8 mangás shounen criados por mulheres e que você não sabia
8 mangás shounen criados por mulheres e que você não sabia
Oito obras fantásticas voltadas para o público masculino, mas que foram criadas por mulheres!
Shounens são, em suma, publicações de histórias em quadrinhos no formato mangá em revistas especializadas nipônicas voltadas para o público masculino em geral. Mas, apesar do gênero ser voltado para os rapazes, há obras incríveis feitas por mulheres provando que, mesmo em um ambiente majoritariamente masculino em sua essência, todas mandam tão bem quanto os mangakás que, teoricamente, estariam em seu “habitat natural”.
Para reforçar esse fato, trouxemos neste dia oito, quando se é comemorado internacionalmente o Dia da Mulher, oito obras incríveis voltadas para o público masculino feitas por elas e que fizeram tanto sucesso que alcançaram proporções mundiais, sendo mídia exportada para vários países como animes ou tendo seus capítulos compilados em tankobons vendidos em bancas mundo a fora. Vamos conferir?
Ao no Exorcist
Mangá escrito e ilustrado pela mangaká Kazue Kato de abril de 2009 até o presente momento e conhecido no ocidente como Blue Exorcist. Conta a história dos gêmeos Rin e Yukio que foram criados pelo padre Shirou Fujimoto desde bebês após a morte precoce da mãe de ambos.
Rin descobre do pior jeito possível que eles, na verdade, são filhos de Satã e que ele havia herdado parte dos poderes de seu pai biológico. Com isso, ele descobre também a existência de outros demônios e youkais de classes inferiores e superiores, além de aprender sobre a existência de exorcistas incumbidos de eliminá-los.
Noragami
Noragami é um mangá de aventura e fantasia criado pela dupla de mangakás Adachi e Tokashiki, que assinam a obra com um pseudônimo formado pela junção de seus nomes: ”Adachitoka”. Seus capítulos começaram a ser lançados em 2010 e continuam em publicação até hoje.
A história gira em torno do deus da calamidade Yatogami que, temendo ser esquecido por seus seguidores quase inexistentes e sonhando em juntar dinheiro para construir um templo para si, se sujeita a muitos trabalhos pesados e humilhantes em troca de apenas cinco ienes. No meio de muita confusão, ele acaba conhecendo Hiyori Iki, uma colegial que, mais para a frente, viria a ser o que ele teria de mais próximo de uma “fiel devota”: uma amiga de verdade.
InuYasha
O mangá de InuYasha é fruto do trabalho de Rumiko Takahashi e esteve em publicação entre o período de novembro de 1996 a junho de 2008, contando com 56 volumes compilados em tankobon ao todo.
A história é focada em Kagome Higurashi, uma menina que acaba sendo raptada por um youkai dentro de um poço e, enquanto tentava se salvar, solta um outro youkai que estava selado em uma árvore por uma flecha.
Este último é o personagem titular, InuYasha, que a salva sem muitos problemas, mas acaba se tornando uma dor de cabeça para Kagome, uma vez que ele havia sido selado há muitos anos pela sacerdotisa Kikyou. Em meio a isso, a dupla precisa trabalhar junta para reunir os pedaços da Jóia de Quatro Almas, e assim manter o mundo seguro.
Fullmetal Alchemist
Originalmente Fullmetal Alchemist foi uma série em mangá escrita e ilustrada por Hiromu Arakawa que esteve em publicação pela Shounen Gangan entre 12 de junho de 2001 e 11 de setembro de 2010. O anime conta com duas versões diferentes, a primeira tendo sido lançada em 2003 e contando com 51 episódios e a segunda, chamada Fullmetal Alchemist: Brotherhood, mais fiel ao mangá, lançada entre 5 de abril de 2009 e 4 de julho de 2010, totalizando 64 episódios e quatro OVAs adjacentes.
A história gira em torno de Edward e Alphonse Elric, dois irmãos que perderam sua mãe e tentam usar de alquimia para trazê-la de volta à vida. Porém todo processo alquímico exige uma troca equivalente e os dois garotos acabam perdendo partes de seu corpo (no caso de Alphonse foi o corpo todo mesmo) e o intento ainda fracassou, ou seja, nada da mãe deles voltar a viver de verdade. A partir daí, os irmãos se unem ao Estado Militar de Amestris a convite de Roy Mustang que promete materiais de pesquisa para que os garotos possam pesquisar formas de reaver seus corpos.
D. Gray Man
Anime de suspense, ação, aventura e fantasia criado pela mangaká Katsura Hoshino, tendo seu primeiro capítulo publicado em maio de 2004, encontrando-se ainda em publicação até os dias atuais.
A história gira em torno de Allen Walker, um jovem exorcista que, após um duro treinamento, ingressa na Ordem Negra de exorcistas e irá enfrentar muitos desafios uma vez que a associação encontra-se em pé de guerra com o Conde do Milênio e seus demônios subordinados.
Katekyo Hitman Reborn
Katekyo teve seu lançamento como uma série em mangá escrita e ilustrada pela talentosa artista Akira Amano, sendo publicado de maio de 2004 a dezembro de 2012.
O anime, por sua vez, foi lançado entre 2006 e 2010, contando, assim como o mangá, a saga vivida por Tsunayoshi Sawada, um adolescente colegial que descobre ser o próximo na linha de sucessão da liderança de uma máfia chamada Vongola.
Ele é o tataraneto-grande-grande-neto do primeiro chefe da Vongola que se mudou da Itália para o Japão tempos atrás. Para que Tsuna seja treinado para assumir seu posto, Reborn é enviado, ainda que o garoto encontre-se bastante relutante em aceitar.
Kuroshitsuji
Black Butler é uma obra de ação, aventura e suspense escrita pela mangaká Yana Toboso. Começou a ser publicado em setembro de 2006, ainda se encontrando em lançamento até os dias atuais.
A trama conta a história de Ciel Phantomhive, um garoto de doze anos da aristocracia inglesa que teve toda a família morta em um incêndio de causa suspeita. Após isso ele foi vendido para uma seita e, durante um ritual satânico, acaba por invocar um demônio com o qual faz um pacto no intuito de vingar a morte de seus pais.
O conde Phantomhive retorna à mansão de sua família, assume as rédeas dos negócios que tratavam e o demônio Sebastian Michaelis segue ao seu lado como um mordomo particular. Juntos eles resolvem casos sobrenaturais a mando da rainha da Inglaterra e seguem pistas sobre os verdadeiros assassinos que destruíram a vida do garoto.
Kimetsu no Yaiba
Escrito e ilustrado por Koyoharu Gotouge e bastante famoso entre os fãs de anime atualmente, Kimetsu no Yaiba nos apresenta a Tanjiro Kamado, um jovem rapaz que vive no período Taishou (1912 a 1926). Tanjiro vivia uma vida pacata e comum com sua família que vendia carvão para sobreviver, até que um dia toda a sua casa foi devastada por um ataque de onis.
Sua família inteira morre no processo e ele, que não estava no local no momento do ataque, acaba encontrando apenas uma de suas irmãs mais novas viva. A garota claramente havia sido ferida pelos monstros e agora tinha traços de oni, muito embora continuasse a manter sua consciência como humana. É então que Tanjiro e Nezuko partem juntos em uma missão pelo Japão como caçadores de demônios no intuito de evitar que desastres como o que havia acontecido com seus familiares se repitam.