas, já que imediatamente mostra como ele é diferente dos demais heróis do MCU.
Pantera Negra (Capitão América: Guerra Civil)
Quando Capitão América: Guerra Civil chegou aos cinemas, o público e os fãs tiveram motivos de sobra para se alegrarem com a introdução de dois novos heróis ao MCU. Um deles foi o Pantera Negra, que se tornou um verdadeiro ícone cultural e acabou ganhando seu próprio filme solo. Mas seu primeiro traje ainda é o auge de sua história visual.
O traje parece ser bem simples, à princípio. Mas quando olhamos mais perto, podemos ver padrões sobre padrões, ilustrando o tanto de vibranium que foi usado para compor esse uniforme. Além disso, ainda temos o colar feito com "dentes" de animais (aqui, claramente são peças de vibranium). É um traje sensacional, que mostra todo o poder e imponência do Rei de Wakanda.
Homem-Aranha (Capitão América: Guerra Civil)
Venhamos e convenhamos: não é difícil acertar o traje do Homem-Aranha - ainda mais levando em consideração que essa é a terceira franquia que o personagem aparece nos cinemas. Ainda assim, é muito interessante ver que o traje apresentado pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil traz vários elementos que não eram usados pelas versões anteriores.
Dessa vez, temos as famosas teias debaixo das axilas, que permitem com que Peter Parker possa planar entre as manobras mais arriscadas. Nós também temos o Aranha-Sinal (um elemento das HQs mais antigas do herói), junto da melhor adição ao visual: Os olhos que se mexem, conferindo ao personagem a capacidade de se expressar sem precisar tirar a máscara o tempo todo.
Capitã Marvel (Capitã Marvel)
Uma das heroínas mais recentes do Universo Cinematográfico da Marvel, a nossa querida Capitã Marvel é outra que parece ter saído direto de uma HQ da Casa das Ideias. Aqui, podemos ver como seu traje foi reinterpretado para os cinemas, de modo a dar um aspecto mais "militarizado" e tático, algo que certamente combina com a história da personagem.
No mais, o traje da heroína em seu filme solo é bem parecido com as versões que temos dos quadrinhos - com direito à máscara/capacete que a deixa com um moicano bem pomposo. Quando as primeiras fotos dos bastidores saíram (mostrando Carol Danvers em um traje verde), muitos fãs ficaram surtados - mas esse elemento se justifica no filme e ela ganha as cores icônicas da HQ.
Capitão América (Falcão e o Soldado Invernal)
Uma lista que começa com um Capitão América precisa ser concluída com outro Capitão América. Dessa vez, estamos falando de Sam Wilson, que acaba passando por uma jornada completa para assumir o manto de Steve Rogers após os eventos de Vingadores: Ultimato. Infelizmente, só vemos o novo traje no último episódio de Falcão e o Soldado Invernal.
Ainda assim, é um dos trajes mais fiéis que a Marvel Studios já preparou em toda sua história. O visual é impressionantemente igual às HQs, conferindo ao personagem uma certa autoridade no momento em que ele aparece em cena. Destaque para as partes brancas do traje, para o novo visor e até mesmo para suas asas, que também são feitas de vibranium aqui.