Manual Legionário: Guia cronológico das sagas da Marvel – Parte 3
Manual Legionário: Guia cronológico das sagas da Marvel – Parte 3
E mais um Manual Legionário chega para dar prosseguimento à história cronológica total das sagas da Marvel Comics! Retomando de onde paramos na Parte 2, falaremos agora um pouco dos eventos que ocorreram após a Queda dos Vingadores. Então, se prepare!
Não deixe de conferir a Parte 1 e a Parte 2!
Dinastia M
Ao final de A Queda, a Feiticeira Escarlate é revelada como a grande inimiga, uma vez que enlouqueceu e destruiu os Vingadores de dentro para fora. Ela então passa a morar em Genosha, sob os cuidados de Magneto e do Professor X, que se reúnem com os Vingadores e os X-Men para decidir o futuro de Wanda.
Porém, a - até então - mutante some e um novo mundo é formado, onde heróis vivem vidas normais sem as recordações do universo onde viviam. Pouco a pouco, alguns começam a se lembrar, e criar uma resistência, "acordando" no mundo real.
O conflito tem início e descobrimos que Wanda estaria sendo manipulada por outro personagem, para criar toda aquela visão de um mundo novo. Num último momento de lucidez, ela vê o quanto sua família destroçou a humanidade... E vem o grito de "Chega de mutantes"...
Aniquilação
Com a intenção de expandir seu império, o poderoso Aniquilador libera uma onda invasora sobre o Universo, dizimando planetas. Dentre as forças dizimadas, está à própria Tropa Nova.
Enquanto isso, Thanos manipula as cordas por trás do jogo... E Drax vai atrás do vilão para sua vingança pessoal...
A série central foi escrita por Keith Griffen e desenhada por Andy Schmidt. Além das seis edições principais, foram lançados diversos tie-ins focados nos envolvidos no evento.
Guerra Civil
Um verdadeiro clássico moderno, Guerra Civil é uma revista de proporções inimagináveis produzidas pelas talentosíssimas mãos de Mark Millar e Steven McNiven.
A saga principal se inicia quando um grupo de heróis amadores acaba provocando um acidente terrível, matando pessoas inocentes que nada tinham a ver com o assunto. O governo então sanciona a lei do registro, que obriga os heróis a se submeterem a leis, treinamento e revelação de sua identidade secreta.
Há quem concorde, e há quem não concorde. Logo lados são tomados e todos se voltam um contra o outro. São sete edições principais, mas eu recomendo que os mais de cem tie-ins sejam lidos, de modo a criar toda a escala gigantesca do arco.
Hulk Contra o Mundo
Preocupados com a ameaça que o Hulk poderia representar para o mundo, os heróis da Terra resolvem enviá-lo a um planeta longínquo. O Gigante Esmeralda aprende a viver no local, tornando-se soberano e até mesmo criando uma família. Entretanto, um acidente é o bastante para ele voltar para a Terra, crente que os seus antigos aliados são os culpados.
Com arte de John Romita Jr. e roteiro de Greg Pak, a minissérie em cinco edições é a história ideal para quem gosta de ver boa ação e pancadaria desenfreada. Os heróis da Terra precisam se reunir para derrotar o Hulk, mais insano que nunca... Mas será que eles conseguirão?
Aniquilação² - Conquista
Após os eventos da Aniquilação, todo o universo cósmico da Marvel foi mudado, e passa por enormes reconstruções... E aproveitando-se desse momento de fraqueza, a Falange ataca, corrompendo exércitos e destruindo tudo em seu caminho.
Porém, ela não está sozinha... E é liderada por ninguém menos que Ultron, em uma forma altamente evoluída e maléfica. A saga trouxe de volta os Cavaleiros do Espaço, bem como foi a responsável pela criação da nova versão dos Guardiões da Galáxia.
Invasão Secreta
Guiados pela princesa Veranke, e seguindo uma profecia extremista religiosa, vários Skrulls começam a invadir a Terra, se disfarçando como heróis e vilões da Marvel, e vivendo suas vidas normais por um bom período.
Roteirizado por Brian Michael Bendis e com desenhos de Leinil Yu, a saga em oito edições não foi muito bem recebida, mas em compensação, foi responsável por abrir as portas para uma das melhores fases contemporâneas da Marvel...
Reinado Sombrio
Ainda que não seja uma saga propriamente dita, Reinado Sombrio merece um grande destaque. Após a Invasão Secreta, Norman Osborn tomou controle da SHIELD e transformou-a no MARTELO, uma agência de segurança e espionagem tão desprovida de escrúpulos quanto ele próprio.
Os Vingadores passam a ser caçados com um fervor ainda maior, e Norman monta sua própria linha de heróis sombrios, dispostos a tudo... Até mesmo tirar vidas em prol de um bem maior - ou dinheiro.
E isso tudo enquanto Norman posa como a nova face da segurança mundial.
Guerra de Reis
Publicada entre março e agosto de 2009, Guerra de Reis traz uma gigantesca guerra - como o próprio nome deixa claro - entre os império Sh'iar e Kree, além de um certo irmão Summers e os Inumanos.
Lançado em seis edições, a minissérie resumidamente é um grande arco de guerra entre nações, que desencadeia uma série de eventos envolvendo o lado cósmico da Marvel.
Domínio de Reis
Nesse caso, a saga é uma série de periódicos e one-shots dispostas a explorar o que aconteceu ao fim da Guerra de Reis, restabelecendo novos padrões para equipes como os Inumanos, os Guardiões da Galáxia e a Guarda Imperial Sh'iar.
Isso tudo a partir da vitória dos Kree, liderados pelos Inumanos, e o consequente sumiço de Raio Negro e Vulcano.
Cerco
Voltando ao Planeta Terra, Cerco foi uma das últimas grandes e ótimas sagas da Marvel. E também, pudera. A saga foi escrita por Bendis e com desenhos de Oliver Coipel, e traz Norman Osborn e seus Vingadores Sombrios sendo guiados por Loki para cometer atos de guerra contra os asgardianos.
Um cerco é armado na cidade dourada, e os heróis da Terra finalmente decidem que é o fim da era de Osborn. Porém, para isso, eles terão que enfrentar legiões de vilões... E amigos enlouquecidos!